Topo de linha da Série 3, o 335i marca a volta da BMW aos motores turbo, ou melhor, biturbo, como explica como ninguém o mestre José Luiz Vieira. Com injeção direta, sem demora na resposta do turbo e 306 cv de potência, o carro já começa bem por ter como coração uma obra-prima de engenharia.
Limitado eletronicamente a 250 km/h, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 s. Tecnicamente falando, isso significa que o carro é rápido. Emocionalmente falando, significa que você vai abrir um sorriso inversamente proporcional ao tempo de aceleração do carro sempre que precisar pressionar o pedal do acelerador mais forte. E, no banco do motorista do 335i, isso pode acontecer com mais freqüência que a recomendável.
Se na reta o carro se mostra excelente, o mesmo acontece nas curvas. A BMW, que sempre se preocupou com uma distribuição de peso correta, com 50% do peso em cada eixo, mostra no 335i que mantém o bom acerto de seus carros.
Mesmo o desenho, que muitos não gostam tanto quanto dos antigos, se mostra mais atraente depois que se percebe o que o 335i faz. As linhas, até com o sedã parado, transmitem a sensação de velocidade e de movimento, o que fica ainda mais evidente com o pacote M que trazia o 335i Sport avaliado pelo WebMotors.
O carro todo é muito baixo, assentado no chão, o que é ótimo para andar em pistas lisas e uniformes, mas maltrata demais o 335i nas ruas brasileiras. É por conta de sua altura, por exemplo, que o carro deixa de atender ao motorista em uma situação bastante corriqueira: entrar na garagem. Se a entrada não for muito bem nivelada, o carro pode ter dificuldades.
A situação vivida com o carro foi singular: uma de suas rodas deve ter ficado suspensa, o que fez entrar em ação o controle de tração. Com isso, o carro ficou parado e não teve força de entrar na garagem do prédio. Foi preciso manobrá-lo para que as quatro rodas continuassem a tocar o chão e ele pudesse realizar a tarefa, não sem raspar o assoalho no chão.
O mesmo acontece em descidas muito íngremes ou em lombadas. Dá dor no coração ouvir a raspada, mesmo em velocidades muito baixas. Se o motorista for surpreendido por uma lombada sem sinalização, os estragos podem ser grandes. As rodas, com pneus de perfil baixo, também sofrem demais em nossos pisos e buracos.
iDrive
Um sistema que rouba a cena no BMW, mas não chega a tirar o brilho da parte mecânica, é o iDrive, que comanda todas as funções do carro com um comando único no console central.
Há no volante um botão que permite o comando de voz. Apesar de só entender inglês, o sistema responde bem e surpreende pela precisão, atrapalhada apenas por ruídos externos.
Até nisso o 335i atende bem ao motorista. Pena é não ser acessível à maioria. Custando R$ 292,5 mil, ele continuará, infelizmente, na imaginação de muitos e na memória dos poucos que tiveram o privilégio de dirigi-lo.
FICHA TÉCNICA – BMW 335i
MOTOR | Seis cilindros em linha, quatro tempos, DOHC, refrigerado a água, biturbo, 2.979 cm³ |
POTÊNCIA | 306 cv a 5.800 rpm |
TORQUE | 400 Nm a 1.0 rpm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção direta de combustível |
CÂMBIO | Automático Tiptronic de seis marchas |
TRAÇÃO | Traseira |
DIREÇÃO | Hidráulica progressiva |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 18”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros 225/40 R18 e traseiros 255/35 R18 |
COMPRIMENTO | 4,52 m |
ALTURA | 1,42 m |
LARGURA | 1,82 m |
ENTREEIXOS | 2,76 m |
PORTA-MALAS | 450 l |
PESO em ordem de marcha | 1.550 kg |
TANQUE | 63 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira multilink |
FREIOS | Dianteiros e traseiros com discos ventilados e ABS |
CORES | Azul Monaco, Grafite Sparkling, Prata Titanium, Verde Profundo, Branco Alpino e Vermelho Elétrico |
PREÇO | R$ 292,5 mil |
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