Hyundai Hb20 Evolution 1.0 Tgdi Flex At 4492

Hyundai HB20 Evolution é super ágil e completinho

Aceleramos a versão intermediária do hatch compacto, o carro de passeio mais vendido do 1º semestre, que custa R$ 88.390

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 17,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.8

Overview

Versão intermediária do hatch tem muito equipamento, motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. É esperto, completo e muito bem equipado.


  • + Lista de equipamentos
  • + Motor e câmbio
  • + Consumo de combustível
  • - Preço
  • - Espaço interno
  • - Vibração do motor
 
  • 4.2 Estrela icone
  • 4.2 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Hyundai HB20 Evolution é super ágil e completinho
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Dia de mostrar para vocês como foi o teste com o Hyundai HB20 Evolution 2022, hatch compacto que tive a honra de testar ao lado da minha parceira e meu ídolo de profissão, Silvia Garcia (veja o vídeo abaixo).

Vamos começar pelo preço de R$ 88.390 (era R$ 84.290 na semana de gravação do vídeo), mesmo patamar de preço de rivais como Chevrolet Onix, Fiat Argo e Volkswagen Polo. O HB20 2022 atualmente pode ser encontrado por valores entre R$ 62.390 (versão Sense, de entrada) e R$ 92.190 (Diamond).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Hyundai HB20 Evolution

Antes de falar sobre a versão intermediária Evolution, vamos relembrar: o Hyundai HB20 é o primeiro carro popular da marca fabricado no Brasil, desde 2012, e já teve algumas mudanças desde então - passou por uma reformulação visual em 2015 e trocou de geração em 2019, há quase dois anos.

O Evolution 2022 tem grade frontal em preto brilhante, que reforça o lado mais esportivo que pode ser destacado também pelo motor turbo (a configuração Evo também pode ter motor aspirado), mas vem com faróis alógenos. Pelo menos tem rodas diamantadas e escurecidas de 15 polegadas. Na carroceria, os retrovisores também vêm na cor do carro e com repetidores de setas.

As dimensões são boas: 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. Com baixo peso e espaçamentos bem distribuídos, consegue ser confortável para quatro adultos, e até espaçoso no banco traseiro se os passageiros da frente não tiverem mais de 1,70 m. O porta-malas tem o mesmo volume que a maioria dos carros da categoria: 300 litros.

Acabamento

Ainda na parte da cabine, além de vários porta objetos, o HB20 Evolution vem com entrada USB pra carregar celular e apoio de braço pro motorista (muito útil em viagens mais longas). É verdade que tem muito plástico duro espalhado pelo painel, mas nos apoios de braço o carro tem revestimento com toque macio.

Os bancos são em tecido e o sistema de regulagem de altura só existe no banco do motorista. Mas pelo menos quem vai lá atrás tem luz de cortesia para leitura - e o carro também oferece ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis.

Hyundai Hb20 Evolution 1.0 Tgdi Flex At 4495
Hyundai HB20 Evolution 2022 é completo e super bem equipado, assim como os rivais
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Completinho, seguro e tecnológico

Já que o assunto é cabine e espaço, importante destacar que o carro é super bem equipado. Nessa versão, tem sensor de estacionamento e câmera de ré. Além disso, o volante é multifuncional e tem comandos do rádio, telefone e computador de bordo, além da central multimídia - que tem oito polegadas e pode espelhar seu celular via Apple CarPlay ou Android Auto.

Ar-condicionado e direção elétrica, claro, também estão no pacote. Dá até para parear o carro com o celular para emitir comandos como destravamento das portas e receber informações sobre o veículo por aplicativo, mas esse equipamento é oferecido como opcional.

Mas o grande destaque do HB20 é o fato de oferecer várias assistências de direção ao motorista - itens que são opcionais em versões mais baratas e de série nessa daqui. Essa configuração freia sozinha e corrige o percurso caso você mude de faixa sem dar seta.

Além disso, no quesito segurança, passou a vir de série na linha 2022 com quatro airbags; assistente de partida em rampa; controles de tração e estabilidade e até com um esquema de estrutura com deformação programada em caso de colisões.

Ágil e esperto na cidade

Esta versão vem com o motor 1.0 turbo de três cilindros flex, com injeção direta, chamado pela marca de Kappa TGDI, capaz de render 120 cv e 17,5 kgf.m de torque. O propulsor é acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas. É ágil, super esperto para situações repentinas no trânsito e encara até uma estrada. O único "pênalti" é vibrar demais - mas nada que uma música na cabine não resolva.

Segundo a marca, a velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 10,7 segundos - embora as reações e retomadas do carro na prática pareçam muito mais rápidas. Com tanque de combustível com capacidade para 50 litros, roda 410 km na cidade e 510 km na estrada quanto abastecido integralmente com etanol; e 590 km e 710 km, respectivamente, com gasolina.

Em nossas mãos, o carro fez média de 9 km/l com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado. Agora anote os números oficiais de consumo:

  • 8,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol
  • 11,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina
  • Hyundai Hb20 Evolution 1.0 Tgdi Flex At 4535
    Interior é bem honesto para a proposta do carro e bem completo, mas também tem plástico duro
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    Conclusão

    Sabemos que é salgado pagar quase R$ 90 mil em um hatch compacto, mas essa é a realidade atual, e todos os concorrentes do HB20 pedem praticamente a mesma coisa por conteúdos e propostas extremamente similares. Nesse sentido, o que a montadora tem a fazer é equipar seu modelo com todos os recursos e equipamentos possíveis para não perder compradores.

    E com o HB20 parece que isso deu certo, afinal, é o carro de passeio - sem considerar comerciais leves como vans, furgões e picapes - mais vendido do primeiro semestre de 2021.

    Ancora: Conclusão Score

    Ficha Técnica

    HYUNDAI - HB20 - 2022
    1.0 TGDI FLEX EVOLUTION AUTOMÁTICO
    R$ 86290

    Motor / Desempenho / Consumo +

    • Cilindrada (litros)
    • 1.0
    • Cilindrada cm³
    • 998
    • Disposição dos cilindros
    • Linha
    • Número de cilindros
    • 3
    • Taxa de compressão
    • 10,5
    • Número de válvulas por cilindro
    • 4
    • Número de válvulas (comercial)
    • 12V
    • Comando de Válvulas
    • DOHC
    • Comando de válvulas variável
    • Sim
    • Combustível (comercial)
    • Flex
    • Combustível secundário
    • Gasolina
    • Alimentação
    • Turbo
    • Potência (cv/rpm)
    • 120/6000
    • Torque (kgfm/rpm)
    • 17,5/1500
    • Potência secundária (cv/rpm)
    • 120/6000
    • Torque secundário (kgfm/rpm)
    • 17,5/1500

    Transmissão +

    • Transmissão
    • Automática
    • Número de marchas
    • 6
    • Localização do câmbio
    • Assoalho
    • Tração
    • Dianteira

    Freios / Suspensão / Direção +

    • Freios dianteiros
    • Disco ventilado
    • Freios traseiros
    • Tambor
    • Freio de estacionamento
    • Manual
    • Suspensão - Dianteira
    • McPherson
    • Suspensão - Molas dianteiras
    • Helicoidal
    • Suspensão - Traseira
    • Eixo de torção
    • Suspensão - Molas traseiras
    • Helicoidal
    • Direção - Assistência
    • Elétrica
    • Direção - Ajustes
    • Altura e profundidade

    Dimensões e Capacidades +

    • Comprimento (mm)
    • 4260
    • Largura (mm)
    • 1720
    • Altura (mm)
    • 1470
    • Entre-eixos (mm)
    • 2530
    • Carga útil (kg)
    • 420

    Tecnologia / Conectividade +

    • Sistema de áudio - Tipo
    • Multifunções
    • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
    • blueMedia
    • USB
    • Sim
    • AUX-in
    • Sim
    • Bluetooth
    • Função Streaming
    • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
    • 7"
    • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
    • Apple CarPlay + Google Android Auto
    • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
    • Via espelhamento (smartphone)
    • Tela de entretenimento - TV digital
    • Sim
    • Controle de áudio
    • No volante
    • Alto-falantes - Quantidade
    • 4

    Rodas e Pneus +

    • Tipo de roda - Tipo de roda
    • Aço
    • Tipo de roda - Calotas
    • Integrais
    • Dianteira - Aro (pol.)
    • 15
    • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
    • 185/60
    • Traseira - Aro (pol.)
    • 15
    • Traseira - Pneus (largura/perfil)
    • 185/60
    • Estepe
    • Space saver

    Garantia +

    • Garantia total do veículo - Duração (meses)
    • 60
    • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
    • 60
    • No Bolso8.6
    • Tecnologia9.4
    • Vida a bordo8.7
    • Desempenho9.4
    • Opinião do repórter8.6
    • + Lista de equipamentos
    • + Motor e câmbio
    • + Consumo de combustível
    • - Preço
    • - Espaço interno
    • - Vibração do motor
     
    8.8

    Compartilhar
    Comentários