O hatch médio da Fiat ganhou uma reestilização que o tornou mais atraente aos olhos dos consumidores, além de ser vendido a um preço que enche os olhos dos interessados e poupa seus bolsos. Na cabeça da clientela menos ligada ao mundo automotivo, é um carrão vendido a um preço acessível. Para quem conhece a história um pouco melhor, ele é um projeto antigo, que já pagou seus custos de desenvolvimento e, portanto, pode ser vendido a um valor menor por ter se tornado obsoleto.
O Stilo Blackmotion, comercializado apenas em duas variações da cor preta sólida e metálica,oferece teto solar SkyWindow, ar-condicionado digital de duas zonas, câmbio manual automatizado Dualogic com borboletas para troca atrás do volante, bancos de couro, computador de bordo, HSD High Safety Drive, que inclui ABS, freios a disco nas quatro rodas e airbags dianteiros para motorista e passageiro, volante com regulagem de altura e profundidade e toca-CD com MP3, WMA, Bluetooth e entradas USB e auxiliar, para iPod. Equipar um Stilo com tudo isso custaria muito mais do que os R$ 65.675 cobrados pela série especial, o que a torna um excelente negócio. Pelo menos para quem já considerava a compra do hatch médio da Fiat.
O modelo que avaliamos tinha também vidros traseiros de acionamento um-toque, com sistema antiesmagamento que deveria ser de série em qualquer veículo com vidros elétricos, airbags laterais e de cortina e sensores de chuva, iluminação e de estacionamento. Isso elevou o valor do carro para R$ 70.671. É o preço de um Honda City completo, mas nem de longe o sedãzinho tem o mesmo nível de equipamentos do Stilo. Ainda assim, há opções nessa faixa de valor que talvez valha considerar, como o Honda Civic e o Toyota Corolla. Mais conservadores, mas bem mais atuais e melhores de dirigir.
Ao volante
A série especial Blackmotion tem apelo para quem quer um veículo repleto de itens chamativos, mas não necessariamente indispensáveis. O conceito de carro completo, aliás, é bastante relativo. Para alguns, completo é ter ar, direção , vidros e travas elétricas. Para outros, é ter mais funções do que o carro do vizinho. E isso o Blackmotion tem.
O problema é o Blackmotion também ter a dianteira longa e baixa do Stilo, que raspa em qualquer valeta e lombada com a maior facilidade. O acabamento da unidade que avaliamos estava bem melhor que o de alguns outros Stilo que já estiveram conosco, mas já ouve casos de para-sois que desciam sozinhos, de porta-luvas mal encaixados e outros problemas semelhantes de acabamento. É outra herança que torcemos para o Blackmotion não carregar.
Em termos de desempenho, o motor 1,8-litro, de origem GM, é ultrapassado e barulhento. Ele também vibra um bocado, ainda que isso possa ser confundido com alguma veia esportiva do carro. Ele até acelera bem, mas merecia um motor mais moderno e suave, como o que equipava o Marea. Economia também não é o forte do propulsor, que deve se aposentar com o Stilo.
O câmbio Dualogic oferece comodidade no trânsito das grandes cidades e é uma opção a considerar para quem não quer gastar a perna esquerda no pedal da embreagem, mas oferece um estilo de condução com o qual ou você se acostuma e isso não é difícil ou vai ficar insatisfeito, pensando seriamente em um automático convencional.
Para encurtar a história, o Stilo, quando era um veículo atualizado e interessante, não vendeu tanto quanto a Fiat esperava. Envelhecido, ele começou a dar o resultado que se esperava dele, até surpreendeu. O problema é que isso adia a chegada do Bravo, um hatch médio que já está dois anos atrasado por aqui. Esse é mais um dos mistérios do mercado brasileiro. E um exemplo simples, mas incontestável, de por que nossos carros são tão desatualizados. Porque há demanda.
FICHA TÉCNICA – Fiat Stilo Blackmotion
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote, flexível em combustível, refrigeração a líquido, 1.796 cm³ |
POTÊNCIA | 114 cv álcool/112 cv gasolina a 5.500 rpm |
TORQUE | 181 Nm álcool/175 Nm gasolina a 2.800 rpm |
CÂMBIO | Manual automatizado Dualogic de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Com assistência elétrica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 215/50 R17 |
COMPRIMENTO | 4,25 m |
ALTURA | 1,54 m |
LARGURA | 1,76 m |
ENTREEIXOS | 2,60 m |
PORTA-MALAS | 350 l a 430 l, com os bancos traseiros recolhidos |
PESO em ordem de marcha | 1.235 kg |
TANQUE | 58 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção |
FREIOS | Discos na dianteira e discos sólidos na traseira |
CONSUMO | Consumo urbano de 8,2 km/l álcool/11,2 km/l gasolina; consumo rodoviário de 12 km/l álcool/16,3 km/l gasolina |
CORES | Preto Vesúvio e Preto Vulcano |
PREÇO | R$ 70.671 conforme avaliado |
Gosta de hatches médios?
Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:
Fiat Stilo
Nissan Tiida
Ford Focus
Citroën C4
Peugeot 307
Peugeot 306
Volkswagen Golf Renault Mégane
Chevrolet Astra
Leia também:
Kia Cerato só não ameaça Honda Civic porque é importado
smart fortwo dá show de praticidade e disposição
Renault Symbol mostra que há preço baixo entre os bem-equipados
VW Jetta Variant tem um senhor motor, mas o câmbio...
Mercedes-Benz CLC 200 K se dá bem na cidade e na estrada
Comentários