Audi A3 Sedan Performance Black S Tronic 7538

Audi A3 Sedan melhora e ainda bate rivais no preço

Modelo que chegou a ter fabricação nacional custa R$ 278.990 na versão topo de linha, menos que os seus concorrentes

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 30/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 425 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview


  • + Consumo
  • + Acabamento interno
  • - Muitos opcionais
  • - Desempenho
 
  • 4.6 Estrela icone
  • 4.6 de 5 estrelas
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Lukas Kenji
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O A3 Sedan foi o primeiro Audi de muito brasileiro e chegou a ter fabricação nacional. Mas essa história mudou bastante. Primeiro, porque o carro mudou consideravelmente. Segundo, porque o preço atualmente parte de R$ 243.990 e chega à R$ 278.990 na configuração Performance Black.

Avaliamos uma unidade da versão topo de linha com adereços extras do pacote S Line, que contém diferenciais apenas estéticos. É por conta dele que a capa de retrovisor e a moldura dos vidros são decorados em preto brilhante. No interior, os diferenciais do pacote são bancos esportivos, volante revestido em couro perfurado e pedaleiras em alumínio.

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Mas o opcional de maior destaque ainda não foi citado e precisa ser adquirido separadamente. É o conjunto de faróis de LED Matrix, tecnologia que amplia o alcance das luzes e tem uma iluminação diferentosa quando destravamos o carro. Custa R$ 8.500.

Embora os itens citados ampliem a sensação de modernidade e esportividade, o fato é que o sedã já tem puramente visual agressivo, ainda mais se comparado aos principais rivais Mercedes-Benz Classe A Sedan e BMW Série 2 Gran Coupé.

A grade extensa combina com os recortes dramáticos das extremidades do para-choque. Já a traseira mantém um formato parecido com o da geração anterior, mas se vale de lanternas de LED com miolo mais dinâmico e base do para-choque com elementos em formato de colmeia. Uma pena que o local onde tradicionalmente fica o escapamento cada vez mais tem sido preenchido por meras molduras sem vazamento.

Melhor mudança

Mas é dentro do habitáculo que o Audi A3 Sedan apresenta as mudanças mais enfáticas. O interior pode ser considerado o melhor da categoria, muito por conta da diversidade e qualidade dos materiais.

O maior destaque está no painel que é sublinhado de ponta a ponta por um acabamento em alumínio. Já a parte superior tem revestimento em plástico emborrachado macio e com costuras aparentes que estão presentes ainda nas portas.

Audi A3 Sedan Performance Black S Tronic 7578
Painel do painel A3 Sedan Performance Black tem acabamento em alumínio de ponta a ponta
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Tem até componentes usados no Lamborghini Urus! Isso vale para o joystick referente ao câmbio de 7 velocidades e às saídas de ar-condicionado ao lado do cluster e que privilegiam o motorista. Já um recurso que vem de outro carro pertencente ao Grupo Volkswagen é o botão sensível ao toque para gerenciamento do áudio que fica no console e deriva do Audi e-tron.

Quanto aos sistemas de entretenimento, não há segredo. O painel de instrumentos é o famigerado de 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia sensível ao toque tem 10 polegadas. Uma pena que o sistema ainda não tem pareamento sem fio com as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay.

Outro ponto atrativo do interior é a iluminação ambiente customizável. Mas esse é mais um item opcional, assim como o sistema de som de 680 watts da grife Bang & Olufsen.

Audi A3 Sedan Performance Black S Tronic 7590
Sedã da Audi tem o volante revestido em couro e o painel de instrumentos tem 12,3 polegadas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas nem como equipamento extra é oferecido o piloto automático adaptativo. Tudo bem que o A3 Sedan é um modelo de entrada da Audi, mas o recurso já é oferecido em modelos muito mais baratos, como o Honda City e o Volkswagen Nivus.

Entre os itens de série, destaque para teto-solar, ar-condicionado de duas zonas, seis airbags, câmera de ré, faróis full LED, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento com assistente, sistema start-stop, sensores de luz e de chuva, além de chave presencial com partida por botão, controle de cruzeiro, rodas de 18 polegadas da Audi Sport e seis airbags.

A3 OU JETTA?

Também são equipamentos de fábrica os modos direção. É na posição Dynamic, a mais esportiva, que o sedã de 1.485 kg cumpre com aceleração de 0 a 100 km em 7,4 segundos. Embora seja mais rápido do que os principais concorrentes, não é um dado muito empolgante. Um Volkswagen Jetta GLI é mais rápido, com aceleração de 6,8 s.

Apesar de extrair o maior potencial do trem-de-força, o modo Dynamic não muda muito a experiência de guiar o A3 Sedan. As diferenças mais marcantes estão na sensibilidade do pedal do acelerador e na velocidade das transições de marcha, que também podem ser feitas manualmente por aletas.

A suspensão parece ser inabalada. Tem ajuste agradável e se vale ainda de um centro de gravidade baixo para garantir estabilidade e uma essência de esportividade.

Audi A3 Sedan Performance Black S Tronic 7771
O motor 2.0 TFSI apresenta bons número de consumo de combustível: 11 km/l na cidade
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O fato é que o motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e 190 cv de potência entre 4.200 rpm e 6.000 rpm impressiona mais pela eficiência energética do que pela performance. O consumo de combustível é de 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. O desempenho é chamativo para a categoria e semelhante ao do Classe A Sedan.

Quem causa mais impacto em termos de esportividade é o torque de 32,6 kgf.m porque  está disponível já aos 1.500 rpm e é constante até 4.180 rpm. Portanto, o modelo importado da matriz da Audi, em Ingolstadt, tem respostas quase que imediatas e garante prazer ao dirigir.

Em termos de produto, é difícil citar um ponto que diferencie o Audi A3 Sedan dos adversários diretos. A tríade alemã é muito semelhante em mecânica, tecnologia e porte. O representante da marca das argolas tem 4,34 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, números parecidos com o do Série 2 Grand Coupé. Já o porta-malas de 425 litros é mais próximo ao Classe A Sedan.

 Audi A3 Sedan Performance Black tem 4,34 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos
Audi A3 Sedan Performance Black S Tronic 7509
Legenda: Audi A3 Sedan Performance Black tem 4,34 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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No fim das contas, o modelo da Audi carrega consigo dois fatores que podem ser primordiais. O primeiro é o conhecimento perante o consumidor. Querendo ou não, o A3 Sedan é mais consolidado do que os rivais diretos. O segundo fator é o preço. Por mais que este quesito possa não ser definidor de compra nesta categoria, o Audi aproximadamente R$ 13 mil mais em conta em relação ao Mercedes e, R$ 22 mil mais convidativo que o BMW.

 

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

AUDI - A3 - 2022
2.0 40 TFSI GASOLINA SEDAN PERFORMANCE BLACK S-TRONIC
R$ 289990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1984
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 204/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 30/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 248
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 7,4

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • S-Tronic
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Alt. e profund. elétricos

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4495
  • Largura (mm)
  • 1816
  • Altura (mm)
  • 1425
  • Entre-eixos (mm)
  • 2636
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 425

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/40
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/40
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.4
  • Tecnologia9.1
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.0
  • + Consumo
  • + Acabamento interno
  • - Muitos opcionais
  • - Desempenho
 
9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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