Briga de gente grande

Focus quer manter liderança, mas tem o Golf no caminho


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O mercado nacional direciona seus holofotes para um embate interessante no segmento de hatches médios. A briga pelo segmento terá dois competidores de peso a partir do mês de outubro, quando começam a chegar às lojas as novas gerações do Volkswagen Golf e do Ford Focus. O primeiro, importado da Alemanha, quer recuperar o tempo perdido após ficar “empacado” na geração 4,5 por aqui. Chega ostentando a faixa de “Carro do Ano” na Europa. O segundo, vindo da Argentina, traz os títulos de líder da categoria no País e de carro mais vendido no mundo em 2012.

 

Preparamos um comparativo técnico dos dois modelos, detalhando o que cada um traz de vantagem e desvantagem em relação ao outro. 

 

 

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Volkswagen Golf Highline Standard BlueMotion

Ford Focus S 

MECÂNICA:

1,4L TSI BlueMotion

1,6L Sigma TiVCT Flex

width:137pt">Motor

Transversal, 1.395 cm³, gasolina, quatro cilindros em linha, turboalimentado e injeção direta

Transversal, 1.596 cm³, flex, 16v.

width:137pt">Potência máxima

140 cv entre 4.500 e 6.000 rpm

131 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) ambos a 6.500 rpm

width:137pt">Torque máximo

25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm

16,2 kgfm (gasolina) a 3.000 rpm e 16,6 kgfm (etanol) a 5.250 rpm

width:137pt">Transmissão

Manual de seis velocidades ou automático dupla embreagem de 7 (DSG)

Manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem, seis marchas (Powershift)

width:137pt">Suspensão

Dianteira:independente tipo McPherson com barras estabilizadoras. Traseira: independente, com braços múltiplos

Dianteira: independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Control Blades Multilink com barra estabilizadora

width:137pt">Freios

Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS +EBD com assitência de freio (BAS) ASR, EBS e XDS

Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira (Tambor na versão de entrada S) com ABS 

width:137pt">Pneus

225/55 R16

205/55 R16 ou 215/50 R17

width:137pt">DIMENSÕES:

 

 

width:137pt">Altura (mm)

1.468

1.484

width:137pt">Largura (mm)

1.799

1.823

width:137pt">Comprimento (mm)

4.255

4.358

width:137pt">Distância entre-eixos (mm)

2.630

2.658

width:137pt">Tanque (L)

50

55

Porta-Malas (L)

313

316

DESEMPENHO:

 

 

width:137pt">Velocidade máxima

212 km/h (manual e automático)

189 km/h

width:137pt">0 a 100 km/h

8,4 segundos (manual e automático)

11,4 s (manual) e 12,2 s (Powershift)

Fonte: Volkswagen

 

Fonte: Ford

 

 

Nesta ficha técnica, escolhemos as versões de entrada dos hatches. Para o Focus, a variante S parte de R$ 60.990 e vem equipada com motor 1,6L Sigma. O propulsor traz como diferencial a tecnologia flex e sistema que dispensa o uso de tanque auxiliar para partida a frio. Já o Golf tem preços que começam em R$ 67.990. Nesta configuração, o modelo traz sob o capô o motor 1,4L TSi, turboalimentado. Apesar da disparidade no tamanho do motor, ambos entregam potência equivalente. A diferença a favor do hatch alemão vem no torque, graças ao auxílio da turbina. 

 

 

Ford Focus

Volkswagen Golf

Versão

Preço - R$

Versão 

Preço - R$

1.6 S

60.990

1.4 Standard

67.990

 1.6 SE

63.990

1.4 Elegance

72.990

1.6 S Powershift

66.990

1.4 Exclusive

82.990

1.6 SE Powershift

69.990

1.4 Premium

92.990

2.0 SE Poweshift

72.990

2.0 GTI - Standard

94.990

SE Powershift Plus

75.990

2.0 GTI - Exclusive

110.990

2.0 Titanium Powershift

79.990

2.0 GTI - Premium

125.990

2.0 Titanium Powershift Plus

87.990

 

 

 

 

Tanto Focus como Golf são oferecidos com diversas versões de acabamento. Nas variantes de entrada, ambos estão equipados com caixas de transmissão manuais. Para equipar o Focus com o câmbio automatizado PowerShift, o valor sobre para R$ 66.990. Contudo, é adicionado também o sistema AdvanceTrac, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus. Para o Golf, a VW oferece a transmissão automática DSG por mais R$ 7 mil, elevando seu valor para R$ 74.990.

 

Confira nas matérias produzidas pelo WebMotors sobre Focus e Golf mais sobre a lista de equipamentos de cada versão.

 

Vale lembrar que o Ford Focus é produzido na Argentina e o VW Golf será importado, pelo menos em um primeiro momento, da Alemanha. Há a possibilidade da marca produzir seu hatch por aqui a partir de 2015.

 

São inúmeras possibilidades de comparações. Contudo, apenas os números de mercado serão capazes de apontar um vencedor, dentro de alguns meses. 

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