Audi A 5 Sportback 7229

Audi A5: mesma sensualidade, mais competitividade

Sedã mantém design caprichado e ganha mais equipamentos em nova linha para peitar o BMW Série 3

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 37,0/ 1600-4500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,3 km/litro
      Estrada: 11,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 480 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.3

Overview


  • + Equipamentos
  • + Conectividade
  • - Pouca esportividade
  • - Interior ameno
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Audi A5: mesma sensualidade, mais competitividade
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se a sensualidade pudesse ser representada por um carro, um ótimo postulante seria o Audi A5 Sportback. Embora tenha ganhado atualizações estéticas na nova linha, o sedã manteve a sedutora receita que consiste em frente musculosa e imponente em consonância com a traseira inspirada nos cupês. Mas será que o modelo tem outros predicados consistentes além do design?

Audi A 5 Sportback 7223
Audi A 5 Sportback manteve a frente musculosa e imponente após passar por reestilização
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Para descobrir a resposta, testamos a versão topo de linha Performance Black, que custa R$ 349.990. Essa configuração é equipada com motor 2.0 turbo que entrega 249 cv de potência. São 59 cv a mais em relação ao desempenho da versão de entrada Prestige Plus, tabelada a R$ 302.990.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A entrega de equipamentos é robusta desde a opção base. Há faróis de LED Matrix, ar-condicionado de três zonas, volante esportivo, bancos esportivos revestidos em couro, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), teto solar panorâmico, modos de condução, carregador de celular por indução, sistema start-stop, além de painel de instrumentos digital e central multimídia com câmera de ré.

Os diferenciais da versão topo, aqui testada, ficam por conta de acabamento interno com detalhes em preto brilhante, bancos com revestimento em couro e camurça, sensores dianteiros e traseiros, assistente de estacionamento, além de portas USB para os passageiros de trás.

A A5 Performance Black tem ainda incrementos estéticos para fazer jus ao nome. A capa dos retrovisores e os frisos da carroceria são enfeitados em preto brilhante. Há também soleiras iluminadas e rodas de 18 polegadas com desenho diferente da versão de entrada. No entanto, nenhuma delas têm acabamento escurecido, o que tornaria o sedã ainda mais atraente.

Os opcionais são sistema de som da grife Bang & Olufsen, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego traseiro e head-up display, que projeta informações da viagem no para-brisa.

Interior ameno

Se a parte externa do A5 Sportback encanta, o interior é mais ameno. Todo preto, chama atenção pelos bancos esportivos de acabamento impecável, além das luzes de ambiente, que são customizáveis, e de série.

Mas as protagonistas são as telas digitais. A central multimídia, aliás, foi atualizada. Tem 10,3 polegadas, dinâmica intuitiva e bem organizada, além de pareamento com Android Auto e Apple CarPlay.

Audi A 5 Sportback 7110
Central multimídia tem tela de 10,3 polegadas e painel de instrumentos apresenta informações de maneira lúdica
toggle button

Já o painel de instrumentos tem 12,3”. É customizável e apresenta informações de maneira lúdica e envolvente. Já tornou-se um legado de destaque da Audi.

O ambiente cortês do sedã combina com a pegada dinâmica. É verdade que o A5 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Mas a tarefa é cumprida de maneira linear, vigorosa, mas sem desgarrar do conforto.

A tônica da performance é a suavidade. O A5 tem design esportivo, mas pegada sutil. Nem mesmo com o modo Dynamic ativado, o sedã fica mais picante.

Isso não quer dizer que o modelo seja insosso. Os 249 cv de potência são entregues entre 5.000 rpm e 6.000 giros, enquanto o torque de 37,7 kgf.m aparece a partir de 1.600 rpm e permanece até 4.500 rotações. Ou seja, o sedã está sempre à mão e entrega respostas imediatas, sem turbo lag.

Audi A 5 Sportback 7213
O Audi A 5 Sportback entrega 249 cv de potência e 37,7 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Boa parte desta qualidade é derivada da competente transmissão S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades.

Destaque ainda para a tração nas quatro rodas, exclusiva para a configuração topo de linha. Com ela, o A5 transmite extrema segurança, o que é nítido em curvas de alta velocidade.

Sedã híbrido?

Outro destaque dinâmico do Audi A5 é a adoção de um pequeno motor elétrico de 12 volts. Alimentado por uma bateria de íons de lítio, esse propulsor entra em ação em velocidades entre 55 e 160 km/h. Neste período, o propulsor à combustão é desligado, com o intuito de otimizar o consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o A5 tem consumo médio de 9,3 km/l na cidade, e 11,9 km/l, na estrada.

A atmosfera confortável do modelo também é verdadeira para quem viaja no banco de trás. Com 4,76 metros de comprimento, o porte é semelhante ao do rival BMW Série 3. O entre-eixos chega a 2,82 metros, enquanto a largura é de 1,85 m. Na prática, isso significa que há bom espaço para as pernas de adultos com estatura mediana.

Audi A 5 Sportback 7194
O Audi A 5 Sportback mantém atmosfera confortável para quem viaja no banco traseiro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

No entanto, mesmo quem tem cerca de 1,70 m quase raspa a cabeça no teto. Outro adendo é que o túnel central é alto. Ou seja, o A5 foi pensado para comportar com tranquilidade apenas dois adultos nos assentos traseiros.

Já em relação ao porta-malas, nada de problemas. Com 465 litros, o bagageiro é capaz de levar duas malas grandes e duas médias. Soma-se a essa qualidade o acionamento elétrico da tampa.

Pós-venda

Em relação ao pós-venda, o Audi A5 Sportback tem um valor competitivo de seguro no plano básico do AutoCompara. A apólice mais em conta é de R$ 745,92, tendo em vista o perfil de homem, 45 anos, residente na Zona Sul de São Paulo (SP). Para efeito de comparação, com os mesmo critérios de busca, o seguro para o BMW 330i seria de R$ 830,68.

Já o valor de revisões totaliza R$ 11.194, se considerarmos os cinco primeiros serviços.

Com mudanças pontuais, o Audi A5 Sportback ganhou mais competitividade para brigar em um segmento que conta com rivais talentosos e tradicionais como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

O Audi A 5 Sportback ganhou mais competitividade para encarar rivais, mas manteve design caprichado
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O representante das quatro argolas é uma escolha adequada para quem valoriza design caprichado, lista generosa de equipamentos, mas que prefere um sedã de pegada que vai mais para o lado do conforto em relação à esportividade.

 

Ficha Técnica

AUDI - A5 - 2019
2.0 TFSI GASOLINA SPORTBACK PERFORMANCE BLACK S TRONIC
R$ 287990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1984
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 252/5000-6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 37,0/ 1600-4500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 250
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,0
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,3
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 11,9
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 7
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Stronic
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4733
  • Largura (mm)
  • 1843
  • Altura (mm)
  • 1386
  • Entre-eixos (mm)
  • 2824
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 54
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 480
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1535
  • Carga útil (kg)
  • 570

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 245/40
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 245/40
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia9.6
  • Vida a bordo9.3
  • Desempenho9.2
  • Opinião do repórter9.3
  • + Equipamentos
  • + Conectividade
  • - Pouca esportividade
  • - Interior ameno
 
9.3

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
Compartilhar
Comentários