Fiat Strada: carro mais vendido em outubro de 2025 no Brasil

Fiat Strada Ranch: escolhas e renúncias

Com preço de R$ 141.990, a versão rancheira da caminhonete custa o mesmo que um bom SUV compacto. Vale a troca?

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 20/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,7 km/litro
      Estrada: 9,3 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 844 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.2

Overview

A Fiat Strada Ranch tem conjunto motor e câmbio impecável e uma versátil caçamba. Mas poderia ser mais completa e amigável para o uso familiar.


  • + Desempenho
  • + Consumo
  • + Capacidade de carga
  • - Equipamentos
  • - Espaço interno
  • - Preço nas versões 1.0 turbo
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Fiat Strada Ranch: escolhas e renúncias
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já falamos várias vezes sobre os motivos que levam a Fiat Strada a ser um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Mas não custa nada repetir: é uma picape leve reconhecida pela sua robustez e pelo baixo custo de manutenção. Além disso, tem uma linha completa, com configurações para todos os gostos e bolsos.

Que essa caminhonete leve é competentíssima no batente, todo mundo já sabe. Basta vez os exemplares da Strada circulando abarrotadas de botijões de gás e nos mais variados estados de (má) conservação. Como um bom brasileiro, suportando as pancadas da vida sem perder a alegria.

Mas tem muita gente de olho na picapinha como um carro de passeio e isso fica claro na decisão da Fiat de oferecer várias versões com motor turbo e câmbio automático. Será que é possível trocar um carro de passeio "comum" pela Strada? Passei uma semana com a picapinha na versão Ranch e conto para vocês como foi a experiência.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Essa Strada Ranch é a versão topo de linha com o visual mais aventureiro que esportivo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Fiat Strada Ranch

Rancheira no visual

A Ranch é uma das duas versões topo de linha da Strada. Custa os mesmos R$ 141.990 que a Ultra, mas se diferencia pelo visual externo mais... rancheiro e menos esportivo. Inclusive com direito aos desnecessários estribos laterais - que mais atrapalham do que ajudam na tarefa de acessar a cabine - e rodas de 16 polegadas com pneus de uso misto.

E já que estamos falando em preço, a Strada Ranch não é exatamente barata. Tanto que briga pelo cliente de SUVs compactos turbo como o Peugeot 2008 Active (R$ 139.990), Hyundai Creta Comfort (R$ 141.890) e Chevrolet Tracker LT (R$ 144.490).

Mas, voltando para a Strada, esse apelo rural está mais no visual do que na capacidade da Strada Ranch de trafegar por estradinhas intransponíveis. Apesar do bloqueio eletrônico do diferencial E-Locker - acionado na tecla TC+ no painel -, os 19 cm de vão livre para o solo e a ausência da tração nas quatro rodas aproximam a picape mais dos SUVs compactos que de um 4x4 raiz.

Falando em tamanho, a Strada Ranch ainda é um modelo de dimensões compactas: mede 4,45 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,58 m de altura e tem 2,74 m de entre-eixos. É bastante versátil no uso diário. Como qualquer compacto. Mas com a vantagem de ter uma área de carga para 844 litros e capaz de levar até 650 quilos.

É aqui que o calo aperta

A caçamba pode ser uma boa para quem costuma levar cargas volumosas e/ou pesadas de maneira mais ou menos constante. Mas não é tão prática assim para quem está acostumado com um porta-malas.

Mesmo com uma capota marítima, o espaço de carga de uma picape não é tão isolado quanto um porta-malas. Logo, a certeza é de que a bagagem vai sujar. E será preciso arranjar uma caixa para levar as compras do mercado.

Dependendo do que for transportado, uma opção é usar a cabine. E isso nos leva ao segundo problema: a Strada não é exatamente espaçosa. Mesmo para o padrão dos compactos.

O espaço na cabine da Strada Cabine Dupla é bem restrito
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Eu tenho 1,65 m de altura e me senti apertado na caminhonete. Essa limitação de espaço ficou ainda mais clara quando coloquei a cadeirinha do meu filho João, de 2 anos e 10 meses, no assento traseiro. O espaço restante no banco do passageiro dianteiro não permitia o transporte de um passageiro de mais de 1,70 m.

Também não contribuem para o conforto na cabine o volante ser regulável só em altura e o banco traseiro ter um encosto bem vertical. Outro ponto em que a picape perde pontos é no quadro de instrumentos ultracompacto, que lembra muito o do subcompacto Mobi. Distante do que se espera de um carro de R$ 140 mil.

Mas a minha convivência com a Strada não foi feita só de decepções. O volante multifuncional da picape é aquele mesmo usado em outros produtos da Fiat/Jeep e me agrada pelo bom posicionamento dos comandos.

E a multimídia de sete polegadas, apesar de básica, é bem fácil de usar. O acabamento interno é simples, como é padrão nos compactos brasileiros. Mas a variação de cores e texturas deixa o ambiente um bocado mais refinado.

O volante multifuncional é o mesmo usado em outros carros da Stellantis
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Equipamentos

Na lista de equipamentos, a Fiat Strada Ranch não impressiona, mas também não decepciona.

A picape tem direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado digital e automático, bancos de couro, carregador de celular por indução, faróis de LED, airbags laterais, alarme, central multimídia, controle de tração avançado TC+.

Mas bem que a picape poderia sair de fábrica com itens como chave presencial, airbags de cortina e algum tipo de auxílio tecnológico de condução, como frenagem autônoma ou controlador automático de velocidade. Equipamentos já bem comuns nessa faixa de preço da Strada Ranch.

A multimídia é simples, mas tem espelhamento sem fio para smartphones
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Mecânica

A Strada Ranch é equipada com um motor 1.0 turbo de 130 cv de potência e um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.

É o mesmo conjunto mecânico usado em outros modelos da Stellantis, como os Citroën C3, Basalt e C3 Aircross, os Peugeot 208 e 2008 e os Fiat Pulse e Fastback.

Com essa motorização turbo, a picape acelera de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge 180 km/h de velocidade máxima.

Já as médias de consumo rodoviário são de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol), enquanto no ciclo urbano o consumo é de 12,1 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol).

O motor 1.0 turbo e o câmbio CVT são um dos pontos fortes da Strada
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Ao volante da Fiat Strada Ranch

Ouso dizer que esse conjunto mecânico composto pelo motor "mil" sobrealimentado e o câmbio CVT é o melhor oferecido nos carros compactos produzidos no Brasil.

O 1.0 turbo tem fôlego de sobra mesmo abaixo de 2 mil rpm e o câmbio automático responde quase sempre com uma agilidade surpreendente para uma caixa do tipo CVT. Há apenas um leve atraso de resposta na saída. Mas nada que incomode.

É tanta agilidade que nem é preciso acionar o modo Sport, selecionado por um botão no volante e que deixa as trocas ainda mais ágeis, o acelerador mais sensível e a direção mais pesada. Usei a função só por dever de ofício e realmente a Strada fica mais divertida de andar. Mas sem botar um caminhão de diferença para o modo "coxinha".

O quadro de instrumentos é pequeno e tem visual simples para um carro de mais de R$ 140 mil
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Mesmo com esse desempenho todo, a Strada ainda é bastante econômica. Rodei mais de 350 quilômetros com a picape abastecida com etanol. 90% foram em perímetro urbano e enfrentando trânsito lento. No fim do teste, o computador de bordo exibia uma média de 10 km/l.

Por outro lado, esse motor 1.0 turbo tem um funcionamento mais áspero na Strada do que em outros modelos da Stellantis equipados com o mesmo propulsor. O carro vibra mais - principalmente em marcha lenta e baixas velocidades - e também é mais ruidoso quando exigido.

Na comparação com a Strada 1.3 aspirada, essa Strada 1.0 turbo tem por padrão uma direção mais pesada e uma suspensão recalibrada com acerto mais firme, além de freios melhorados para lidar com a potência e o torque extras.

Mesmo assim, não é exatamente um carro voltado para a satisfação do motorista ao volante. Apesar do desempenho empolgante, ainda fica aquela sensação de que  sobra motor para o restante do conjunto. Não chega a ser inseguro ou desconfortável. Mas falta refinamento.

A Strada faz sentido para quem vai usar a caçamba, mas não se sai muito bem no papel de carro familar
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Vale a pena comprar uma Fiat Strada Ranch?

Antes de fechar esse teste, vamos às contas: para fazer as revisões até os 50 mil quilômetros, o dono de uma Strada Ranch terá que desembolsar R$ 3.864 apenas nas manutenções obrigatórias.

Valor relativamente baixo: só para comparar, o proprietário de um Pulse Impetus teria que desembolsar R$ 3.984 pelos mesmos serviços.

A conta se inverte bastante no seguro: fiz uma cotação no Auto Compara e a melhor oferta de cobertura completa para a Strada ficou em R$ 13.179,20, ante os R$ 7.112,54 de um Pulse Impetus.

Como deixei bem claro no título, levar a Strada é uma escolha e algumas renúncias. Uma escolha por um carro com caçamba, mas que obriga você a abrir mão de mais conforto e equipamentos presentes nos SUVs compactos da mesma faixa de preço.

Ou seja: se você realmente vai usar a caçamba e não precisa ou não quer um carro espaçoso, a Strada é uma opção para você.

Ah! E se o custo-benefício também é um fator importante, vale a pena optar pela picape com o motor 1.3 aspirado, que custa menos e já atende muito bem.

Afinal, nem sempre potência extra e visual incrementado fazem de um carro a melhor opção para o seu bolso.

Ancora: Conclusão Score

Veja também

Ficha Técnica

FIAT - STRADA - 2025
1.0 TURBO 200 FLEX RANCH CD CVT
R$ 145990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 200
  • Potência (cv/rpm)
  • 130/5750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 20/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 130/5750
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 20/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 11,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 12
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4474
  • Largura (mm)
  • 1732
  • Altura (mm)
  • 1595
  • Entre-eixos (mm)
  • 2737
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 210
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 23,2
  • Ângulo de saída (graus)
  • 28,4
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 55
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 844
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1174
  • Carga útil (kg)
  • 650

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Carregador 12V
  • USB
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Diamantada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.2
  • Tecnologia7.9
  • Vida a bordo7.7
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter8.3
  • + Desempenho
  • + Consumo
  • + Capacidade de carga
  • - Equipamentos
  • - Espaço interno
  • - Preço nas versões 1.0 turbo
 
8.2

  • Evandro Enoshita
  • Com 38 anos e apaixonado por carros desde sempre, atuo há mais de dez anos no segmento automotivo. Além da Webmotors, já passei por publicações como a revista Motor Show e o portal iG.
Compartilhar
Tags:Fiat
Comentários