- Alguns meses o Volkswagen Gol vende o dobro do volume registrado pelo Fiat Palio. A Fiat só consegue quebrar a hegemonia do Volkswagen Gol no volume de vendas com a ajuda do Fiat Mille.
O valor sugerido pela Fiat para o Palio 1.0 ELX duas portas é de R$ 27,70 mil para a praça paulistana. Já o Volkswagen Gol 1.0 duas portas tem um preço sugerido de R$ 28,85 mil. O Palio Economy custa R$ 25,58 mil e o Gol G4 tem um valor sugerido de R$ 25.728, os dois estão citados aqui porque os dois fabricantes não os separam quando o assunto é registrar o volume de vendas. O Mille, que tanto ajuda a Fiat na hora da soma para decidir o ranking das marcas mais vendidas, custa R$ 22,94 mil. Logo, só no segmento de entrada há cinco opções, com valores em cascata, que podem deixar o consumidor em dúvida. Os cinco estão entre as três primeiras colocações.
O Palio que o WebMotors avaliou cumpriu bem o que prometeu: Ofereceu conforto sem desempenho e economia sem deixar de lado o design.
Motor
O Palio é equipado com um de quatro cilindros em linha de 75 cv de potência máxima. Entre os quatro modelos citados acima, o modelo da Fiat é o segundo mais potente, perdendo, por apenas um “cavalinho”, para o novo Gol. Acontece que, dos modelos citados, o Palio ELX é o mais pesado de todos. Com 970 kg, o automóvel da Fiat tem uma relação peso/potência de 12,9 kg/cv. Para ter ideia, o segundo colocado do ranking peso/potencia é o Gol G4 com 12,3 kg/cv, sendo o vencedor dessas relações o novo Gol 12,2 kg/cv.
Segundo a Fiat, o Palio ELX atinge a velocidade máxima de 157 km/h quando abastecido a álcool e acelera de 0 a 100 km/h em 15,2 s. O Mille, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em 14,7 s com o mesmo combustível. No circuito urbano o propulsor do Palio dá conta do recado, porém é na estrada que ele precisa de um embalo, algo natural na classe dos populares.
Dos cinco veículos apontados pelo WebMotors nessa reportagem o Mille e o Palio são os que apresentam o maior porta-malas, 290 l de capacidade. O nível do ruído interno do Fiat Palio é um dos mais baixos se comparado com os outros modelos populares.
Apesar de o Palio oferecer um das menores relações peso/potência da categoria, o giro do seu motor Fire é agradável, ao famoso estilo dos propulsores com sangue italiano. A transmissão é suave e conta com engates precisos, oferecendo agilidade nos circuitos urbanos. Na estrada, o Palio sofre um pouco e age como qualquer automóvel com motor 1-litro.
Um detalhe que faz falta no Palio ELX é a regulagem de altura do banco do motorista. Afinal, o Fiat oferece uma posição elevada de condução. Ponto negativo para a ergonomia.
Conforme as medições do WebMotors tanque a tanque e em condições normais de condução, o Palio registrou 10 km/l na cidade e 18 km/l na estrada, ambas as situações com gasolina. No caso da cana, o Palio fez 7,5 km/l e 13 km/l respectivamente.
Comprar ou não comprar?
O seguro do Palio ELX 2010 para um homem casado, com mais de 40 anos, que mora no centro de São Paulo é de R$ 2 mil. Já o seguro do novo Gol para uma pessoa com o mesmo perfil do citado acima é de R$ 2,7 mil.
O Cesvi também avalia a visibilidade dos dois modelos e o índice de segurança. O Fiat Palio marcou três estrelas na visibilidade e duas e meia no índice de segurança. Já o Gol registrou três estrelas e meia e duas, respectivamente.
O Fiat Palio é um veículo popular que oferece conforto, sem desempenho. Ele é mais barato para assegurar e conta com o, conhecido e aceito pelos mecânicos, motor Fire. Uma boa compra se você pretende sair da fase Mille ou Celta. O primeiro passo para você deixar de lado os hatches de entrada.
FICHA TÉCNICA – Fiat Palio 1.0 ELX
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote OHC e refrigeração a água, 999 cm³POTÊNCIA | 75 cv com álcool e 73 cv com gasolina a 6.250 rpm | TORQUE | 9,9 kgm com álcool e 9,5 kgm com gasolina a 4.500 rpm | CÂMBIO | Manual de cinco velocidades | TRANSMISSÃO | Dianteira | DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira | RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”, de liga-leve | PNEUS | Dianteiros e traseiros 175/65 R14 | COMPRIMENTO | 3,84 m | ALTURA | 1,43 m | LARGURA | 1,64 m | ENTREEIXOS | 2,37 m | PORTA-MALAS | 290 l | PESO em ordem de marcha | 970 kg | TANQUE | 48 l | SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços oscilantes | FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | PREÇO | R$ 27,70 mil | |