O mercado nacional direciona seus holofotes para um embate interessante no segmento de hatches médios. A briga pelo segmento terá dois competidores de peso a partir do mês de outubro, quando começam a chegar às lojas as novas gerações do Volkswagen Golf e do Ford Focus. O primeiro, importado da Alemanha, quer recuperar o tempo perdido após ficar “empacado” na geração 4,5 por aqui. Chega ostentando a faixa de “Carro do Ano” na Europa. O segundo, vindo da Argentina, traz os títulos de líder da categoria no País e de carro mais vendido no mundo em 2012.
Preparamos um comparativo técnico dos dois modelos, detalhando o que cada um traz de vantagem e desvantagem em relação ao outro.
Volkswagen Golf Highline Standard BlueMotion | Transversal, 1.395 cm³, gasolina, quatro cilindros em linha, turboalimentado e injeção direta | Transversal, 1.596 cm³, flex, 16v. | 140 cv entre 4.500 e 6.000 rpm | 131 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) ambos a 6.500 rpm | 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm | 16,2 kgfm (gasolina) a 3.000 rpm e 16,6 kgfm (etanol) a 5.250 rpm | Manual de seis velocidades ou automático dupla embreagem de 7 (DSG) | Manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem, seis marchas (Powershift) | Dianteira:independente tipo McPherson com barras estabilizadoras. Traseira: independente, com braços múltiplos | Dianteira: independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Control Blades Multilink com barra estabilizadora | Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS +EBD com assitência de freio (BAS) ASR, EBS e XDS | Disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira (Tambor na versão de entrada S) com ABS | Distância entre-eixos (mm) | 212 km/h (manual e automático) | 8,4 segundos (manual e automático) | 11,4 s (manual) e 12,2 s (Powershift) | Nesta ficha técnica, escolhemos as versões de entrada dos hatches. Para o Focus, a variante S parte de R$ 60.990 e vem equipada com motor 1,6L Sigma. O propulsor traz como diferencial a tecnologia flex e sistema que dispensa o uso de tanque auxiliar para partida a frio. Já o Golf tem preços que começam em R$ 67.990. Nesta configuração, o modelo traz sob o capô o motor 1,4L TSi, turboalimentado. Apesar da disparidade no tamanho do motor, ambos entregam potência equivalente. A diferença a favor do hatch alemão vem no torque, graças ao auxílio da turbina.
2.0 Titanium Powershift Plus | Tanto Focus como Golf são oferecidos com diversas versões de acabamento. Nas variantes de entrada, ambos estão equipados com caixas de transmissão manuais. Para equipar o Focus com o câmbio automatizado PowerShift, o valor sobre para R$ 66.990. Contudo, é adicionado também o sistema AdvanceTrac, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus. Para o Golf, a VW oferece a transmissão automática DSG por mais R$ 7 mil, elevando seu valor para R$ 74.990.
Confira nas matérias produzidas pelo
WebMotors sobre
Focus e
Golf mais sobre a lista de equipamentos de cada versão.
Vale lembrar que o Ford Focus é produzido na Argentina e o VW Golf será importado, pelo menos em um primeiro momento, da Alemanha. Há a possibilidade da marca produzir seu hatch por aqui a partir de 2015.
São inúmeras possibilidades de comparações. Contudo, apenas os números de mercado serão capazes de apontar um vencedor, dentro de alguns meses.