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Avaliamos a opção pé-de-boi do Nissan Sentra 2011

Por um valor sugerido de R$ 54 mil, modelo enfrenta a concorrência dos compactos equipados e do conterrâneo Tiida sedã

por Rodrigo Samy

- Apesar de o carro não estar com as famosas placas imantadas do WebMotors a avaliação desse carro foi feita durante uma semana. Mesmo com o lançamento do compatriota Nissan Tiida, o WebMotors insistiu e reavaliou o carro. O mais interessante da versão avaliada é o seu valor, R$ 54 mil. Mesmo com as rodas preenchidas por calotas e com o câmbio manual, o sedã de entrada cumpre o que promete com um ponto considerável bem forte. Pelo mesmo valor pago em alguns sedãs compactos, você coloca o Nissan Sentra na sua garagem. Como principais equipamentos o Sentra de entrada oferece: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de toca-CD com MP3 e entrada para iPod e USB.
O Fiat Siena Sporting, já avaliado pelo WebMotors, tem um valor sugerido de R$ 49 mil. Com opcionais como ABS, som com MP3 e retrovisores com comando elétrico, o modelo da Fiat pula para R$ 54 mil.
O Volkswagen Voyage, também já avaliado pelo WebMotors, tem um valor sugerido de R$ 52 mil. O modelo da VW fica mais em conta que o da Fiat e ainda oferece o câmbio robotizado.
Outra situação que pode deixar você de cabelo em pé na hora de decidir é quando o Sentra enfrenta o Honda City, como foi apurado pelo jornal Oficina Brasil. Veja também outro comparativo entre o Nissan Sentra 2.0SL x Honda Civic EXS.
Ao volante com o Nissan Sentra
O sedã da Nissan oferecer uma posição de dirigir perfeita. Falta um volante com regulagem de profundidade e um espaço considerável para as pernas, foi comprovado durante a nossa avaliação que motoristas com mais de 1,90 m sofrem no “cockpit”. O problema para os “pernudos” está no fato do console elevado, mesmo esse detalhe sendo favorável na hora das trocas de marchas. Para os ocupantes traseiros, os 2.685 mm de entre-eixos e o porta-malas de 442 litros dão conta do recado.
Prazeroso de dirigir, o Sentra, de acordo com a Nissan, chega a 194 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,5 s. Durante a condução é perceptível que a direção elétrica cuida das compensações, transmitido poucas irregularidades do asfalto ao punho do motorista. A caixa de manual de seis marchas tem um escalonamento apropriado. Por exemplo, a primeira marcha é bem curta enquanto as duas últimas são mais longas. Ou seja, boa velocidade de cruzeiro com conforto e economia de combustível. Segundo a fabricante, o sedã faz 12 km/l quando usa gasolina na cidade e 7,9 km/l quando está abastecido a álcool. Na estrada a bebedeira foi de 16,5 km/l com gasolina e 11 km/l com álcool. Equipado com uma suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e com eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais na parte traseira, a estabilidade do Sentra é coerente com a dos carros japoneses.
O motor de 2,0 litros oferece 143 cv a 5.500 rpm e 20,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com um peso em ordem de marcha de 1.310 kg, o Nissan registra uma relação peso/potência de 9,1 kg/cv. Como grau comparativo, o smart fortwo registra 9,17 kg/cv, o Vectra GT 9 kg/cv e o Fiat Punto T-Jet 8 kg/cv.
Com design criado pelo estúdio Nissan Design America, na Califórnia, Estados Unidos, o Sentra Flex concorre no segmento dos sedãs médios, onde enfrenta modelos como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Citroën C4 Pallas, Peugeot 307 Sedan, Ford Focus Sedan e Renault Fluence. Uma coisa é certa, longe de ser um sucesso de vendas o Nissan Sentra não é um carro de tiozão. Em 2010 foram emplacadas 5.949 unidades do modelo que ocupa a oitava posição no ranking dos sedãs, de acordo com os números da Fenabrave Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Ficha Técnica 
Motor 2.0L 16 válvulas, bicombustível álcool/gasolina 4 cilindros - 1.997 cm³
Potência 143 cv etanol / gasolina a 5.250 rpm
Torque 20,3 kgfm @ 4.800 rpm álcool / gasolina
Câmbio Manual, com seis marchas
Tração Dianteira
Direção Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Rodas Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
Pneus Dianteiros e traseiros 205/60 R15
Comprimento 4.567 mm
Largura 1.790 mm
Altura 1.512 mm
Distância entre-eixos 2.685 mm
Porta-malas 442 l
Peso em ordem de marcha 1.310 kg
Tanque 55 l
Suspensão Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
Freios Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Preço R$ 54.990

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