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Audi A5: mesma sensualidade, mais competitividade

Sedã mantém design caprichado e ganha mais equipamentos em nova linha para peitar o BMW Série 3

por Lukas Kenji

Se a sensualidade pudesse ser representada por um carro, um ótimo postulante seria o Audi A5 Sportback. Embora tenha ganhado atualizações estéticas na nova linha, o sedã manteve a sedutora receita que consiste em frente musculosa e imponente em consonância com a traseira inspirada nos cupês. Mas será que o modelo tem outros predicados consistentes além do design?

Para descobrir a resposta, testamos a versão topo de linha Performance Black, que custa R$ 349.990. Essa configuração é equipada com motor 2.0 turbo que entrega 249 cv de potência. São 59 cv a mais em relação ao desempenho da versão de entrada Prestige Plus, tabelada a R$ 302.990.
A entrega de equipamentos é robusta desde a opção base. Há faróis de LED Matrix, ar-condicionado de três zonas, volante esportivo, bancos esportivos revestidos em couro, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), teto solar panorâmico, modos de condução, carregador de celular por indução, sistema start-stop, além de painel de instrumentos digital e central multimídia com câmera de ré.
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Os diferenciais da versão topo, aqui testada, ficam por conta de acabamento interno com detalhes em preto brilhante, bancos com revestimento em couro e camurça, sensores dianteiros e traseiros, assistente de estacionamento, além de portas USB para os passageiros de trás.

A A5 Performance Black tem ainda incrementos estéticos para fazer jus ao nome. A capa dos retrovisores e os frisos da carroceria são enfeitados em preto brilhante. Há também soleiras iluminadas e rodas de 18 polegadas com desenho diferente da versão de entrada. No entanto, nenhuma delas têm acabamento escurecido, o que tornaria o sedã ainda mais atraente.
Os opcionais são sistema de som da grife Bang & Olufsen, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego traseiro e head-up display, que projeta informações da viagem no para-brisa.

Interior ameno

Se a parte externa do A5 Sportback encanta, o interior é mais ameno. Todo preto, chama atenção pelos bancos esportivos de acabamento impecável, além das luzes de ambiente, que são customizáveis, e de série.
Mas as protagonistas são as telas digitais. A central multimídia, aliás, foi atualizada. Tem 10,3 polegadas, dinâmica intuitiva e bem organizada, além de pareamento com Android Auto e Apple CarPlay.

Já o painel de instrumentos tem 12,3”. É customizável e apresenta informações de maneira lúdica e envolvente. Já tornou-se um legado de destaque da Audi.
O ambiente cortês do sedã combina com a pegada dinâmica. É verdade que o A5 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Mas a tarefa é cumprida de maneira linear, vigorosa, mas sem desgarrar do conforto.
A tônica da performance é a suavidade. O A5 tem design esportivo, mas pegada sutil. Nem mesmo com o modo Dynamic ativado, o sedã fica mais picante.
Isso não quer dizer que o modelo seja insosso. Os 249 cv de potência são entregues entre 5.000 rpm e 6.000 giros, enquanto o torque de 37,7 kgf.m aparece a partir de 1.600 rpm e permanece até 4.500 rotações. Ou seja, o sedã está sempre à mão e entrega respostas imediatas, sem turbo lag.

Boa parte desta qualidade é derivada da competente transmissão S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades.
Destaque ainda para a tração nas quatro rodas, exclusiva para a configuração topo de linha. Com ela, o A5 transmite extrema segurança, o que é nítido em curvas de alta velocidade.

Sedã híbrido?

Outro destaque dinâmico do Audi A5 é a adoção de um pequeno motor elétrico de 12 volts. Alimentado por uma bateria de íons de lítio, esse propulsor entra em ação em velocidades entre 55 e 160 km/h. Neste período, o propulsor à combustão é desligado, com o intuito de otimizar o consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o A5 tem consumo médio de 9,3 km/l na cidade, e 11,9 km/l, na estrada.
A atmosfera confortável do modelo também é verdadeira para quem viaja no banco de trás. Com 4,76 metros de comprimento, o porte é semelhante ao do rival BMW Série 3. O entre-eixos chega a 2,82 metros, enquanto a largura é de 1,85 m. Na prática, isso significa que há bom espaço para as pernas de adultos com estatura mediana.

No entanto, mesmo quem tem cerca de 1,70 m quase raspa a cabeça no teto. Outro adendo é que o túnel central é alto. Ou seja, o A5 foi pensado para comportar com tranquilidade apenas dois adultos nos assentos traseiros.
Já em relação ao porta-malas, nada de problemas. Com 465 litros, o bagageiro é capaz de levar duas malas grandes e duas médias. Soma-se a essa qualidade o acionamento elétrico da tampa.

Pós-venda

Em relação ao pós-venda, o Audi A5 Sportback tem um valor competitivo de seguro no plano básico do AutoCompara. A apólice mais em conta é de R$ 745,92, tendo em vista o perfil de homem, 45 anos, residente na Zona Sul de São Paulo (SP). Para efeito de comparação, com os mesmo critérios de busca, o seguro para o BMW 330i seria de R$ 830,68.
Já o valor de revisões totaliza R$ 11.194, se considerarmos os cinco primeiros serviços.
Com mudanças pontuais, o Audi A5 Sportback ganhou mais competitividade para brigar em um segmento que conta com rivais talentosos e tradicionais como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

O representante das quatro argolas é uma escolha adequada para quem valoriza design caprichado, lista generosa de equipamentos, mas que prefere um sedã de pegada que vai mais para o lado do conforto em relação à esportividade.

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