Hyundai Creta Smart Plus (3)

Creta Smart Plus é boa opção abaixo de R$ 100 mil

Maior novidade da linha 2021 do SUV da Hyundai é que entrega conteúdo que alguns rivais só tem em versões mais caras

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,5/4500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 6,9 km/litro
      Estrada: 8,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 431 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview


  • + Conforto
  • + Pós-venda
  • - Consumo de combustível
  • - Desempenho
 
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Há quem acredite que o Hyundai Creta precisa de uma reformulação, afinal, foi lançado em 2016, e nunca recebeu sequer um facelift. O fato é que o modelo sempre foi bem nas vendas e consolidou-se na categoria mais disputada do mercado brasileiro, a dos SUVs compactos.

Hyundai Creta Smart Plus (38)
Hyundai Creta Smart Plus é a versão do SUV compacto com boa relação custo/benefício
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Na recém-lançada linha 2021, a única novidade relevante fica por conta da versão Smart Plus. Equipada com motor 1.6 e câmbio automático, propõe ser uma das melhores opções do segmento abaixo de R$ 100 mil.

Tabelada em R$ 93.990, substitui de uma só vez as configurações Smart e Pulse Plus. Está posicionada duas versões abaixo da topo de linha Prestige, que custa R$ 111.990 e passa a ser a única equipada com motor 2.0 de 166 cv.

Hyundai Creta Smart Plus (10)
Nova versão substitui de uma só vez as configurações Smart e Pulse Plus
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Já o Creta Smart Plus, protagonista desta avaliação, aposta no motor 1.6 de 130 cv potência a 6.000 rpm. Já o torque é de 16,5 kgf.m a 4.500 giros. O conjunto derivado da família HB20 entrega números condizentes com boa parte dos concorrentes.

Mas como o pico de performance é desenvolvido em alta rotação, falta fôlego ao carro. É nítida a demora na resposta ao pisar no acelerador. Não à toa, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 11,9 segundos.

Na prática, isso significa que o SUV fabricado em Piracicaba (SP) demora para cumprir tarefas como ultrapassagens, retomadas ou até mesmo subir ladeiras mais íngremes. Muito disso deve-se ao fato de o modelo pesar 1.359 quilos. São 286 quilos a mais em relação a um HB20S com a mesma mecânica. Com 1.073 kg, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 s.

Pode parecer estranho, mas mesmo não sendo dono de performance exuberante, o Creta 1.6 ainda é um dos SUVs com dinâmica de direção mais acertadas. Entrega exatamente o que o público-alvo espera: conforto e prazer ao guiar.

A direção elétrica é leve e direta, enquanto a suspensão tem calibragem extremamente feliz. Embora seja pesado e comprido (são 4,29 metros de comprimento), o utilitário dá pouca margem a grandes oscilações da carroceria. Sem medo de errar, é possível afirmar que é um dos modelos mais confortáveis da categoria.

Consumo joga contra

Hyundai Creta Smart Plus (2)
Motor 1.6 sore para mover o utilitário e isso se reflete no consumo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

A despeito da performance do Creta Smart Plus, o consumo de combustível não é animador. Na cidade, com gasolina, o desempenho é de 10,1 km/l, de acordo com o Inmetro. Neste cenário, a média é inferior a modelos como Ford EcoSport, Peugeot 2008 e Renault Captur, todos com conjuntos mecânicos semelhantes ao do Hyundai.

Outra comparação que evidencia o consumo tênue do Creta 1.6 se dá com o mesmo modelo, só que equipado com motor 2.0. Ele desenvolve 10 km/l no cenário citado acima, ou seja, praticamente o mesmo do SUV com o motor menor. A diferença fundamental é que o 2.0 entrega melhor desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.

Central multimídia com tela de sete polegadas é um dos destaques
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Em contrapartida, o Hyundai Creta Smart Plus cumpre com a proposta de entregar bom conteúdo de série. O modelo vem com direção elétrica com ajustes de altura e profundidade, volante multifuncional revestido em couro, controle de cruzeiro, ar-condicionado digital, trio elétrico, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, além de bancos parcialmente revestidos em couro, faróis de neblina envolvidos por luzes de LED.

Outro destaque da versão é a central multimídia de sete polegadas. Além de ter, câmera de ré e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, é uma das poucas do mercado a disponibilizar TV digital.

Do lado de fora, o chamariz está na caixa de rodas diamantadas de aro 17. É herança da falecida versão Sport.

Espaço notável

Hyundai Creta tem um dos melhores espaços do segmento de SUVs compactos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

O Creta também se notabiliza pelo espaço. Além de porta-malas com 431 litros, um dos maiores da categoria, ele tem outras medidas semelhantes às do Honda HR-V, uma referência em dimensões.

Com 2,59 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,63 m de altura, abriga confortavelmente passageiros de estatura mediana. Outro ponto positivo é que o túnel central é baixo, o que ajuda quem viaja na posição central do banco traseiro. No entanto, quem viaja atrás não conta com saída de ar-condicionado, nem entrada USB, esta, presenta só no console central.

Outra ausência importante é relativa à segurança. O Creta Smart Plus só oferece os dois airbags frontais obrigatórios, enquanto rivais como Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus disponibilizam seis bolsas de ar de série.

Em compensação, o SUV da Hyundai traz controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, além de monitoramento da pressão dos pneus.

Pós-venda é diferencial

Já em relação a pós-venda, o Creta volta a se destacar. É o único a oferecer 5 anos de garantia na categoria, junto ao Caoa Chery Tiggo 5X.

Também merece destaque por oferecer apólice de seguro abaixo de R$ 2 mil, algo difícil de ser encontrado no segmento. No AutoCompara é possível encontrar apólice de R$ 1.996,78 para o perfil de homem, 45 anos, residente na Zona Sul de São Paulo (SP).

Já o preço das revisões está na média da categoria. Ao somar os seis primeiros serviços, relativos a rodagem de até 60 mil quilômetros, temos um total de R$ 3.039,27.

A boa oferta de serviços de pós compra ajudam a explicar porque o Hyundai Creta é um dos modelos mais populares do segmento. Além de oferecer custo-benefício, entrega um produto equilibrado em termos de dinâmica, conforto e conectividade. Na versão Smart Plus, entrega um dos melhores compromissos abaixo de R$ 100 mil.

Creta já ganhou nova geração lá fora, mas modelo nacional ainda deve um face-lift?
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Para quem acha que o modelo já está na hora de ser reformulado, a Hyundai responde com uma nova geração, que já foi confirmada para mercados emergentes, como México e Oriente Médio. Ainda não sabemos quando o novo modelo chega por aqui.

Seja como for, uma demanda mais importante fica por conta da motorização. Seria hora de pensar em oferecer motorização turbo, que tem se mostrada mais eficiente em termos de desempenho e consumo de combustível, e que já faz parte da expertise da Hyundai no Brasil.

 

Ficha Técnica

HYUNDAI - CRETA - 2021
1.6 16V FLEX SMART PLUS AUTOMÁTICO
R$ 95990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1591
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 11:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 130/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,5/4500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 123/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,0/4500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 172
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 12
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 6,9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 8,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 10,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 11,3
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Automático
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4270
  • Largura (mm)
  • 1780
  • Altura (mm)
  • 1635
  • Entre-eixos (mm)
  • 2590
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 190
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 21°
  • Ângulo de saída (graus)
  • 28°
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 55
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 431
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1359
  • Carga útil (kg)
  • 430

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueAudio
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/65
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso9.1
  • Tecnologia8.7
  • Vida a bordo9.2
  • Desempenho8.7
  • Opinião do repórter8.7
  • + Conforto
  • + Pós-venda
  • - Consumo de combustível
  • - Desempenho
 
9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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