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Hyundai HB20 Evolution é super ágil e completinho

Aceleramos a versão intermediária do hatch compacto, o carro de passeio mais vendido do 1º semestre, que custa R$ 88.390

por André Deliberato

Dia de mostrar para vocês como foi o teste com o Hyundai HB20 Evolution 2022, hatch compacto que tive a honra de testar ao lado da minha parceira e meu ídolo de profissão, Silvia Garcia (veja o vídeo abaixo).
Vamos começar pelo preço de R$ 88.390 (era R$ 84.290 na semana de gravação do vídeo), mesmo patamar de preço de rivais como Chevrolet Onix, Fiat Argo e Volkswagen Polo. O HB20 2022 atualmente pode ser encontrado por valores entre R$ 62.390 (versão Sense, de entrada) e R$ 92.190 (Diamond).
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Como é o Hyundai HB20 Evolution

Antes de falar sobre a versão intermediária Evolution, vamos relembrar: o Hyundai HB20 é o primeiro carro popular da marca fabricado no Brasil, desde 2012, e já teve algumas mudanças desde então - passou por uma reformulação visual em 2015 e trocou de geração em 2019, há quase dois anos.
O Evolution 2022 tem grade frontal em preto brilhante, que reforça o lado mais esportivo que pode ser destacado também pelo motor turbo (a configuração Evo também pode ter motor aspirado), mas vem com faróis alógenos. Pelo menos tem rodas diamantadas e escurecidas de 15 polegadas. Na carroceria, os retrovisores também vêm na cor do carro e com repetidores de setas.
As dimensões são boas: 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. Com baixo peso e espaçamentos bem distribuídos, consegue ser confortável para quatro adultos, e até espaçoso no banco traseiro se os passageiros da frente não tiverem mais de 1,70 m. O porta-malas tem o mesmo volume que a maioria dos carros da categoria: 300 litros.

Acabamento

Ainda na parte da cabine, além de vários porta objetos, o HB20 Evolution vem com entrada USB pra carregar celular e apoio de braço pro motorista (muito útil em viagens mais longas). É verdade que tem muito plástico duro espalhado pelo painel, mas nos apoios de braço o carro tem revestimento com toque macio.
Os bancos são em tecido e o sistema de regulagem de altura só existe no banco do motorista. Mas pelo menos quem vai lá atrás tem luz de cortesia para leitura - e o carro também oferece ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis.

Completinho, seguro e tecnológico

Já que o assunto é cabine e espaço, importante destacar que o carro é super bem equipado. Nessa versão, tem sensor de estacionamento e câmera de ré. Além disso, o volante é multifuncional e tem comandos do rádio, telefone e computador de bordo, além da central multimídia - que tem oito polegadas e pode espelhar seu celular via Apple CarPlay ou Android Auto.
Ar-condicionado e direção elétrica, claro, também estão no pacote. Dá até para parear o carro com o celular para emitir comandos como destravamento das portas e receber informações sobre o veículo por aplicativo, mas esse equipamento é oferecido como opcional.
Mas o grande destaque do HB20 é o fato de oferecer várias assistências de direção ao motorista - itens que são opcionais em versões mais baratas e de série nessa daqui. Essa configuração freia sozinha e corrige o percurso caso você mude de faixa sem dar seta.
Além disso, no quesito segurança, passou a vir de série na linha 2022 com quatro airbags; assistente de partida em rampa; controles de tração e estabilidade e até com um esquema de estrutura com deformação programada em caso de colisões.

Ágil e esperto na cidade

Esta versão vem com o motor 1.0 turbo de três cilindros flex, com injeção direta, chamado pela marca de Kappa TGDI, capaz de render 120 cv e 17,5 kgf.m de torque. O propulsor é acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas. É ágil, super esperto para situações repentinas no trânsito e encara até uma estrada. O único "pênalti" é vibrar demais - mas nada que uma música na cabine não resolva.
Segundo a marca, a velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 10,7 segundos - embora as reações e retomadas do carro na prática pareçam muito mais rápidas. Com tanque de combustível com capacidade para 50 litros, roda 410 km na cidade e 510 km na estrada quanto abastecido integralmente com etanol; e 590 km e 710 km, respectivamente, com gasolina.
Em nossas mãos, o carro fez média de 9 km/l com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado. Agora anote os números oficiais de consumo:

Conclusão

Sabemos que é salgado pagar quase R$ 90 mil em um hatch compacto, mas essa é a realidade atual, e todos os concorrentes do HB20 pedem praticamente a mesma coisa por conteúdos e propostas extremamente similares. Nesse sentido, o que a montadora tem a fazer é equipar seu modelo com todos os recursos e equipamentos possíveis para não perder compradores.
E com o HB20 parece que isso deu certo, afinal, é o carro de passeio - sem considerar comerciais leves como vans, furgões e picapes - mais vendido do primeiro semestre de 2021.

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