Versão mais cara da segunda geração do compacto da Hyundai tem ótimo acabamento e motor 1.0 turbo com câmbio automático e bom consumo de combustível.
Dia de conhecer o Hyundai HB20S Diamond Plus, a versão mais cara da nova geração do sedã compacto, que tem alguns equipamentos que nenhum concorrente consegue oferecer. Por R$ 82.990, o modelo vem com motor 1.0 turbo, câmbio automático e uma ótima lista de equipamentos, além de excelente nível de acabamento interno.
Mas vale a pena pagar praticamente R$ 83 mil em um sedã compacto? Você vai descobrir no teste de hoje. A partir de agora, vamos te mostrar porque o carro que concorre com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Nissan Versa, Honda City e Caoa Chery Arrizo 5 é uma boa compra.
Desenho é coisa relativa. Mas a nova geração do Hyundai HB20 é bem polêmica – muita gente adorou, outras não gostaram tanto. Só que o bom número de vendas – são 18.364 emplacamentos de janeiro a outubro do sedã, só atrás de Onix Plus e Virtus – mostra que mais agradou do que incomodou.
A frente é a mesma do hatch, bem bicuda, mas cheia de acessórios refinados nessa versão de acabamento. Na traseira, por exemplo, muita gente já começou a se acostumar com o visual e até a gostar dele. O tempo muda muita coisa...
Nessa configuração mais cara, assim como no hatch, o motor é o bom 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgf.m de torque, disponíveis por inteiro desde as 1.500 rpm. Isso significa bom vigor em várias situações de trânsito, seja na cidade ou na estrada. O câmbio também é ótimo: uma caixa automática convencional, com conversor de torque, de seis marchas.
E como é ter um sedã 1.0 turbo na prática? Para solteiros ou casais, é mais que suficiente. Tem espaço, bom fôlego e ainda consegue ser bem econômico graças ao motor moderno. Para famílias que buscam um carro nesse valor, também atende muito bem, porque é leve e consegue ter bons números de desempenho e consumo mesmo com quatro ou cinco pessoas a bordo.
Vamos aos números: de acordo com a Hyundai, esse carro faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge 191 km/h de velocidade máxima. Ao mesmo tempo em que consegue atingir esses dados, também pode ser bem econômico: 8,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol; 12,7 km/l e 15,7 km/l, respectivamente, com gasolina.
Os números de economia de combustível são tão bons que, com gasolina e na estrada, o carro consegue rodar 785 quilômetros com um só tanque, já que consegue armazenar até 50 litros de combustível. Impressionante para um modelo da categoria de compactos.
Veja ofertas de HB20S
A tocada ao guiar também é excelente, principalmente para quem conhecia o HB20S antigo. Nesse sentido, o sedã seguiu a tendência do mercado e evoluiu demais: direção é direta e precisa, câmbio muito esperto e suspensão perfeitamente calibrada para rodar no nosso asfalto maltratado casam muito bem.
Outro ponto elogiável do Hyundai HB20S Diamond Plus: a quantidade de equipamentos dessa versão. O carro vem com tudo que um modelo desse preço consegue oferecer e até com alguns itens que os rivais não tem, como o sistema de frenagem e emergência com alerta de colisão e o aviso de manutenção em faixa – que apita na cabine, mas (ainda) não corrige o volante automaticamente nas escapadas.
Como dito, o carro traz a maioria dos equipamentos que um sedã de mais de R$ 80 mil precisa ter, como ar-condicionado com display digital, direção elétrica, vidros e travas elétricas, central multimídia com espelhamento de celular (por cabo), sistema limitador de velocidade, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro e até monitoramento da pressão dos pneus.
Na parte de segurança, vem com quatro airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de neblina, DRL em LED, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e os já citados itens de condução semi-autônoma, algo que só oferece nesse segmento. Tudo é de série, sem opcionais (além da escolha da cor, obviamente).
Dentro do carro outro destaque dessa nova geração é o nível do acabamento. Melhorou muito se comparado aos materiais usados pelo modelo anterior e se equipara até ao do Chevrolet Onix Plus, o líder dessa categoria e atual sedã mais vendido do Brasil. O couro dos bancos, por exemplo, também é esmerado e muito bem cuidado.
O espaço interno, por fim, também merece elogios: recebe bem tranquilamente quatro adultos, mesmo que as pessoas que fiquem na frente sejam mais altas. E isso sem atrapalhar o volume do porta-malas, que tem 475 litros – não é o maior da categoria, mas também está longe de ser pequeno.
O HB20S é um dos melhores carros da categoria, pareado com Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e o novo Nissan Versa - cada um com sua qualidade peculiar. A do carro da Hyundai certamente é o nível do acabamento, o bom consumo e os equipamentos de segurança e rodagem semi-autônoma que a maioria dos rivais não possui.
Portanto se segurança e eficiência energética for uma de suas prioridades na hora de trocar de carro e você procura por um sedã compacto, o HB20S que tem quatro estrelas para adultos e três para crianças no Latin NCAP (órgão que faz os crash-tests de carros vendidos no Brasil) pode ser uma ótima opção.
HYUNDAI - HB20S - 2020 |
1.0 TGDI FLEX DIAMOND PLUS AUTOMÁTICO |
R$ 81290 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|