A Ford Maverick vem forte para 2026. A estratégia mudou: a partir de agora, a picape troca de "alvo" - deixa de atacar a Fiat Toro, quase "imbatível" no segmento de intermediárias, e passa a mirar na Ram Rampage -, fica mais barata, muda de visual e ganha versão inédita para ser ainda mais competitiva.
Antes eram só duas versões: Maverick Lariat FX4 (R$ 229.500) e Lariat Hybrid (R$ 239.500). Agora, ela ganha o facelift mostrado lá fora, baseado na nova identidade de design da Ford, assume uma nova versão de entrada e ainda fica mais equipada. Vai decolar?
A FX4 sai de cena e dá lugar à "Black" - que leva o nome justamente pelo apelo da estética escurecida. Depois da Black vem a Maverick Tremor - que tem esse sobrenome, assim como a F-150, pelo conjunto mais preparado para trilhas - e, por fim, a Hybrid, a única ainda sem preço. O line-up fica assim:
A grande novidade da linha 2026 da picape, além do novo visual, é a readequação de versões. A Black é a antiga FX4, que agora tem rodas e detalhes escurecidos para fazer alusão ao "tema". Ela não perde equipamentos e, mesmo assim, está R$ 10 mil mais barata.
Depois vem a maior novidade da atualização, a Tremor, que segundo a Ford tem a mesma dinâmica de engenharia empregada na F-150 - com ajustes de suspensão e reforços nos ângulos de entrada e saída. A marca ainda destaca que o diferencial dianteiro é do tipo Torsen, de deslizamento inteligente.
Além da preparação, a configuração intermediária também tem detalhes na cor laranja espalhados pela carroceria, nas rodas e também na cabine, além de um assistente de reboque, algo inédito para a Maverick.
Detalhe: a picape cresceu e agora tem 5,12 m de comprimento - antes eram 5,07 m. Já as outras dimensões continuam as mesmas, ou seja, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, uma Ram Rampage tem 5,03 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos.
A caçamba da Maverick, vale lembrar, tem praticamente o mesmo volume que a da Fiat Toro: são 938 litros contra 937 litros da rival. Já a Rampage leva um pouco mais: 980 litros.
Por dentro há evoluções importantes: a central multimídia Sync 4 segue a tendência atual, "aumenta" - ela troca a tela de oito polegadas com o "vão" do lado por outra maior, de 13,2 polegadas, que "preenche" o espaço -, oferece Android Auto e Apple Carplay sem fio, GPS nativo e som da grife B&O.
Tem mais: a Maverick também passa a oferecer teto solar, retrovisores com aquecimento, aletas atrás do volante para trocas de marcha e câmera 360° como itens de série.
Na parte de segurança, ela ganha piloto automático adaptativo (ACC) com Stop&Go, assistente para ajuste da picape na faixa, sistema de frenagem autônoma e frenagem automática pós-colisão, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego.
A híbrida não teve detalhes revelados durante a apresentação da Tremor (a Black também ainda não foi totalmente "desvendada"), mas deve mudar pouco e seguir somente com a renovação visual. Sua chegada está prevista para o segundo semestre.
As versões Black e Tremor seguem movidas pelo motor 2.0 GTDI turbo a gasolina, da família Ecoboost, com 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral. São seis modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Reboque e Off-Road.
Segundo a Ford, os números do PBEV do Inmetro garantem que ela pode fazer 8,4 km/litro na cidade e 10,7 km/l na estrada. O zero a 100 km/h com esse motor é feito em 7,2 segundos. A picape segue ótima de "chão"... E o ronco do motor melhorou bastante.
Já a configuração híbrida, embora a informação ainda não seja oficial, deve continuar sendo movida pelo motor 2.5 aspirado de quatro cilindros e 164 cv combinado a um elétrico de 128 cv - que juntos podem entregar 194 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT e tração dianteira.