O canal de notícias da Webmotors

Briga de gente grande

Focus quer manter liderança, mas tem o Golf no caminho

por Daniel Magri

O mercado nacional direciona seus holofotes para um embate interessante no segmento de hatches médios. A briga pelo segmento terá dois competidores de peso a partir do mês de outubro, quando começam a chegar às lojas as novas gerações do Volkswagen Golf e do Ford Focus. O primeiro, importado da Alemanha, quer recuperar o tempo perdido após ficar “empacado” na geração 4,5 por aqui. Chega ostentando a faixa de “Carro do Ano” na Europa. O segundo, vindo da Argentina, traz os títulos de líder da categoria no País e de carro mais vendido no mundo em 2012.
Preparamos um comparativo técnico dos dois modelos, detalhando o que cada um traz de vantagem e desvantagem em relação ao outro.
Volkswagen Golf Highline Standard BlueMotion Ford Focus S
MECÂNICA: 1,4L TSI BlueMotion 1,6L Sigma TiVCT Flex
Motor Transversal, 1.395 cm³, gasolina, quatro cilindros em linha, turboalimentado e injeção direta Transversal, 1.596 cm³, flex, 16v.
Potência máxima 140 cv entre 4.500 e 6.000 rpm 131 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) ambos a 6.500 rpm
Torque máximo 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm 16,2 kgfm (gasolina) a 3.000 rpm e 16,6 kgfm (etanol) a 5.250 rpm
Transmissão Manual de seis velocidades ou automático dupla embreagem de 7 (DSG) Manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem, seis marchas (Powershift)
Suspensão Dianteira:independente tipo McPherson com barras estabilizadoras. Traseira: independente, com braços múltiplos Dianteira: independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Control Blades Multilink com barra estabilizadora
Freios Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS +EBD com assitência de freio (BAS) ASR, EBS e XDS Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira (Tambor na versão de entrada S) com ABS
Pneus 225/55 R16 205/55 R16 ou 215/50 R17
DIMENSÕES:
Altura (mm) 1.468 1.484
Largura (mm) 1.799 1.823
Comprimento (mm) 4.255 4.358
Distância entre-eixos (mm) 2.630 2.658
Tanque (L) 50 55
Porta-Malas (L) 313 316
DESEMPENHO:
Velocidade máxima 212 km/h (manual e automático) 189 km/h
0 a 100 km/h 8,4 segundos (manual e automático) 11,4 s (manual) e 12,2 s (Powershift)
Fonte: Volkswagen Fonte: Ford
Nesta ficha técnica, escolhemos as versões de entrada dos hatches. Para o Focus, a variante S parte de R$ 60.990 e vem equipada com motor 1,6L Sigma. O propulsor traz como diferencial a tecnologia flex e sistema que dispensa o uso de tanque auxiliar para partida a frio. Já o Golf tem preços que começam em R$ 67.990. Nesta configuração, o modelo traz sob o capô o motor 1,4L TSi, turboalimentado. Apesar da disparidade no tamanho do motor, ambos entregam potência equivalente. A diferença a favor do hatch alemão vem no torque, graças ao auxílio da turbina.
Ford Focus Volkswagen Golf
Versão Preço - R$ Versão  Preço - R$
1.6 S 60.990 1.4 Standard 67.990
 1.6 SE 63.990 1.4 Elegance 72.990
1.6 S Powershift 66.990 1.4 Exclusive 82.990
1.6 SE Powershift 69.990 1.4 Premium 92.990
2.0 SE Poweshift 72.990 2.0 GTI - Standard 94.990
SE Powershift Plus 75.990 2.0 GTI - Exclusive 110.990
2.0 Titanium Powershift 79.990 2.0 GTI - Premium 125.990
2.0 Titanium Powershift Plus 87.990
Tanto Focus como Golf são oferecidos com diversas versões de acabamento. Nas variantes de entrada, ambos estão equipados com caixas de transmissão manuais. Para equipar o Focus com o câmbio automatizado PowerShift, o valor sobre para R$ 66.990. Contudo, é adicionado também o sistema AdvanceTrac, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus. Para o Golf, a VW oferece a transmissão automática DSG por mais R$ 7 mil, elevando seu valor para R$ 74.990.
Confira nas matérias produzidas pelo WebMotors sobre Focus e Golf mais sobre a lista de equipamentos de cada versão.
Vale lembrar que o Ford Focus é produzido na Argentina e o VW Golf será importado, pelo menos em um primeiro momento, da Alemanha. Há a possibilidade da marca produzir seu hatch por aqui a partir de 2015.
São inúmeras possibilidades de comparações. Contudo, apenas os números de mercado serão capazes de apontar um vencedor, dentro de alguns meses.

Comentários

Carregar mais