O valor sugerido pela Fiat para o Palio 1.0 ELX duas portas é de R$ 27,70 mil para a praça paulistana. Já o Volkswagen Gol 1.0 duas portas tem um preço sugerido de R$ 28,85 mil. O Palio Economy custa R$ 25,58 mil e o Gol G4 tem um valor sugerido de R$ 25.728, os dois estão citados aqui porque os dois fabricantes não os separam quando o assunto é registrar o volume de vendas. O Mille, que tanto ajuda a Fiat na hora da soma para decidir o ranking das marcas mais vendidas, custa R$ 22,94 mil. Logo, só no segmento de entrada há cinco opções, com valores em cascata, que podem deixar o consumidor em dúvida. Os cinco estão entre as três primeiras colocações.
O Palio que o WebMotors avaliou cumpriu bem o que prometeu: Ofereceu conforto sem desempenho e economia sem deixar de lado o design.
Motor
O Palio é equipado com um de quatro cilindros em linha de 75 cv de potência máxima. Entre os quatro modelos citados acima, o modelo da Fiat é o segundo mais potente, perdendo, por apenas um “cavalinho”, para o novo Gol. Acontece que, dos modelos citados, o Palio ELX é o mais pesado de todos. Com 970 kg, o automóvel da Fiat tem uma relação peso/potência de 12,9 kg/cv. Para ter ideia, o segundo colocado do ranking peso/potencia é o Gol G4 com 12,3 kg/cv, sendo o vencedor dessas relações o novo Gol 12,2 kg/cv.
Segundo a Fiat, o Palio ELX atinge a velocidade máxima de 157 km/h quando abastecido a álcool e acelera de 0 a 100 km/h em 15,2 s. O Mille, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em 14,7 s com o mesmo combustível. No circuito urbano o propulsor do Palio dá conta do recado, porém é na estrada que ele precisa de um embalo, algo natural na classe dos populares.
Dos cinco veículos apontados pelo WebMotors nessa reportagem o Mille e o Palio são os que apresentam o maior porta-malas, 290 l de capacidade. O nível do ruído interno do Fiat Palio é um dos mais baixos se comparado com os outros modelos populares.
Apesar de o Palio oferecer um das menores relações peso/potência da categoria, o giro do seu motor Fire é agradável, ao famoso estilo dos propulsores com sangue italiano. A transmissão é suave e conta com engates precisos, oferecendo agilidade nos circuitos urbanos. Na estrada, o Palio sofre um pouco e age como qualquer automóvel com motor 1-litro.
Um detalhe que faz falta no Palio ELX é a regulagem de altura do banco do motorista. Afinal, o Fiat oferece uma posição elevada de condução. Ponto negativo para a ergonomia.
Conforme as medições do WebMotors tanque a tanque e em condições normais de condução, o Palio registrou 10 km/l na cidade e 18 km/l na estrada, ambas as situações com gasolina. No caso da cana, o Palio fez 7,5 km/l e 13 km/l respectivamente.
Comprar ou não comprar?
O seguro do Palio ELX 2010 para um homem casado, com mais de 40 anos, que mora no centro de São Paulo é de R$ 2 mil. Já o seguro do novo Gol para uma pessoa com o mesmo perfil do citado acima é de R$ 2,7 mil.
O Cesvi também avalia a visibilidade dos dois modelos e o índice de segurança. O Fiat Palio marcou três estrelas na visibilidade e duas e meia no índice de segurança. Já o Gol registrou três estrelas e meia e duas, respectivamente.
O Fiat Palio é um veículo popular que oferece conforto, sem desempenho. Ele é mais barato para assegurar e conta com o, conhecido e aceito pelos mecânicos, motor Fire. Uma boa compra se você pretende sair da fase Mille ou Celta. O primeiro passo para você deixar de lado os hatches de entrada.
FICHA TÉCNICA – Fiat Palio 1.0 ELX
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote OHC e refrigeração a água, 999 cm³ |
POTÊNCIA | 75 cv com álcool e 73 cv com gasolina a 6.250 rpm |
TORQUE | 9,9 kgm com álcool e 9,5 kgm com gasolina a 4.500 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRANSMISSÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 175/65 R14 |
COMPRIMENTO | 3,84 m |
ALTURA | 1,43 m |
LARGURA | 1,64 m |
ENTREEIXOS | 2,37 m |
PORTA-MALAS | 290 l |
PESO em ordem de marcha | 970 kg |
TANQUE | 48 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços oscilantes |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
PREÇO | R$ 27,70 mil |
_________________
Gosta de hatches pequenos?
Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:
Fiat Palio
Chevrolet Corsa
Ford Fiesta
Peugeot 206
Renault Clio
Volkswagen Gol
Fiat Mille
Chevrolet Celta
Ford Fiesta
Ford Ka Renault Sandero
Chevrolet Corsa
Ford Fiesta
Peugeot 206
Renault Clio
Leia também:
Hyundai anti-Nano, o H800, deve ser vendido no Brasil
Nova geração do Nissan Micra será feita no Brasil
Kia Cadenza dará origem ao novo Hyundai Azera
SEGREDO - 308 Sedan aparece sem disfarce na China
SEGREDO - Alfa Romeo Milano é inteiramente revelado antes da hora
Comentários