O canal de notícias da Webmotors

Hyundai apresenta ix35 no Brasil com ousadia em excesso

Nova geração do Tucson chega ao Brasil posicionada em segmento super

por Rodrigo Ribeiro

- Já faz mais de um mês que o Hyundai ix35 é vendido no Brasil, mas somente nesta semana a marca apresentou o utilitário esportivo para a imprensa especializada. A nova geração do Tucson apresenta uma evolução notável, mas pode sofrer com o erro de posicionamento do importador da marca no Brasil, a CAOA.
Com preço partindo de R$ 88 mil, o ix35 irá se posicionar entre o Tucson nacional e o Santa Fe. Neste ano somente as versões mais baratas, equipadas com motor de 2 litros e 166 cv de potência, serão oferecidas. Também disponível para avaliação, a versão com motor de 2,4 litros e 177 cv só chega em 2011 com preço acima dos R$ 115 mil.
Mãe sul-coreana, pai brasileiro
A coletiva de apresentação do ix35 foi marcada pela presença maciça de funcionários sul-coreanos da Hyundai. Representante oficial da marca no Brasil, a CAOA enviou apenas uma pessoa, Annuar Ali, vice-presidente do grupo.
A ausência do presidente do grupo, Carlos Alberto de Oliveira, sugeriu uma maior participação da matriz da Hyundai nas operações brasileiras. Rumores indicam que a CAOA manteria a exclusividade com concessionários e os direitos de produzir o Tucson antigo e o caminhão HR em sua planta de Anápolis GO. Com uma fábrica em construção em Piracicaba SP, a Hyundai ficaria responsável pela importação dos outros modelos e fabricação de um hatch compacto no Brasil.
A diferença de filosofia das duas empresas ficou clara durante a coletiva de imprensa. Enquanto a Hyundai exaltava as qualidades – reais – de seu produto e tratava o ix35 como sucessor do Tucson, Ali se esquivava de perguntas dos jornalistas. Quando um repórter afirmou que seus leitores questionavam o acabamento do ix35 em relação ao seu preço, Ali afirmou que a avaliação dos consumidores era errônea e poderia se justificar pela falta de conhecimento deles. A outro jornalista, Ali negou o parentesco da nova geração do Tucson com seu antecessor. “É outro carro, completamente diferente”, concluiu o executivo.
Escultura o quê? De fato, ao olhar o ix35 de perto, não é possível fazer uma correlação direta com o Tucson. O design, repleto de fortes vincos por toda a carroceria, carrega a nova identidade da Hyundai, chamada de “escultura fluídica” pela empresa. Porém, basta colocar os modelos lado a lado para observar que, apesar do desenho aparentar um utilitário de grande porte, o ix35 é apenas 9 cm maior e 1 cm menor do que o Tucson.
Por dentro a nova linha de design da marca continua, com o painel formando um “X” estilizado no console central. Com peças sem rebarbas e acabamento justo, o interior agrada, tendo destaque para o painel das portas dianteiras, que oferece um bom apoio para o braço sem deixar de lado o desenho ousado.
Mas uma observação mais atenta indica que o coração do Tucson ainda bate no ix35. Repleto de plástico de toque e aparência superior, mas, ainda assim, plástico, o interior mantém um acabamento com qualidade pouco acima do Tucson. Ar-condicionado analógico e câmbio manual corroboram com o posicionamento do ix35 na Europa e Estados Unidos: é o novo Tucson.
Mais on-road Durante a apresentação do ix35, a Hyundai afirmou que buscou desenvolver o modelo para uma pegada mais urbana, e não off-road. Na prática isso significa rodas de liga-leve de 18 polegadas pouco indicadas para o fora de estrada e suspensão firme. Em terreno acidentado, o ix35 chega a incomodar, transmitindo boa parte das irregularidades do solo para os ocupantes.
A vantagem disso se dá na estrada. Apesar de alto 1,65 m, o ix35 inclina pouco nas curvas e transmite segurança. A direção hidráulica poderia ser um pouco mais dura em altas velocidades, mas a relação mais direta agrada.
Suficiente para o trânsito urbano, o motor 2,0 pede por reduções de até duas marchas em ultrapassagens e subidas mais íngremes. De funcionamento suave, a transmissão automática de seis marchas conversa bem com o motor e facilita a tarefa de empurrar os 1.380 kg do modelo. Na hora de parar, freios a disco nas quatro rodas com ABS dão conta do recado. Um controle eletrônico item opcional segura o carro em descidas mais inclinadas.
O espaço interno é condizente com a categoria original do ix35. Com entre-eixos de 2,64 m, o modelo opta por bancos com assento mais elevado, deixando os joelhos mais flexionados. Para quem fica no banco traseiro, a solução evita apertos, auxiliada pelo assoalho plano. Porém, pessoas com 1,75 metros ficam com a cabeça próxima do teto nas versões equipadas com teto solar.
Resumo Com desenho ousado e repleto de itens cromados, o ix35 chama a atenção por onde passa. O modelo é muito superior ao seu antecessor, com dirigibilidade e conforto próximos de um sedã médio. O preço elevado, entretanto, pode ser um empecilho para o marketing agressivo da CAOA superar. Caso a Kia opte por lançar o novo Sportage com preço pouco acima do modelo atual, o ix35 precisará assumir sua identidade de novo Tucson que a representante brasileira insiste em negar.
Viagem a Florianópolis SC feita a convite da Hyundai
FICHA TÉCNICA – Hyundai ix35 2,0
MOTORDianteiro, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, transversal, 1.998 cm³
POTÊNCIA 166 cv gasolina a 6.200 rpm
TORQUE 197 Nm / 20,1 kgfm gasolina a 4.600 rpm
CÂMBIOManual, com cinco marchas automático de seis marchas opcional
TRAÇÃO Dianteira integral opcional
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras de liga-leve, aro 18”
PNEUS Dianteiros e traseiros 225/55 R18
COMPRIMENTO 4,41 m
ALTURA 1,65 m
LARGURA 1,82 m
ENTREEIXOS 2,64 m
PORTA-MALAS591 l
PESO em ordem de marcha 1.355 kg
TANQUE55 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente, tipo multibraço
FREIOS Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, com ABS e EBD
CORES -
PREÇOR$ 88.000 a 115.000
EquipamentoModelo ix35 2WD ix35 2WD Aut. ix35 2WD Aut. ix35 4WD ix35 4WD
Ar-condicionado analógico Série Série Série Série Série
Direção Hidráulica Série Série Série Série Série
Trio-elétrico Série Série Série Série Série
ABS Série Série Série Série Série
Airbag duplo Série Série Série Série Série
Câmbio Automático Não disponível Série Série Série Série
Controle de cruzeiro piloto automático Não disponível Não disponível Série Série Série
Sensor de estacionamento Não disponível Não disponível Série Série Série
Botão de partida Não disponível Não disponível Série Série Série
Pintura metálica Não disponível Não disponível Série Série Série
Banco do motorista com ajuste elétrico Não disponível Não disponível Série Série Série
Ar-condicionado digital dual-zone Não disponível Não disponível Série Série Série
Tração integral Não disponível Não disponível Não disponível Série Série
Teto-solar Não disponível Não disponível Não disponível Não disponível Série
Airbag lateral e de cortina Não disponível Não disponível Não disponível Não disponível Série
Câmera de auxílio à manobras Não disponível Não disponível Não disponível Não disponível Série
Controle de estabilidade Não disponível Não disponível Não disponível Não disponível Série
Controle eletrônico de descida Não disponível Não disponível Não disponível Não disponível Série
Preço R$ 88.000 93.000 103.000 108.000 115.000

_________________
Gosta de utilitários esportivos?
Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta entre os modelos:Nissan X-Trail
Honda CR-V
Land Rover Freelander
Toyota RAV4
Hyundai Tucson
Kia Sportage
Hyundai ix35

Kia Sorento

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas