A Ford trocou a antiga FX4 pela Maverick Lariat Black, que agora é a nova versão de entrada da picape no Brasil. Mas engana-se quem pensa que “entrada” aqui significa simplicidade.
Com preço competitivo, ela chega para encarar rivais mais caros, como a Ram Rampage, que parte de R$ 270.990 na versão a gasolina. Mas como ela se comporta na prática?
Rodamos com a picape em diferentes tipos de terreno e trazemos aqui as impressões reais ao dirigir, destacando o que vai além da ficha técnica.
O visual é um dos pontos que mais chamam atenção. A Lariat Black aposta em um pacote escurecido que inclui grade frontal, rodas de liga leve de 17 polegadas e detalhes externos em preto, como no logo da marca, que ficou mais sofisticado com o tom escurecido. Além disso, o modelo também tem faróis e lanternas em LED.
Por dentro, o acabamento escuro e o revestimento premium entregam uma cabine mais requintada — reforçada por teto solar, e uma assinatura visual exclusiva da versão.
É uma proposta claramente voltada para quem quer unir o estilo de vida de quem curte picapes com o conforto e conectividade de um SUV urbano.
Apesar dos cinco metros de comprimento e 2,12 metros de largura, a Maverick surpreende por ser fácil de conduzir. Isso se deve, principalmente, à posição de dirigir bem acertada, que não apenas garante boa visibilidade, mas permite ao motorista se alinhar confortavelmente ao carro. Some a isso o bom ajuste de bancos e volante, e a condução se torna muito mais natural.
O modelo também é recheado de itens de segurança ativa e passiva, o que contribui para a sensação de controle em qualquer situação: sensores, câmeras, alertas e assistentes de condução fazem parte do pacote.
A Lariat Black mantém o motor 2.0 EcoBoost GTDi a gasolina, de 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração integral inteligente (AWD). A velocidade máxima é de 180 km/h limitada eletronicamente e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em oito segundos.
Na prática, isso se traduz em um conjunto que responde bem, seja em acelerações mais fortes ou em frenagens de emergência. A condução é firme, com boa entrega de torque e sensação de que o carro “está na mão”.
Mesmo rodando com a picape praticamente vazia, ela se mostrou estável e previsível. O trajeto do teste incluiu trechos urbanos, estrada, curvas sinuosas e uma estrada de terra leve — e é exatamente aí que a Maverick mostra a que veio.
A proposta dela não é encarar trilhas desafiadoras, mas entregar capacidade e desempenho em trajetos do dia a dia e em situações onde a capacidade para o fora de estrada leve é exigido.
A tração AWD inteligente atua de forma automática, enviando força para as rodas traseiras apenas quando necessário, o que ajuda a economizar combustível em condições normais. Além disso, o seletor de modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio, Esportivo e Rebocar/Transportar) está à mão e é de fácil operação.
Além da boa ergonomia para o motorista, a Maverick oferece um ambiente agradável também para os passageiros. Quem vai atrás encontra bom espaço para pernas e cabeça, o que garante o mínimo necessário para enfrentar viagens mais longas sem aperto.
A suspensão traseira independente garante uma condução mais suave, especialmente em terrenos irregulares.
De fato, o único incômodo é o nível de isolamento acústico. Em trechos de velocidades mais altas, os ocupantes da cabine têm a sensação de que há uma pequena abertura na janela por onde entra o vento, causando ruído, mesmo estando tudo bem fechado.
Veja também: Ford Maverick: mudou tudo na linha 2026 da picape!
A central multimídia com tela de 13,2 polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) integrada ao painel digital de oito polegadas forma um conjunto moderno e intuitivo. O carregador de celular por indução e o sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes completam a experiência high-tech da cabine.
Os comandos estão bem posicionados, e o ambiente é agradável para uso urbano ou rodoviário, com boa visibilidade e ergonomia.
O pacote de segurança é um dos mais completos da categoria: piloto automático adaptativo com Stop & Go, centralização de faixa, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, além de sete airbags e travamento eletrônico da caçamba. Há ainda partida remota com climatização, o que é um diferencial para quem estaciona em locais abertos.
Mesmo com foco no uso urbano, a Maverick não deixa de lado a funcionalidade. A caçamba de 943 litros de capacidade e a capacidade de carga máxima de 618 kg oferecem espaço suficiente para o dia a dia ou escapadas de final de semana.
A capota marítima e o protetor de caçamba vêm de fábrica, assim como o estepe full size — ponto positivo para quem pretende pegar estrada ou encarar um chão de terra com mais segurança.
A Maverick Lariat Black 2025 se posiciona bem entre os SUVs e as picapes médias. É mais prática que uma picape tradicional para uso urbano, mas ainda entrega robustez, estilo e versatilidade.
A direção precisa, o bom desempenho e o pacote tecnológico atualizado fazem dela uma opção interessante para quem busca uma picape mais racional, com cara de SUV e vocação para os dois mundos.
Com preço de R$ 219.900, ela entrega um pacote competitivo frente à rival Ram Rampage, e pode ser uma escolha certeira para quem quer estilo, desempenho e tecnologia sem ir para o off-road extremo.
FORD - MAVERICK - 2026 |
2.0 ECOBOOST GASOLINA BLACK AUTOMÁTICO |
R$ 219900 |
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