BMW 335i, o faz-tudo da marca da Baviera

Modelo faz quase tudo que o motorista quiser que ele faça


  1. Home
  2. Testes
  3. BMW 335i, o faz-tudo da marca da Baviera
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Imagine um carro para o qual não é preciso pedir mais de uma vez que ele acelere. Basta pisar no pedal de leve para que o carro responda bem, e pisar forte para ficar surpreso com a resposta. Imagine, também, que ele freie na distância necessária e faça curvas com precisão, respondendo direitinho a qualquer comando do volante. Se ele for confortável, espaçoso e luxuoso, então, o que se tem é um pacote completo. Pois pode parar de imaginar, leitor: esse carro existe e se chama BMW 335i.

Topo de linha da Série 3, o 335i marca a volta da BMW aos motores turbo, ou melhor, biturbo, como explica como ninguém o mestre José Luiz Vieira. Com injeção direta, sem demora na resposta do turbo e 306 cv de potência, o carro já começa bem por ter como coração uma obra-prima de engenharia.

Limitado eletronicamente a 250 km/h, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 s. Tecnicamente falando, isso significa que o carro é rápido. Emocionalmente falando, significa que você vai abrir um sorriso inversamente proporcional ao tempo de aceleração do carro sempre que precisar pressionar o pedal do acelerador mais forte. E, no banco do motorista do 335i, isso pode acontecer com mais freqüência que a recomendável.

Se na reta o carro se mostra excelente, o mesmo acontece nas curvas. A BMW, que sempre se preocupou com uma distribuição de peso correta, com 50% do peso em cada eixo, mostra no 335i que mantém o bom acerto de seus carros.

Mesmo o desenho, que muitos não gostam tanto quanto dos antigos, se mostra mais atraente depois que se percebe o que o 335i faz. As linhas, até com o sedã parado, transmitem a sensação de velocidade e de movimento, o que fica ainda mais evidente com o pacote M que trazia o 335i Sport avaliado pelo WebMotors.

O carro todo é muito baixo, assentado no chão, o que é ótimo para andar em pistas lisas e uniformes, mas maltrata demais o 335i nas ruas brasileiras. É por conta de sua altura, por exemplo, que o carro deixa de atender ao motorista em uma situação bastante corriqueira: entrar na garagem. Se a entrada não for muito bem nivelada, o carro pode ter dificuldades.

A situação vivida com o carro foi singular: uma de suas rodas deve ter ficado suspensa, o que fez entrar em ação o controle de tração. Com isso, o carro ficou parado e não teve força de entrar na garagem do prédio. Foi preciso manobrá-lo para que as quatro rodas continuassem a tocar o chão e ele pudesse realizar a tarefa, não sem raspar o assoalho no chão.

O mesmo acontece em descidas muito íngremes ou em lombadas. Dá dor no coração ouvir a raspada, mesmo em velocidades muito baixas. Se o motorista for surpreendido por uma lombada sem sinalização, os estragos podem ser grandes. As rodas, com pneus de perfil baixo, também sofrem demais em nossos pisos e buracos.

iDrive

Um sistema que rouba a cena no BMW, mas não chega a tirar o brilho da parte mecânica, é o iDrive, que comanda todas as funções do carro com um comando único no console central.

Há no volante um botão que permite o comando de voz. Apesar de só entender inglês, o sistema responde bem e surpreende pela precisão, atrapalhada apenas por ruídos externos.

Até nisso o 335i atende bem ao motorista. Pena é não ser acessível à maioria. Custando R$ 292,5 mil, ele continuará, infelizmente, na imaginação de muitos e na memória dos poucos que tiveram o privilégio de dirigi-lo.

FICHA TÉCNICA – BMW 335i











MOTOR Seis cilindros em linha, quatro tempos, DOHC, refrigerado a água, biturbo, 2.979 cm³
POTÊNCIA306 cv a 5.800 rpm
TORQUE400 Nm a 1.0 rpm
ALIMENTAÇÃOInjeção direta de combustível
CÂMBIOAutomático Tiptronic de seis marchas
TRAÇÃOTraseira
DIREÇÃO Hidráulica progressiva
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 18”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros 225/40 R18 e traseiros 255/35 R18
COMPRIMENTO 4,52 m
ALTURA 1,42 m
LARGURA 1,82 m
ENTREEIXOS 2,76 m
PORTA-MALAS450 l
PESO em ordem de marcha 1.550 kg
TANQUE63 l
SUSPENSÃODianteira independente, tipo McPherson; traseira multilink
FREIOSDianteiros e traseiros com discos ventilados e ABS
CORES Azul Monaco, Grafite Sparkling, Prata Titanium, Verde Profundo, Branco Alpino e Vermelho Elétrico
PREÇOR$ 292,5 mil


Gosta de sedãs importados?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Citroën C5

Peugeot 407

VW Passat

Ford Fusion

Honda Accord

Renault Laguna

Toyota Camry

Leia também:

VW Passat 3.2 V6, a nova jóia da coroa alemã

Honda Civic X Chevrolet Vectra

Renault Mégane Sedan 2.0 16V

Nissan Sentra 2.0SL x Honda Civic EXS

VW Jetta x Ford Fusion, uma disputa acirrada
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

A propriedade intelectual de todo o material apresentando no www.webmotors.com.br é do WebMotors – ou de seus clientes, parceiros e fornecedores –, incluindo programas, bases de dados, imagens, arquivos ou materiais de qualquer outra espécie e que têm contratualmente autorizadas as suas veiculações neste website. É proibida, sem a prévia autorização por escrito dos responsáveis acima identificados, a reprodução de qualquer material do www.webmotors.com.br, entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição. O uso indevido de propriedade intelectual ou de marcas comerciais apresentadas no www.webmotors.com.br será caracterizado como violação das leis sobre direitos autorais e/ou de marcas comerciais e sujeitará o infrator às ações judiciais cabíveis.

Comentários