Apesar de o Siena aparecer na liderança isolada com 91 mil veículos emplacados na Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nos o excluímos da primeira posição pelo fato de as unidades do compacto Siena EL representar 40% das vendas. Com isso, o Grand Siena ficou em segundo lugar.
O modelo percursor do segmento, o Renault Logan, registrou no mesmo período um montante de 31 mil carros emplacados, quase 15 mil a mais que o seu companheiro de Aliança, o Nissan Versa.
A ideia de começar a avalição do Grand Siena com esta reflexão de mercado surgiu pelo fato de entendermos que em cada modelo citado existe um ponto forte e peculiar. Por isso, entendemos que não dá para falar sobre o automóvel da marca italiana, sem citar os seus concorrentes diretos.
Avaliação na pista Mega Space, Minas Gerais -
Durante o teste do WebMotors, a Fiat nos convidou para conferir a estabilidade do sedã em um autódromo localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A ideia da marca com a ação era comprovar que veículo de entrada entrega a mesma reação em situações de risco que a de um sedã grande. Em um circuito totalmente controlado, ficou notório que o conjunto suspensão, amortecedores e pneus do Fiat ficaram bem acertados. Aliás, a diferença do Grand Siena para o “sedãzinho” de geração anterior é imensa. Enquanto um trazia aquela reação “molenga”, o novo apresenta maior firmeza. A diferença pode ser justificada com a maior bitola. Durante o traçado, também ficou claro que a frente tende a desgarrar, porém nada que prejudique a trajetória do carro.
Na nossa medição de consumo, metodologia tanque-a-tanque, o Fiat Grand Siena, equipado com motor 1,6L, fez 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, ambos os números com etanol. Abastecido com gasolina, o modelo equipado com câmbio manual de cinco velocidades, marcou 13 km/l no cenário urbano e 16 km/l na rodovia.
Ergonomia, espaço e estilo
Um dos pontos negativos do Grand Siena é a sua posição de condução. Nela, o motorista dificilmente consegue se sentar sem a interferência da coluna “A”. Como o carro abusa de um design bojudo, a cintura acabou ficando muito maior que a parte de cima. Ou seja, a carroceria invade a área da cabeça (de visão) do motorista. Durante algumas horas de trânsito, a situação pode ficar pior. Já para os percursos mais curtos, tal detalhe pode passar despercebido.
Se a ergonomia, para um motorista de estatura média, é ruim, o espaço é um dos pontos altos do Grand Siena. Porta-malas de 520 litros e entre-eixos de 2,5 m reforçam a característica positiva.
Entre os sedãs patinhos feios da indústria automotiva, o Grand Siena foi eleito como o mais bonito (57%), Cobalt entrou na segunda colocação (32%) e o Versa ficou em penúltimo, com 6% dos votos. O sedã da Renault ficou com 5% das intenções. O resultado foi obtido por meio de uma amostragem feita entre os 450 mil seguidores do WebMotors no Facebook. Ao todo, 121 eleitores optaram pelo design do carro. A pergunta sugerida, com uma opção de escolha, foi a seguinte: “Qual dos sedãs oferece o melhor design? O resultado fará parte da nossa próxima matéria”.
Opinião do repórter:
Apesar de ser o eleito o mais bonito dos espartanos populares, o Grand Siena carrega predicados como o espaço e a credibilidade do nome. Com exceção da posição de dirigir, o sedã é um carro gostoso de guiar, afinal, ele responde bem aos comandos e as pisadas no acelerador. Os engates da transmissão são precisos e a direção hidráulica é bem ajustada.
Preço do seguro para cada modelo:Usando a ferramenta Seguro Auto WebMotors, concluímos que o Grand Siena usa 5,7% do valor do carro, enquanto o Cobalt 4,2%, o Versa 4,1% e o Logan 5,5%. As versões utilizadas foram as topo, base de valores da tabela Fipe, equipadas com motor 1,6L, 1,4L no caso do GM, todas com transmissão manual. O perfil é de uma mulher, residente na Zona Sul de São Paulo, casada, de 40 anos de idade.
Os pontos fortes da concorrência diante do Siena:
Chevrolet Cobalt – O modelo da GM é o que apresenta o maior porta-malas da categoria. O ponto falho é que a versão 1,4L custa quase o mesmo das 1,6L da concorrência.
Nissan Versa – Por ser o mais leve, o modelo do México oferece a melhor relação peso/potência. Outra vantagem do modelo de marca japonesa é a direção elétrica. Ela facilita nas manobras do dia-a-dia. O modelo também se sobressai no valor do seguro.
Renault Logan – O único artefato que o percursor do segmento dos sedãs bons de briga é o seu valor sugerido. Outro item que ele se sobressai por apenas um centímetro é o tamanho do entre-eixos.
| Nissan Versa | Renault Logan | GM Cobalt | Grand Siena | |
| Motor | 1.598 cm³ | 1.598 cm³ | 1.389 cm³ | 1.598 cm³ |
| Potência | 111 cv | 106 cv | 102 cv | 117 cv |
| Torque | 15,1 kgfm | 14,1 kgfm | 13 kgfm | 16,8 kgfm |
| Peso | 1069 kg | 1080 kg | 1072 kg | 1141 kg |
| Peso/potência | 9,6 kg/cv | 10,1 kg/cv | 10,5 kg/cv | 9,7 kg/cv |
| Porta-malas | 460 | 510 | 563 | 520 |
| Tanque | 41l | 50l | 54l | 48l |
| Entre-eixos | 260 cm | 263 cm | 262 cm | 251 cm |
| 0 - 100 km/h | 10,6 s | 11,8 s | 11,5 s | 9,9 s |
| VEÍCULO | SEGURO | SEGURADORA | $ FIPE | % SOB O VEÍCULO |
| COBALT LTZ 1.4 | R$ 1.724,00 | TOKIO | 40.878 | 4,20% |
| VERSA SL 1.6 | R$ 1.524,00 | SULAMÉRICA | 37.155 | 4,10% |
| LOGAN EX. 1.6 | R$ 1.643,00 | ZURICH | 30.133 | 5,50% |
| GRAND SIENA ESSEN. | R$ 1.888,00 | TOKIO | 33.282 | 5,70% |
Comentários