Atualizada em relação à nova identidade visual da marca e com um bom pacote de equipamentos, o modelo teria seu maior “pênalti” justamente no câmbio automático, de apenas quatro marchas. É certo que um carro como o Xsara Picasso não tem e não deveria ter a menor pretensão de ser esportivo, mas o que muitos câmbios automáticos de menos de cinco marchas fazem não é afetar a esportividade. Muitos, na verdade, tiram do veículo a capacidade de reagir adequadamente, como numa ultrapassagem. Não é esse o caso da transmissão da Picasso.
Alguém de fora pode achar que isso se deva exclusivamente ao excelente motor 2-litros 16V que a equipa, com 138 cv a 6.000 rpm e 20 kgm a 4.100 rpm. Com torque de sobra, ele teoricamente não deixaria uma eventual lentidão de respostas do câmbio ficar evidente, mas não é bem assim. O mérito se deve também à transmissão.
Em primeiro lugar, ela perdeu a rebeldia de não reduzir as marchas quando o motor já está em uma rotação um pouco mais alta. Isso é especialmente verdadeiro quando se aciona a opção “S” Sport, que torna as trocas de marcha mais ágeis e mantém a rotação do motor numa faixa de bastante força. Modelos anteriormente avaliados com esse câmbio, como o Peugeot 307 Griffe, não tiveram o mesmo desempenho apresentado pela minivan.
Assim, em situações de trânsito, basta chamar o motor no pedal do acelerador que ele responde com docilidade e de maneira adequada. Nada que agrade a um amante de modelos mais fortes, mas, cá para nós, ninguém com esse perfil compraria uma minivan, nem que fosse para carregar os filhos.
E isso se nota rapidamente ao dirigir a Xsara Picasso. A posição do volante, bastante deitada, é típica de vans. O banco, alto e sem apoio, pode favorecer a visão do trânsito, mas desestimula qualquer curva um pouco mais atrevida. Esportiva, então... A suspensão, apesar de firme, também não foi feita para nada que não seja vencer lombadas e valetas.
Para um motorista que realmente goste de dirigir, a melhor escolha diz respeito às peruas, como a Toyota Fielder, a Peugeot 307 SW e a Renault Mégane Grand Tour. A própria Peugeot, no Salão de Genebra, mostrará uma perua que fará uma enorme sombra às minivans, com sete bancos e versatilidade acima da média, a 308 SW. É o modo que a PSA, empresa que controla Citroën e Peugeot, encontrou de atender a todos os gostos.
O ponto forte da Xsara Picasso fica por conta de seu espaço interno e de seu enorme porta-malas de 550 l, mais versátil que o de sedãs, como o do Ford Fusion, por exemplo, que quase se iguala em capacidade, devido ao seu formato, que permite o transporte de diversos tipos de objetos.
Opcionalmente, a minivan pode vir equipada com um DVD de teto, para distrair as crianças e os passageiros mais enfadados com uma viagem longa. Assistir a filmes é tarefa simples e que não distrairá o motorista, uma vez que há fones de ouvido sem fio para os passageiros do banco de trás.
O segmento de minivans precisa urgentemente de renovação no Brasil e não é a reestilização que a Xsara Picasso sofreu que fará com que o quadro se altere, mas que ela continua a ser um bom produto para quem quer um transportador de pessoas, não há a menor dúvida.
FICHA TÉCNICA – Citroën Xsara Picasso Automatique
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, quatro válvulas por cilindro, refrigeração líquida, 1.998 cm³ |
POTÊNCIA | 138 cv a 6.000 rpm |
TORQUE | 20 kgm a 4.100 rpm |
CÂMBIO | Automático de quatro velocidades |
TRANSMISSÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros Michelin XH-AS 185/65 R15 88H |
COMPRIMENTO | 4,27 m |
ALTURA | 1,63 m |
LARGURA | 1,75 m |
ENTREEIXOS | 2,76 m |
PORTA-MALAS | 550 l |
PESO em ordem de marcha | 1.326 kg |
TANQUE | 55 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços arrastados |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
PREÇO | R$ 75,39 mil |
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