O mercado nacional direciona seus holofotes para um embate interessante no segmento de hatches médios. A briga pelo segmento terá dois competidores de peso a partir do mês de outubro, quando começam a chegar às lojas as novas gerações do Volkswagen Golf e do Ford Focus. O primeiro, importado da Alemanha, quer recuperar o tempo perdido após ficar “empacado” na geração 4,5 por aqui. Chega ostentando a faixa de “Carro do Ano” na Europa. O segundo, vindo da Argentina, traz os títulos de líder da categoria no País e de carro mais vendido no mundo em 2012.
Preparamos um comparativo técnico dos dois modelos, detalhando o que cada um traz de vantagem e desvantagem em relação ao outro.
|
Volkswagen Golf Highline Standard BlueMotion |
Ford Focus S |
MECÂNICA: |
1,4L TSI BlueMotion |
1,6L Sigma TiVCT Flex |
Motor |
Transversal, 1.395 cm³, gasolina, quatro cilindros em linha, turboalimentado e injeção direta |
Transversal, 1.596 cm³, flex, 16v. |
Potência máxima |
140 cv entre 4.500 e 6.000 rpm |
131 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) ambos a 6.500 rpm |
Torque máximo |
25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm |
16,2 kgfm (gasolina) a 3.000 rpm e 16,6 kgfm (etanol) a 5.250 rpm |
Transmissão |
Manual de seis velocidades ou automático dupla embreagem de 7 (DSG) |
Manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem, seis marchas (Powershift) |
Suspensão |
Dianteira:independente tipo McPherson com barras estabilizadoras. Traseira: independente, com braços múltiplos |
Dianteira: independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Control Blades Multilink com barra estabilizadora |
Freios |
Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS +EBD com assitência de freio (BAS) ASR, EBS e XDS |
Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira (Tambor na versão de entrada S) com ABS |
Pneus |
225/55 R16 |
205/55 R16 ou 215/50 R17 |
DIMENSÕES: |
|
|
Altura (mm) |
1.468 |
1.484 |
Largura (mm) |
1.799 |
1.823 |
Comprimento (mm) |
4.255 |
4.358 |
Distância entre-eixos (mm) |
2.630 |
2.658 |
Tanque (L) |
50 |
55 |
Porta-Malas (L) |
313 |
316 |
DESEMPENHO: |
|
|
Velocidade máxima |
212 km/h (manual e automático) |
189 km/h |
0 a 100 km/h |
8,4 segundos (manual e automático) |
11,4 s (manual) e 12,2 s (Powershift) |
Fonte: Volkswagen |
|
Fonte: Ford |
Nesta ficha técnica, escolhemos as versões de entrada dos hatches. Para o Focus, a variante S parte de R$ 60.990 e vem equipada com motor 1,6L Sigma. O propulsor traz como diferencial a tecnologia flex e sistema que dispensa o uso de tanque auxiliar para partida a frio. Já o Golf tem preços que começam em R$ 67.990. Nesta configuração, o modelo traz sob o capô o motor 1,4L TSi, turboalimentado. Apesar da disparidade no tamanho do motor, ambos entregam potência equivalente. A diferença a favor do hatch alemão vem no torque, graças ao auxílio da turbina.
Ford Focus |
Volkswagen Golf |
Versão |
Preço - R$ |
Versão |
Preço - R$ |
1.6 S |
60.990 |
1.4 Standard |
67.990 |
1.6 SE |
63.990 |
1.4 Elegance |
72.990 |
1.6 S Powershift |
66.990 |
1.4 Exclusive |
82.990 |
1.6 SE Powershift |
69.990 |
1.4 Premium |
92.990 |
2.0 SE Poweshift |
72.990 |
2.0 GTI - Standard |
94.990 |
SE Powershift Plus |
75.990 |
2.0 GTI - Exclusive |
110.990 |
2.0 Titanium Powershift |
79.990 |
2.0 GTI - Premium |
125.990 |
2.0 Titanium Powershift Plus |
87.990 |
|
|
Tanto Focus como Golf são oferecidos com diversas versões de acabamento. Nas variantes de entrada, ambos estão equipados com caixas de transmissão manuais. Para equipar o Focus com o câmbio automatizado PowerShift, o valor sobre para R$ 66.990. Contudo, é adicionado também o sistema AdvanceTrac, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus. Para o Golf, a VW oferece a transmissão automática DSG por mais R$ 7 mil, elevando seu valor para R$ 74.990.
Confira nas matérias produzidas pelo
WebMotors sobre
Focus e
Golf mais sobre a lista de equipamentos de cada versão.
Vale lembrar que o Ford Focus é produzido na Argentina e o VW Golf será importado, pelo menos em um primeiro momento, da Alemanha. Há a possibilidade da marca produzir seu hatch por aqui a partir de 2015.
São inúmeras possibilidades de comparações. Contudo, apenas os números de mercado serão capazes de apontar um vencedor, dentro de alguns meses.
Comentários