O canal de notícias da Webmotors

Honda HR-V EXL: japonês bom de jogo

Embora uma nova geração do SUV compacto esteja batendo à porta, atual ainda dá um belo caldo; confira a avaliação

por Marcus Celestino

Você deve estar se perguntando aí: "Ué, mas o WM1 não testou o Honda HR-V recentemente"? Sim, é verdade. Você, leitora, leitor, não está enganado. No entanto, nós avaliamos antes a versão EX, segunda numa escala de um a quatro entre as configurações do SUV compacto. Agora nós falaremos sobre a EXL, uma acima na "cadeia alimentar" do modelo nipônico.

A versão EX sai por cerca de R$ 113 mil. Essa aqui, a EXL, custa R$ 123.600 mil. Mas não são, claro, só as cifras que os separam. A dianteira do HR-V EXL já entrega alguns dos aspectos que o diferenciam da configuração testada anteriormente.

Visual do Honda HR-V EXL

Na variante EXL, o HR-V tem grade com acabamento em black piano e faróis são full-LED. Além disso, os faróis de neblina também são em LED. Nas versões EX e LX, são halógenos. Outro diferencial é o design deles. Na EXL os faróis têm um desenho horizontalizado, enquanto na EX são arredondados.
Mais uma distinção fica por conta desenho das rodas de liga leve de 17''. Essas pequenas nuances visuais, vale frisar, também se fazem presentes na versão Touring, a configuração topo de linha do SUV da Honda.
Se olhos menos atentos não conseguem diferenciar as versões na dianteira, imagina na traseira? Bom, as duas configurações são basicamente a mesma coisa por aqui. O desenho é bacana e mostra bem a identidade visual da Honda. Destaque para as lanternas, que tem guias em LED de série em todas as opções do modelo.

Para não estragar a traseira "de bobeira", o veículo tem sensores de estacionamento. Na dianteira ele também tem sensores. Mas e agora? E por dentro? O que nós encontramos?
Quer um Honda HR-V? No estoque da Webmotors você encontra 0 km, seminovos e usados!

Interior

Vamos lá então. O HR-V EXL tem bancos revestidos em couro, central multimídia de sete polegadas com navegador integrado e que tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, ele também tem retrovisor fotocrômico.
O modelo dispõe ainda de ar-condicionado digital com função automática e tela tátil, vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle.
O HR-V tem também acendimento automático dos faróis e regulagem de altura do facho de luz, direção com assistência, borboletas para trocas de marcha no volante, que habilita simulação de sete velocidades, freio de estacionamento por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt-down em marcha à ré, entre outros.

Essa versão, assim como todas as outras, vem equipada com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de frenagem de emergência e seis airbags: dois frontais, dois laterais e dois de cortina.
Por fim, vale destacar o acabamento de muito boa qualidade, com materiais suaves ao toque espalhados por todo o habitáculo. Além disso, tudo é muito bem encaixado, sem rebarbas. T-Cross e Renegade, dois dos rivais do HR-V, não têm esse esmero nem em suas versões de topo de linha.

Espaço é o que não falta

Além do pacote recheado de itens de segurança e conforto, o HR-V ainda tem quesito onde leva uma vantagem daquelas ante aos rivais: o espaço. O modelo mede 4,32 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,77 m de largura e tem 2,61 m de entre-eixos.
Condutor e quatro passageiros viajam confortavelmente dentro do SUV, sem apertos mesmo. O volume do porta-malas é de generosos 437 litros. Ainda há a possibilidade de usar o sistema chamado pela Honda de Magic Seat, que permite rebater os bancos traseiros a fim de acomodar mais bagagens.

Ao volante do Honda HR-V EXL

Bom, quanto às impressões ao volante eu não vou me alongar muito, já que o comportamento do HR-V é rigorosamente o mesmo tanto na versão EX quanto nessa ELX. Vale lembrar que só a Touring vem equipada com motor 1.5 turbo. EX e EXL têm o 1.8 de até 140 cavalos e 17,4 kgf.m de torque.
Guiar o HR-V é bem legal. Embora o motor já mostre os sinais da idade, casa bem com a transmissão automática do tipo CVT. Não é um conjunto, claro, que prime pelo desempenho, mas é extremamente competente no que faz. Dá, inclusive, até para se divertir um pouco com as trocas nas borboletas, que simulam sete marchas.

A posição de dirigir é muito boa, das melhores da categoria. A suspensão também vai muito bem, e é super bem calibrada. Não é tão dura e nem tão molenga. Os japoneses, de fato, sabem esquematizar uma boa suspensão. Em suma, a dinâmica do HR-V é adequada. Não é lá tão esportiva, óbvio, mas também não é manca que nem a de um ou outro rival do modelo.
O consumo também fica bem na média. Na média mesmo. Tanto que recebeu um C no programa de etiquetagem veicular do Inmetro, seja no geral ou dentro do segmento. O modelo faz 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, as médias são de 11 km/l em ciclo urbano e 12,3 km/l em ciclo rodoviário.

Pós-venda do Honda HR-V EXL


Dê uma olhada nos valores sugeridos das manutenções do Honda HR-V EXL. A simulação foi feita por meio do site do fabricante. A concessionária que pratica tais valores fica na cidade de São Paulo (SP).

10.000 km: R$ 355,80

20.000 km ou 2 anos: R$ 585,39

30.000 km ou 3 anos: R$ 586,80

40.000 km ou 4 anos: 4x R$ 1.706,64

No seguro, pela simulação no AutoCompara, a menor cotação para o Honda HR-V EXL 2021 ficou em R$ 3.593,68, com franquia de R$ 5.945,50. O perfil é masculino, 35 anos e morador da Zona Sul da cidade de São Paulo.

Conclusão

O HR-V está na fase final de ciclo dessa geração. Uma nova deve surgir por aqui em 2022. Mesmo assim, o carro ainda é uma boa compra. É um dos melhores do segmento quando falamos de revenda e tem uma extensa lista de itens de segurança e conforto. Isso sem contar o acabamento, que definitivamente é o melhor da categoria.
Quanto à versão EX, a EXL te oferece, além das poucas mudanças no visual, um pouco mais de recheio. Para quem quer um veículo bem completo e confiável como um bom Honda, vale a compra. Beleza que a idade já pesa, mas o HR-V ainda se dá muito bem dentro do segmento.

Comentários

Carregar mais