O canal de notícias da Webmotors

Hyundai HB20S Diamond Plus: refinado e econômico

Com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, sedã compacto tem ótima lista de equipamentos e bom acabamento

por André Deliberato

Dia de conhecer o Hyundai HB20S Diamond Plus, a versão mais cara da nova geração do sedã compacto, que tem alguns equipamentos que nenhum concorrente consegue oferecer. Por R$ 82.990, o modelo vem com motor 1.0 turbo, câmbio automático e uma ótima lista de equipamentos, além de excelente nível de acabamento interno.
Mas vale a pena pagar praticamente R$ 83 mil em um sedã compacto? Você vai descobrir no teste de hoje. A partir de agora, vamos te mostrar porque o carro que concorre com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Nissan Versa, Honda City e Caoa Chery Arrizo 5 é uma boa compra.
Quer um carro novo? Corre para nossas ofertas exclusivas!

Design polêmico

Desenho é coisa relativa. Mas a nova geração do Hyundai HB20 é bem polêmica – muita gente adorou, outras não gostaram tanto. Só que o bom número de vendas – são 18.364 emplacamentos de janeiro a outubro do sedã, só atrás de Onix Plus e Virtus – mostra que mais agradou do que incomodou.
A frente é a mesma do hatch, bem bicuda, mas cheia de acessórios refinados nessa versão de acabamento. Na traseira, por exemplo, muita gente já começou a se acostumar com o visual e até a gostar dele. O tempo muda muita coisa...

Motor e câmbio

Nessa configuração mais cara, assim como no hatch, o motor é o bom 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgf.m de torque, disponíveis por inteiro desde as 1.500 rpm. Isso significa bom vigor em várias situações de trânsito, seja na cidade ou na estrada. O câmbio também é ótimo: uma caixa automática convencional, com conversor de torque, de seis marchas.
E como é ter um sedã 1.0 turbo na prática? Para solteiros ou casais, é mais que suficiente. Tem espaço, bom fôlego e ainda consegue ser bem econômico graças ao motor moderno. Para famílias que buscam um carro nesse valor, também atende muito bem, porque é leve e consegue ter bons números de desempenho e consumo mesmo com quatro ou cinco pessoas a bordo.

Vamos aos números: de acordo com a Hyundai, esse carro faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge 191 km/h de velocidade máxima. Ao mesmo tempo em que consegue atingir esses dados, também pode ser bem econômico: 8,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol; 12,7 km/l e 15,7 km/l, respectivamente, com gasolina.
Os números de economia de combustível são tão bons que, com gasolina e na estrada, o carro consegue rodar 785 quilômetros com um só tanque, já que consegue armazenar até 50 litros de combustível. Impressionante para um modelo da categoria de compactos.
Veja ofertas de HB20S

Impressões ao dirigir

A tocada ao guiar também é excelente, principalmente para quem conhecia o HB20S antigo. Nesse sentido, o sedã seguiu a tendência do mercado e evoluiu demais: direção é direta e precisa, câmbio muito esperto e suspensão perfeitamente calibrada para rodar no nosso asfalto maltratado casam muito bem.
Outro ponto elogiável do Hyundai HB20S Diamond Plus: a quantidade de equipamentos dessa versão. O carro vem com tudo que um modelo desse preço consegue oferecer e até com alguns itens que os rivais não tem, como o sistema de frenagem e emergência com alerta de colisão e o aviso de manutenção em faixa – que apita na cabine, mas (ainda) não corrige o volante automaticamente nas escapadas.
Como dito, o carro traz a maioria dos equipamentos que um sedã de mais de R$ 80 mil precisa ter, como ar-condicionado com display digital, direção elétrica, vidros e travas elétricas, central multimídia com espelhamento de celular (por cabo), sistema limitador de velocidade, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro e até monitoramento da pressão dos pneus.

Na parte de segurança, vem com quatro airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de neblina, DRL em LED, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e os já citados itens de condução semi-autônoma, algo que só oferece nesse segmento. Tudo é de série, sem opcionais (além da escolha da cor, obviamente).

Por dentro

Dentro do carro outro destaque dessa nova geração é o nível do acabamento. Melhorou muito se comparado aos materiais usados pelo modelo anterior e se equipara até ao do Chevrolet Onix Plus, o líder dessa categoria e atual sedã mais vendido do Brasil. O couro dos bancos, por exemplo, também é esmerado e muito bem cuidado.
O espaço interno, por fim, também merece elogios: recebe bem tranquilamente quatro adultos, mesmo que as pessoas que fiquem na frente sejam mais altas. E isso sem atrapalhar o volume do porta-malas, que tem 475 litros – não é o maior da categoria, mas também está longe de ser pequeno.

Hyundai HB20S Diamond Plus: conclusão

O HB20S é um dos melhores carros da categoria, pareado com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e o novo Nissan Versa - cada um com sua qualidade peculiar. A do carro da Hyundai certamente é o nível do acabamento, o bom consumo e os equipamentos de segurança e rodagem semi-autônoma que a maioria dos rivais não possui.
Portanto se segurança e eficiência energética for uma de suas prioridades na hora de trocar de carro e você procura por um sedã compacto, o HB20S que tem quatro estrelas para adultos e três para crianças no Latin NCAP (órgão que faz os crash-tests de carros vendidos no Brasil) pode ser uma ótima opção.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas