- Já faz mais de um mês que o Hyundai ix35 é vendido no Brasil, mas somente nesta semana a marca apresentou o utilitário esportivo para a imprensa especializada. A nova geração do Tucson apresenta uma evolução notável, mas pode sofrer com o erro de posicionamento do importador da marca no Brasil, a CAOA.
Com preço partindo de R$ 88 mil, o ix35 irá se posicionar entre o Tucson nacional e o Santa Fe. Neste ano somente as versões mais baratas, equipadas com motor de 2 litros e 166 cv de potência, serão oferecidas. Também disponível para avaliação, a versão com motor de 2,4 litros e 177 cv só chega em 2011 com preço acima dos R$ 115 mil.
Mãe sul-coreana, pai brasileiro
A coletiva de apresentação do ix35 foi marcada pela presença maciça de funcionários sul-coreanos da Hyundai. Representante oficial da marca no Brasil, a CAOA enviou apenas uma pessoa, Annuar Ali, vice-presidente do grupo.
A ausência do presidente do grupo, Carlos Alberto de Oliveira, sugeriu uma maior participação da matriz da Hyundai nas operações brasileiras. Rumores indicam que a CAOA manteria a exclusividade com concessionários e os direitos de produzir o Tucson antigo e o caminhão HR em sua planta de Anápolis GO. Com uma fábrica em construção em Piracicaba SP, a Hyundai ficaria responsável pela importação dos outros modelos e fabricação de um hatch compacto no Brasil.
A diferença de filosofia das duas empresas ficou clara durante a coletiva de imprensa. Enquanto a Hyundai exaltava as qualidades – reais – de seu produto e tratava o ix35 como sucessor do Tucson, Ali se esquivava de perguntas dos jornalistas. Quando um repórter afirmou que seus leitores questionavam o acabamento do ix35 em relação ao seu preço, Ali afirmou que a avaliação dos consumidores era errônea e poderia se justificar pela falta de conhecimento deles. A outro jornalista, Ali negou o parentesco da nova geração do Tucson com seu antecessor. “É outro carro, completamente diferente”, concluiu o executivo.
Escultura o quê?
De fato, ao olhar o ix35 de perto, não é possível fazer uma correlação direta com o Tucson. O design, repleto de fortes vincos por toda a carroceria, carrega a nova identidade da Hyundai, chamada de “escultura fluídica” pela empresa. Porém, basta colocar os modelos lado a lado para observar que, apesar do desenho aparentar um utilitário de grande porte, o ix35 é apenas 9 cm maior e 1 cm menor do que o Tucson.
Por dentro a nova linha de design da marca continua, com o painel formando um “X” estilizado no console central. Com peças sem rebarbas e acabamento justo, o interior agrada, tendo destaque para o painel das portas dianteiras, que oferece um bom apoio para o braço sem deixar de lado o desenho ousado.
Mas uma observação mais atenta indica que o coração do Tucson ainda bate no ix35. Repleto de plástico de toque e aparência superior, mas, ainda assim, plástico, o interior mantém um acabamento com qualidade pouco acima do Tucson. Ar-condicionado analógico e câmbio manual corroboram com o posicionamento do ix35 na Europa e Estados Unidos: é o novo Tucson.
Mais on-road
Durante a apresentação do ix35, a Hyundai afirmou que buscou desenvolver o modelo para uma pegada mais urbana, e não off-road. Na prática isso significa rodas de liga-leve de 18 polegadas pouco indicadas para o fora de estrada e suspensão firme. Em terreno acidentado, o ix35 chega a incomodar, transmitindo boa parte das irregularidades do solo para os ocupantes.
A vantagem disso se dá na estrada. Apesar de alto 1,65 m, o ix35 inclina pouco nas curvas e transmite segurança. A direção hidráulica poderia ser um pouco mais dura em altas velocidades, mas a relação mais direta agrada.
Suficiente para o trânsito urbano, o motor 2,0 pede por reduções de até duas marchas em ultrapassagens e subidas mais íngremes. De funcionamento suave, a transmissão automática de seis marchas conversa bem com o motor e facilita a tarefa de empurrar os 1.380 kg do modelo. Na hora de parar, freios a disco nas quatro rodas com ABS dão conta do recado. Um controle eletrônico item opcional segura o carro em descidas mais inclinadas.
O espaço interno é condizente com a categoria original do ix35. Com entre-eixos de 2,64 m, o modelo opta por bancos com assento mais elevado, deixando os joelhos mais flexionados. Para quem fica no banco traseiro, a solução evita apertos, auxiliada pelo assoalho plano. Porém, pessoas com 1,75 metros ficam com a cabeça próxima do teto nas versões equipadas com teto solar.
Resumo
Com desenho ousado e repleto de itens cromados, o ix35 chama a atenção por onde passa. O modelo é muito superior ao seu antecessor, com dirigibilidade e conforto próximos de um sedã médio. O preço elevado, entretanto, pode ser um empecilho para o marketing agressivo da CAOA superar. Caso a Kia opte por lançar o novo Sportage com preço pouco acima do modelo atual, o ix35 precisará assumir sua identidade de novo Tucson que a representante brasileira insiste em negar.
Viagem a Florianópolis SC feita a convite da Hyundai
FICHA TÉCNICA – Hyundai ix35 2,0
| MOTOR | Dianteiro, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, transversal, 1.998 cm³ |
| POTÊNCIA | 166 cv gasolina a 6.200 rpm |
| TORQUE | 197 Nm / 20,1 kgfm gasolina a 4.600 rpm |
| CÂMBIO | Manual, com cinco marchas automático de seis marchas opcional |
| TRAÇÃO | Dianteira integral opcional |
| DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
| RODAS | Dianteiras e traseiras de liga-leve, aro 18” |
| PNEUS | Dianteiros e traseiros 225/55 R18 |
| COMPRIMENTO | 4,41 m |
| ALTURA | 1,65 m |
| LARGURA | 1,82 m |
| ENTREEIXOS | 2,64 m |
| PORTA-MALAS | 591 l |
| PESO em ordem de marcha | 1.380 kg |
| TANQUE | 55 l |
| SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente, tipo multibraço |
| FREIOS | Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, com ABS e EBD |
| CORES | - |
| PREÇO | R$ 88.000 a 115.000 |
| EquipamentoModelo | ix35 2WD | ix35 2WD Aut. | ix35 2WD Aut. | ix35 4WD | ix35 4WD |
| Ar-condicionado analógico | Série | Série | Série | Série | Série |
| Direção Hidráulica | Série | Série | Série | Série | Série |
| Trio-elétrico | Série | Série | Série | Série | Série |
| ABS | Série | Série | Série | Série | Série |
| Airbag duplo | Série | Série | Série | Série | Série |
| Câmbio Automático | Não disponível | Série | Série | Série | Série |
| Controle de cruzeiro piloto automático | Não disponível | Não disponível | Série | Série | Série |
| Sensor de estacionamento | Não disponível | Não disponível | Série | Série | Série |
| Botão de partida | Não disponível | Não disponível | Série | Série | Série |
| Pintura metálica | Não disponível | Não disponível | Série | Série | Série |
| Banco do motorista com ajuste elétrico | Não disponível | Não disponível | Série | Série | Série |
| Ar-condicionado digital dual-zone | Não disponível | Não disponível | Série | Série | Série |
| Tração integral | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Série | Série |
| Teto-solar | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Série |
| Airbag lateral e de cortina | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Série |
| Câmera de auxílio à manobras | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Série |
| Controle de estabilidade | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Série |
| Controle eletrônico de descida | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Não disponível | Série |
| Preço R$ | 88.000 | 93.000 | 103.000 | 108.000 | 115.000 |




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