Volkswagen Golf Comfortline 3 Min

Acredite, o Volkswagen Golf 1.0 TSI é divertido

Volkswagen Golf 1.0 TSI entrega diversão ao volante, mas cobra muito por isso: R$ 91.790! Será que vale?


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“Mesmo 1.0?” Essa foi a pergunta mais comum que me fizeram quando eu, categoricamente, cravei em uma roda de amigos que é muito fácil se divertir ao volante do novo Golf Comfortline 1.0 TSI automático, que parte de R$ 91.790. Claro que não empolga como o 1.4 TSI da versão Highline, e nem é digno de comparações ao 2.0 TSI do icônico GTI. Mas, sim, é bom acelerar a versão de entrada do mítico hatch da Volkswagen.

Volkswagen Golf Comfortline tem câmera de ré
Crédito: Divulgação
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E essa diversão não é composta pela simplicidade e frieza dos números, mas se revela em uma série de ingredientes, que inclui até mesmo a aura do carro. Motor e câmbio estão bem acertados. Suspensão tem ajuste refinado, voltado para a esportividade. Posição ao volante ‘socada no chão’ (para quem gosta). Direção elétrica progressiva direta, nada anestesiada e que copia bem o asfalto. Quando ‘vivo’ (motor ligado), o Golf parece sussurrar ao ouvido do motorista: “se não for para pisar fundo, nem me tira da garagem...”

VÍDEO: RAIO X VOLKSWAGEN GOLF COMFORTLINE

 

O motor 1.0 TSI do Golf Comfortline tem três cilindros apenas, é turbo e oferece injeção direta de combustível. A potência não impressiona. São 128 cv, quando abastecido com etanol, que aparecem plenos a 5.500 rpm. O segredo deste propulsor, como todo motor sobrealimentado, está no momento em que é entregue o torque máximo. Aqui no caso do Golf, os mais que dignos 20,4 kgf.m surgem a baixos 2.000 giros. O Volks é um carro esperto poucas rotações cima da marcha lenta. E isso é bom!

A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,3 segundos e a velocidade máxima bate os 192 km/h. Para comparar, o 1.0 TSI anterior, com 3 cv a menos e câmbio manual, chegava aos 100 km/h em 9,7 segundos e a velocidade máxima de 194 km/h.

 Volkswagen Golf 2018 manteve a mesma silhueta e medidas
Volkswagen Golf Comfortline 8 Min
Legenda: Volkswagen Golf 2018 manteve a mesma silhueta e medidas
Crédito: Divulgação
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Salta aos olhos o bom relacionamento deste bloco com a transmissão automática de seis marchas Tiptronic (conversor de torque), entregando conforto em uma volta no quarteirão, por exemplo, mas eficiência em termos de performance quando a ideia é esportividade. Há também opções de trocas manuais pela alavanca, basta dar um tapa para a direita na manopla e cambiar. Também é possível usar as pequenas aletas plásticas atrás do volante (paddle shift), que são de série. Aqui vale uma ponderação: as borboletas, aqui no caso do Golf, pelo menos, poderiam ser maiores e de repente em outro material, exaltando mais a esportividade que o modelo exala até quando está estacionado.

O legal é que, apesar de não existir a opção de escolher entre alguns modos de condução – algo que está à disposição no GTI, por exemplo –, é possível dar uma leve apimentada na pilotagem dando mais uma puxada para trás na alavanca do câmbio, quando a mesma estiver no ‘D’ (Drive), assim selecionando o modo ‘Sport’. Na prática, o Golf passa a realizar as mudanças de marchas em rotações mais elevadas. Um recurso que pode até parecer banal, mas que aqui na versão Comfortline fica até mais interessante.

Volkswagen Golf Comfortline tem lanternas em full-LED
Crédito: Divulgação
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Não dá para negar: é gostoso sair forte dos semáforos e escutar os ‘três canequinhos’ trabalhando freneticamente em busca de desempenho. O ronquinho que sai do escapamento não arrepia, longe disso, mas diverte. E trabalhando entre 3.000 rotações e 3.800, as retomadas são muito eficientes, o que possibilita ultrapassagens seguras, mesmo em estradas sinuosas em que não se tem longas retas.

A suspensão trabalha muito bem, também. É firme, limitando ao mínimo possível a ‘dança’ da carroceria em uma sequência de curvas acentuadas carregando um pouco mais de velocidade que o normal. Resultado é sempre um Golf na mão, obediente e previsível. Também minimiza sensivelmente o efeito mergulho em frenagens mais fortes – lembrando que o Volks nessa versão tem freios a disco nas quatro rodas com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e ABS (antitravamento das rodas, mantendo o veículo no comando do motorista).

Importante ressaltar que os anjos da guarda da eletrônica estão presentes: controles de tração e estabilidade. O Golf é tração dianteira e a tendência é de sair de frente. Ponto positivo também para o sistema de vetorização de torque, que identifica se o veículo está saindo de sua trajetória normal e passa a atuar no freio da roda interna da curva com o objetivo de trazer o ‘bólido’ para os ‘trilhos’ novamente. É possível desligar o controle de tração – mas lembro que o recurso é item de segurança e pode salvar vidas.

 Central de entretenimento tem tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque.
Volkswagen Golf Comfortline Min
Legenda: Central de entretenimento tem tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque.
Crédito: Divulgação
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ESPORTIVIDADE NA ESSÊNCIA

A versão Comfortline do Golf não exala requinte, mas escancara a qualidade de montagem. Se as peças não são de materiais incrivelmente luxuosos, todas estão muito bem encaixadas, sem apresentar folgas – algo que o proprietário vai dar valor apenas quando o odômetro passar dos 50.000 km rodados e o bate-bate das peças ‘soltas’ não acontecer. O volante, por exemplo, é revestido em couro – assim como a manopla do câmbio. No entanto, os bancos são em tecido. Um tecido superior, de qualidade, mas ainda tecido – para um carro de R$ 90 mil, couro talvez esteja nas expectativas do futuro comprador.

Os ajustes de altura, longitudinal e encosto do banco do motorista são manuais e amplos. Para aqueles que apreciam, como eu, uma posição de pilotagem, basta socar o assento o mais baixo possível e elevar a direção, já que a coluna tem regulagens amplas também de altura e profundidade. A empunhadura do volante multifuncional, com base achatada, também é muito boa. O Golf tem o dom de entregar uma atmosfera esportiva. Está na sua essência. Sua aura.

Volkswagen Golf Comfortline tem câmbio automático de 6 marchas
Crédito: Divulgação
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O interior também tem como destaque a central de infotaiment Composition Media, com tela de 7 polegadas sensível ao toque e colorida. É compatível com Android Auto e Apple CarPlay – e espelha o Waze. Para quem aprecia esta conectividade – e quem não pode começar a se coçar, pois é um caminho sem volta –, trata-se de uma das melhoras centrais disponíveis no mercado brasileiro. Muita rápida, extremamente intuitiva e que reúne uma série de funções – que possibilita inclusive em mexer em alguns parâmetros do carro, como desligar o controle de tração.


 Autopago é um produto exclusivo Webmotors
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Legenda: Autopago é um produto exclusivo Webmotors
Crédito: Webmotors/WM1
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O ar-condicionado é de apenas uma zona e não é digital. O ponto positivo é que tem saída de ar via duto central para o pessoal que viaja no banco traseiro. Ficou faltando apenas uma entradinha USB ou uma tomada 12 volts para os passageiros recarregarem seus smartphones.

E por falar em passageiros, o Golf não é uma referência em espaço – apesar de não ser apertadão. Com 4,25 metros de comprimento, o Volks tem 2,63 metros de distância entre os eixos. Joelhos não batem nos bancos dianteiros e cabeças não raspam no teto, caso os ocupantes tenham menos de 1,80 metro de altura. Para uma galera que passa disso, as coisas começam a ficar ligeiramente desconfortáveis. O duto central elevado também atrapalha o posicionamento das pernas de quem viaja na posição central – lembrando que o Golf tem encosto de braço central rebatível com dois porta-copos.

 Volkswagen Golf Comfortline é equipado com central de infotainment Composition Media, compatível com Android Auto e Apple carPlay
Volkswagen Golf Comfortline 15 Min
Legenda: Volkswagen Golf Comfortline é equipado com central de infotainment Composition Media, compatível com Android Auto e Apple carPlay
Crédito: Divulgação
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Completando a lista de equipamentos de série, vale ressaltar que o Golf, mesmo na versão de entrada Comfortline, entrega câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, e dois pontos para ancoragem da cadeirinha infantil (ISOFIX). O grande diferencial, porém, fica por conta dos sete airbags de série: frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista.

Já entre os opcionais, a Volkswagen oferece duas opções para o Golf Comfortline: rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 2.450) – as de fábrica são de liga, mas de 16 polegadas – e teto solar elétrica (R$ 4.800). Completinho, colocando ainda uma das duas pinturas metálicas disponíveis por R$ 1.750 (cinza Platinum ou prata Sargas), o valor do hatch passa dos R$ 100 mil: mais precisamente R$ 100.790.

CUSTOS EXTRAS

A Volkswagen oferece três anos de garantia para o Golf. E em termos de revisões periódicas, as três primeiras (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) são gratuitas. Já as três seguintes – totalizando as seis manutenções obrigatórias até 60.000 km –, o valor é de R$ 1.952,39.

Versão de entrada ganhou transmissão automática de seis marchas
Crédito: Divulgação
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VALE A COMPRA?

Não. O Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSI é um carro que entrega a esportividade esperada, apesar de em doses mais suaves que as outras versões; e tem equipamentos de série que realmente fazem a diferença, como os sete airbags, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, e central de infotaiment muito boa. No entanto, o valor inicial de R$ 91.790 é alto. Para se ter uma ideia, o novo Polo topo de linha Highline, com todos os opcionais disponíveis – alguns que sequer são oferecidos ao Golf Comfortline, como painel digital – e exatamente o mesmo conjunto mecânico, sai por R$ 81.100 – mais de R$ 10.000 de diferença.

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