Ford Maverick: mudou tudo na linha 2026 da picape!

Modelo muda de "alvo", mira na Ram Rampage, fica mais barata e ganha versão inédita para ser ainda mais competitiva

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André Deliberato
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A Ford Maverick vem forte para 2026. A estratégia mudou: a partir de agora, a picape troca de "alvo" - deixa de atacar a Fiat Toro, quase "imbatível" no segmento de intermediárias, e passa a mirar na Ram Rampage -, fica mais barata, muda de visual e ganha versão inédita para ser ainda mais competitiva.

Antes eram só duas versões: Maverick Lariat FX4 (R$ 229.500) e Lariat Hybrid (R$ 239.500). Agora, ela ganha o facelift mostrado lá fora, baseado na nova identidade de design da Ford, assume uma nova versão de entrada e ainda fica mais equipada. Vai decolar?

Ford Maverick Tremor
Por ser importada do México, dá para dizer que a Ford Maverick recorreu ao custo-benefício
Crédito: Divulgação
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As três versões da Ford Maverick

A FX4 sai de cena e dá lugar à "Black" - que leva o nome justamente pelo apelo da estética escurecida. Depois da Black vem a Maverick Tremor - que tem esse sobrenome, assim como a F-150, pelo conjunto mais preparado para trilhas - e, por fim, a Hybrid, a única ainda sem preço. O line-up fica assim:

  • Ford Maverick Black: R$ 219.900
  • Ford Maverick Tremor: R$  239.900
  • Ford Maverick Hybrid: não definido (estimamos R$ 249.900)
  • A grande novidade da linha 2026 da picape, além do novo visual, é a readequação de versões. A Black é a antiga FX4, que agora tem rodas e detalhes escurecidos para fazer alusão ao "tema". Ela não perde equipamentos e, mesmo assim, está R$ 10 mil mais barata.

    Depois vem a maior novidade da atualização, a Tremor, que segundo a Ford tem a mesma dinâmica de engenharia empregada na F-150 - com ajustes de suspensão e reforços nos ângulos de entrada e saída. A marca ainda destaca que o diferencial dianteiro é do tipo Torsen, de deslizamento inteligente.

    Além da preparação, a configuração intermediária também tem detalhes na cor laranja espalhados pela carroceria, nas rodas e também na cabine, além de um assistente de reboque, algo inédito para a Maverick.

    Detalhe: a picape cresceu e agora tem 5,12 m de comprimento - antes eram 5,07 m. Já as outras dimensões continuam as mesmas, ou seja, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, uma Ram Rampage tem 5,03 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos.

    A caçamba da Maverick, vale lembrar, tem praticamente o mesmo volume que a da Fiat Toro: são 938 litros contra 937 litros da rival. Já a Rampage leva um pouco mais: 980 litros.

    Na cabine

    Por dentro há evoluções importantes: a central multimídia Sync 4 segue a tendência atual, "aumenta" - ela troca a tela de oito polegadas com o "vão" do lado por outra maior, de 13,2 polegadas, que "preenche" o espaço -, oferece Android Auto e Apple Carplay sem fio, GPS nativo e som da grife B&O.

    Tem mais: a Maverick também passa a oferecer teto solar, retrovisores com aquecimento, aletas atrás do volante para trocas de marcha e câmera 360° como itens de série.

    Na parte de segurança, ela ganha piloto automático adaptativo (ACC) com Stop&Go, assistente para ajuste da picape na faixa, sistema de frenagem autônoma e frenagem automática pós-colisão, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego.

    Maverick trocou a multimídia por uma maior que, repare: NÃO é alinhada com a parte debaixo do painel
    Crédito: Divulgação
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    E a Ford Maverick Hybrid?

    A híbrida não teve detalhes revelados durante a apresentação da Tremor (a Black também ainda não foi totalmente "desvendada"), mas deve mudar pouco e seguir somente com a renovação visual. Sua chegada está prevista para o segundo semestre.

    As versões Black e Tremor seguem movidas pelo motor 2.0 GTDI turbo a gasolina, da família Ecoboost, com 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral. São seis modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Reboque e Off-Road.

    Segundo a Ford, os números do PBEV do Inmetro garantem que ela pode fazer 8,4 km/litro na cidade e 10,7 km/l na estrada. O zero a 100 km/h com esse motor é feito em 7,2 segundos. A picape segue ótima de "chão"... E o ronco do motor melhorou bastante.

    Já a configuração híbrida, embora a informação ainda não seja oficial, deve continuar sendo movida pelo motor 2.5 aspirado de quatro cilindros e 164 cv combinado a um elétrico de 128 cv - que juntos podem entregar 194 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT e tração dianteira.

    Ford Maverick vem do México e diz ter preço para competir com a Ram Rampage. Mas e a líder Toro?
    Crédito: Divulgação
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