Hb20 S Turbo 16

Hyundai HB20S Diamond Plus: refinado e econômico

Com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, sedã compacto tem ótima lista de equipamentos e bom acabamento

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 17,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,0 km/litro
      Estrada: 10,8 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview

Versão mais cara da segunda geração do compacto da Hyundai tem ótimo acabamento e motor 1.0 turbo com câmbio automático e bom consumo de combustível.


  • + Itens de condução semi-autônoma
  • + Acabamento
  • + Consumo de combustível
  • + Motor e câmbio
  • - Design polêmico
  • - Falta de conectividade
 
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Dia de conhecer o Hyundai HB20S Diamond Plus, a versão mais cara da nova geração do sedã compacto, que tem alguns equipamentos que nenhum concorrente consegue oferecer. Por R$ 82.990, o modelo vem com motor 1.0 turbo, câmbio automático e uma ótima lista de equipamentos, além de excelente nível de acabamento interno.

Mas vale a pena pagar praticamente R$ 83 mil em um sedã compacto? Você vai descobrir no teste de hoje. A partir de agora, vamos te mostrar porque o carro que concorre com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Nissan Versa, Honda City e Caoa Chery Arrizo 5 é uma boa compra.

Design polêmico

Desenho é coisa relativa. Mas a nova geração do Hyundai HB20 é bem polêmica – muita gente adorou, outras não gostaram tanto. Só que o bom número de vendas – são 18.364 emplacamentos de janeiro a outubro do sedã, só atrás de Onix Plus e Virtus – mostra que mais agradou do que incomodou.

A frente é a mesma do hatch, bem bicuda, mas cheia de acessórios refinados nessa versão de acabamento. Na traseira, por exemplo, muita gente já começou a se acostumar com o visual e até a gostar dele. O tempo muda muita coisa...

Hb20 S Turbo 22
Design do HB20S é bem polêmico. A frente é a mesma do hatch, bem bicuda e... bem, você mesmo pode concluir
Crédito: Ricardo Rollo

Motor e câmbio

Nessa configuração mais cara, assim como no hatch, o motor é o bom 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgf.m de torque, disponíveis por inteiro desde as 1.500 rpm. Isso significa bom vigor em várias situações de trânsito, seja na cidade ou na estrada. O câmbio também é ótimo: uma caixa automática convencional, com conversor de torque, de seis marchas.

E como é ter um sedã 1.0 turbo na prática? Para solteiros ou casais, é mais que suficiente. Tem espaço, bom fôlego e ainda consegue ser bem econômico graças ao motor moderno. Para famílias que buscam um carro nesse valor, também atende muito bem, porque é leve e consegue ter bons números de desempenho e consumo mesmo com quatro ou cinco pessoas a bordo.

Hb20 S Turbo 12
O bom motor 1.0 turbo entrega até 120 cv e 17,5 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo

Vamos aos números: de acordo com a Hyundai, esse carro faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge 191 km/h de velocidade máxima. Ao mesmo tempo em que consegue atingir esses dados, também pode ser bem econômico: 8,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol; 12,7 km/l e 15,7 km/l, respectivamente, com gasolina.

Os números de economia de combustível são tão bons que, com gasolina e na estrada, o carro consegue rodar 785 quilômetros com um só tanque, já que consegue armazenar até 50 litros de combustível. Impressionante para um modelo da categoria de compactos.

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Impressões ao dirigir

A tocada ao guiar também é excelente, principalmente para quem conhecia o HB20S antigo. Nesse sentido, o sedã seguiu a tendência do mercado e evoluiu demais: direção é direta e precisa, câmbio muito esperto e suspensão perfeitamente calibrada para rodar no nosso asfalto maltratado casam muito bem.

Outro ponto elogiável do Hyundai HB20S Diamond Plus: a quantidade de equipamentos dessa versão. O carro vem com tudo que um modelo desse preço consegue oferecer e até com alguns itens que os rivais não tem, como o sistema de frenagem e emergência com alerta de colisão e o aviso de manutenção em faixa – que apita na cabine, mas (ainda) não corrige o volante automaticamente nas escapadas.

Como dito, o carro traz a maioria dos equipamentos que um sedã de mais de R$ 80 mil precisa ter, como ar-condicionado com display digital, direção elétrica, vidros e travas elétricas, central multimídia com espelhamento de celular (por cabo), sistema limitador de velocidade, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro e até monitoramento da pressão dos pneus.

Hb20 S Turbo 6
O modelo vem equipado com direção elétrica e central multimídia com espelhamento de celular
Crédito: Ricardo Rollo

Na parte de segurança, vem com quatro airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de neblina, DRL em LED, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e os já citados itens de condução semi-autônoma, algo que só oferece nesse segmento. Tudo é de série, sem opcionais (além da escolha da cor, obviamente).

Por dentro

Dentro do carro outro destaque dessa nova geração é o nível do acabamento. Melhorou muito se comparado aos materiais usados pelo modelo anterior e se equipara até ao do Chevrolet Onix Plus, o líder dessa categoria e atual sedã mais vendido do Brasil. O couro dos bancos, por exemplo, também é esmerado e muito bem cuidado.

O espaço interno, por fim, também merece elogios: recebe bem tranquilamente quatro adultos, mesmo que as pessoas que fiquem na frente sejam mais altas. E isso sem atrapalhar o volume do porta-malas, que tem 475 litros – não é o maior da categoria, mas também está longe de ser pequeno.

HB20S recebe com conforto quatro adultos, sem atrapalhar o volume do porta-malas
Crédito: Ricardo Rollo

Hyundai HB20S Diamond Plus: conclusão

O HB20S é um dos melhores carros da categoria, pareado com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e o novo Nissan Versa - cada um com sua qualidade peculiar. A do carro da Hyundai certamente é o nível do acabamento, o bom consumo e os equipamentos de segurança e rodagem semi-autônoma que a maioria dos rivais não possui.

Portanto se segurança e eficiência energética for uma de suas prioridades na hora de trocar de carro e você procura por um sedã compacto, o HB20S que tem quatro estrelas para adultos e três para crianças no Latin NCAP (órgão que faz os crash-tests de carros vendidos no Brasil) pode ser uma ótima opção.

Carro se destaca pelo acabamento, bom consumo e equipamentos de segurança e rodagem semi-autônoma
Crédito: Ricardo Rollo

 

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

HYUNDAI - HB20S - 2020
1.0 TGDI FLEX DIAMOND PLUS AUTOMÁTICO
R$ 81290

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,8
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 15,3
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4260
  • Largura (mm)
  • 1720
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2530
  • Carga útil (kg)
  • 420

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueMedia
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tela de entretenimento - TV digital
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/60
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso9.1
  • Tecnologia9.2
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho8.9
  • Opinião do repórter7.7
  • + Itens de condução semi-autônoma
  • + Acabamento
  • + Consumo de combustível
  • + Motor e câmbio
  • - Design polêmico
  • - Falta de conectividade
 
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