Ford Maverick Lariat Black (11)

Ford Maverick Black une o melhor dos dois mundos

Nova versão de entrada da picape foca em estilo e tecnologia. Avaliamos desempenho, conforto e usabilidade real

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 38,7/3000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 943 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

  1. Home
  2. Testes
  3. Ford Maverick Black une o melhor dos dois mundos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford trocou a antiga FX4 pela Maverick Lariat Black, que agora é a nova versão de entrada da picape no Brasil. Mas engana-se quem pensa que “entrada” aqui significa simplicidade.

Com preço competitivo, ela chega para encarar rivais mais caros, como a Ram Rampage, que parte de R$ 270.990 na versão a gasolina. Mas como ela se comporta na prática?

Rodamos com a picape em diferentes tipos de terreno e trazemos aqui as impressões reais ao dirigir, destacando o que vai além da ficha técnica.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Design urbano com toque aventureiro

O visual é um dos pontos que mais chamam atenção. A Lariat Black aposta em um pacote escurecido que inclui grade frontal, rodas de liga leve de 17 polegadas e detalhes externos em preto, como no logo da marca, que ficou mais sofisticado com o tom escurecido. Além disso, o modelo também tem faróis e lanternas em LED.

Ford Maverick Black tem detalhes escurecidos, como na grade, logo da marca, interior dos faróis e rodas
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro, o acabamento escuro e o revestimento premium entregam uma cabine mais requintada — reforçada por teto solar, e uma assinatura visual exclusiva da versão.

É uma proposta claramente voltada para quem quer unir o estilo de vida de quem curte picapes com o conforto e conectividade de um SUV urbano.

Ao volante: picape fácil de conduzir

Apesar dos cinco metros de comprimento e 2,12 metros de largura, a Maverick surpreende por ser fácil de conduzir. Isso se deve, principalmente, à posição de dirigir bem acertada, que não apenas garante boa visibilidade, mas permite ao motorista se alinhar confortavelmente ao carro. Some a isso o bom ajuste de bancos e volante, e a condução se torna muito mais natural.

Rodas são de liga leve de 17 polegadas e permanecem com o mesmo desenho da versão anterior, a FX4
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo também é recheado de itens de segurança ativa e passiva, o que contribui para a sensação de controle em qualquer situação: sensores, câmeras, alertas e assistentes de condução fazem parte do pacote.

Ford Maverick Black está "na mão"

A Lariat Black mantém o motor 2.0 EcoBoost GTDi a gasolina, de 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração integral inteligente (AWD). A velocidade máxima é de 180 km/h limitada eletronicamente e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em oito segundos.

Na prática, isso se traduz em um conjunto que responde bem, seja em acelerações mais fortes ou em frenagens de emergência. A condução é firme, com boa entrega de torque e sensação de que o carro “está na mão”.

Motor 2.0 rende 253 cv de potência e velocidade máxima é de 180 km/h
Crédito: Divulgação
toggle button

Mesmo rodando com a picape praticamente vazia, ela se mostrou estável e previsível. O trajeto do teste incluiu trechos urbanos, estrada, curvas sinuosas e uma estrada de terra leve — e é exatamente aí que a Maverick mostra a que veio.

A proposta dela não é encarar trilhas desafiadoras, mas entregar capacidade e desempenho em trajetos do dia a dia e em situações onde a capacidade para o fora de estrada leve é exigido.

A tração AWD inteligente atua de forma automática, enviando força para as rodas traseiras apenas quando necessário, o que ajuda a economizar combustível em condições normais. Além disso, o seletor de modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio, Esportivo e Rebocar/Transportar) está à mão e é de fácil operação.

Conforto para todos os ocupantes

Além da boa ergonomia para o motorista, a Maverick oferece um ambiente agradável também para os passageiros. Quem vai atrás encontra bom espaço para pernas e cabeça, o que garante o mínimo necessário para enfrentar viagens mais longas sem aperto.

A suspensão traseira independente garante uma condução mais suave, especialmente em terrenos irregulares.

De fato, o único incômodo é o nível de isolamento acústico. Em trechos de velocidades mais altas, os ocupantes da cabine têm a sensação de que há uma pequena abertura na janela por onde entra o vento, causando ruído, mesmo estando tudo bem fechado.

Ford Maverick Black tem multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Crédito: Divulgação
toggle button

Interior conectado e funcional

A central multimídia com tela de 13,2 polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) integrada ao painel digital de oito polegadas forma um conjunto moderno e intuitivo. O carregador de celular por indução e o sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes completam a experiência high-tech da cabine.

Os comandos estão bem posicionados, e o ambiente é agradável para uso urbano ou rodoviário, com boa visibilidade e ergonomia.

Segurança e praticidade: destaque positivo

O pacote de segurança é um dos mais completos da categoria: piloto automático adaptativo com Stop & Go, centralização de faixa, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, além de sete airbags e travamento eletrônico da caçamba. Há ainda partida remota com climatização, o que é um diferencial para quem estaciona em locais abertos.

Caçamba ainda é um trunfo

Mesmo com foco no uso urbano, a Maverick não deixa de lado a funcionalidade. A caçamba de 943 litros de capacidade e a capacidade de carga máxima de 618 kg oferecem espaço suficiente para o dia a dia ou escapadas de final de semana.

A capota marítima e o protetor de caçamba vêm de fábrica, assim como o estepe full size — ponto positivo para quem pretende pegar estrada ou encarar um chão de terra com mais segurança.

Caçamba tem 943 litros e 618 kg de capacidade máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

Vale a pena investir na Ford Maverick Black?

A Maverick Lariat Black 2025 se posiciona bem entre os SUVs e as picapes médias. É mais prática que uma picape tradicional para uso urbano, mas ainda entrega robustez, estilo e versatilidade.

A direção precisa, o bom desempenho e o pacote tecnológico atualizado fazem dela uma opção interessante para quem busca uma picape mais racional, com cara de SUV e vocação para os dois mundos.

Com preço de R$ 219.900, ela entrega um pacote competitivo frente à rival Ram Rampage, e pode ser uma escolha certeira para quem quer estilo, desempenho e tecnologia sem ir para o off-road extremo.

Ficha Técnica

FORD - MAVERICK - 2026
2.0 ECOBOOST GASOLINA BLACK AUTOMÁTICO
R$ 219900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • EcoBoost
  • Potência (cv/rpm)
  • 253/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 38,7/3000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 175
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 7,2

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 8
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Com reduzida (4x4)
  • Sim

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 5096
  • Largura (mm)
  • 1979
  • Altura (mm)
  • 1733
  • Entre-eixos (mm)
  • 3077
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 62
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 943
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1759
  • Carga útil (kg)
  • 618

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • SYNC 4
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Carregador de smartphone por indução
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 13,2
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tipo de espelhamento
  • Sem cabo
  • Carregador 12V
  • USB-C
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/65

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso0.0
  • Tecnologia0.0
  • Vida a bordo0.0
  • Desempenho0.0
  • Opinião do repórter0.0
       

      Compartilhar
      Comentários
      Wid badge