Impressões: Chinês JAC J3 chega ao mercado nacional por R$ 37,90 mil

Com tamanho e força para desbancar os tradicionais, JAC chega com conhecimento de causa e de mercado


  1. Home
  2. Testes
  3. Impressões: Chinês JAC J3 chega ao mercado nacional por R$ 37,90 mil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Ao som da melódica música de Ray Charles, Road Jack, o presidente do Grupo SHC, Sergio Habib, anunciou a chegada do JAC J3 ao mercado brasileiro. O grupo que também comercializa os modelos da Aston Martin será o responsável, agora, pelos carros chineses da JAC Motors.

Como bom conhecedor do mercado nacional, Habib oferece nos modelos chineses elementos que podem cativar o consumidor brasileiro. O JAC J3, por exemplo, vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, freios com ABS e EBD, duplo airbag frontal, CD player com 6 alto-falantes, acionamento elétrico de vidros, trava e retrovisores, faróis com regulagem elétrica de altura do facho e sensor de estacionamento traseiro. O valor sugerido para a versão hatch é de R$ 37,90 mil. A versão sedã custa um pouco mais, R$ 39,90 mil. O único opcional é a pintura metálica, por R$ 990. Já os bancos em couro são oferecidos como acessórios pela rede, por um valor sugerido de R$ 1 mil.

Motor

O JAC J3 é equipado com um quatro-cilindro de 1,4-litro, confeccionado em bloco de alumínio e desenvolvido em parceria com a austríaca AVL. Com 108 cv de potência a 6.000 rpm e 138 Nm 14,1 kgfm de torque a 4.500 rpm, o J3 tem aceleração declarada pelo importador de 0 a 100 km/h em 11,7 s e velocidade máxima de 186 km/h.

Com um peso em ordem de marcha de 1.060 kg, o hatch chinês consegue ser mais leve que muitos modelos da sua categoria. A relação peso/potência fica marcada em 9,8 kg/cv. Durante as primeiras impressões do WebMotors o JAC J3 se mostrou um modelo “torcudo” e do jeito que o consumidor brasileiro admira. O segredo de tanta fome pode estar no sistema de variação de tempo de permanência de abertura e fechamento das válvulas de admissão.

Na próxima semana o WebMotors vai passar a você o consumo detalhado do J3 e a avaliação completa do JAC. Um ponto já pode se adiantar, suas primeiras médias não foram tão boas como esperávamos.

Suspensão

Uma das armas utilizadas pela SHC para vender o peixe JAC J3, foi enaltecer o uso de marcas famosas. Os chineses contam com os mesmos sistemistas encontrados no Brasil, afirmou Sergio Habib por diversas vezes. O J3, por exemplo, usa palhetas Bosch, assim como amortecedores Hitachi Tokico. A suspensão dianteira usa o tradicional sistema McPherson e a parte traseira dispõe de sistema independente tipo dual link.

Concorrência

Com a ideia de vender 35 mil JAC só no primeiro ano, o grupo SHC pretende também lançar em 2011 o compacto J2, o monovolume J6 e o sedã J5. De acordo com Sergio Habib, a versão flexível em combustível do JAC J3 chega ao mercado nacional no segundo semestre de 2012. Época em que o empresário acredita que seja possível conquistar 1% do share nacional. A arma mais forte do JAC J3 é a garantia de seis anos, sendo a tabela dos valores das revisões declarada.

Acredite ou não, o JAC J3 irá revolucionar o mercado nacional. Preço apetitoso e design “palpável”. Ainda não dá para saber como será o pós-venda e o valor de revenda, mesmo com a SHC inaugurando junto do lançamento do automóvel 50 lojas pelo Brasil. Só o tempo irá dizer.

Como concorrentes o JAC tem pela frente os hatches equipados e os sedãs compactos. Com o mesmo preço empenhado num J3 você compra facilmente os “peladões” Agile, Fox, Sandero e Fiesta.

Antes do final dessa semana o WebMotors levará a você uma avaliação completa sobre o veículo. Vamos ver como ele se sairá diante da bomba de combustível e na opinião de diversos motoristas.

Qual é a música?



Ficha Técnica

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Motor

Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1332 cm³, DOHC

Potência

108 cv a 6.000 rpm gasolina

Torque

138 Nm / 14,1 kgfm gasolina a 4.500 rpm

Câmbio

Manual, com cinco marchas

Tração

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 185/60 R15

Comprimento

3,96 m

Altura

1,46 m

Largura

1,65 m

Entre-eixos

2,40 m

Porta-malas

350 l

Peso em ordem de marcha

1.060 kg

Tanque

48 l

Suspensão

Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente, tipo dual link

Freios

Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira - ABS e EBD

Preço

R$ 37.900

Gosta de carros da categoria do JAC que custam por volta de R$ 37,90 mil?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Chevrolet Agile

Ford Fiesta

Volkswagen Fox

Renault Sandero

Comentários