Itens de segurança ativa são diferenciais do Pulse

Versão do novo SUV da Fiat traz frenagem de emergência autônoma e assistente de manutenção em faixa de série


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Lukas Kenji
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O Fiat Pulse Audace é a versão quase completa do modelo. Fica uma posição atrás da topo de linha Impetus. Com tabela nacional de R$ 107.990, é a primeira versão do modelo a oferecer de série itens de segurança ativa, como frenagem de emergência autônoma e assistente de manutenção em faixa. Mas e na Impetus, quais os diferenciais do Pulse?

Mas se seus olhos brilharam diante da unidade que ilustra essa matéria, ligue o alerta. Aqui temos algumas “pegadinhas” em relação a equipamentos e que serão desvendadas ao longo do texto.

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Em relação ao conjunto ótico não há segredos. O ponto positivo do Pulse é oferecer faróis e lanternas de LED em todas as versões, algo que nem SUVs de categoria superior dispõem. Já as luzes de neblina, como você pode ver, são ausências relevantes. Só estão disponíveis na opção topo, que custa R$ 115.990.

Os projetores principais da frente e a grade são cobertos por um friso cinza com pigmentos brilhantes. O conjunto remete à Strada. O mesmo pode ser dito do elemento que serve de base para o para-choque, numa espécie de escudo.

Mas a parte traseira do Pulse tende a encantar mais olhares. É verdade que lembra o Argo, mas tem um visual mais complexo graças às lanternas esguias, o volume abaixo do logo da Fiat, além do para-choque com detalhes cromados.

Mas se você curtiu as rodas de 17 polegadas e a pintura bicolor da carroceria, saiba que são itens opcionais. Fazem parte de um pacote que custa R$ 5.200 e inclui, ainda, o revestimento de couro dos bancos (estes, bem já poderiam ser de série na versão Audace).

Telas gigantes

A unidade testada também traz como equipamento extra a central multimídia de 10,1” com o sistema Connect Me, que é um pacote de serviços de conectividade e assistência da Fiat semelhante ao empregado pela GM. É possível ainda contar com um pacote de internet por meio de um chip já instalado no carro. Mas, claro, é preciso pagar mensalidade pelo serviço.

Embora a telona seja um destaque do carro e tenha pareamento com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo, a central padrão da versão, com display de 8,4”, já tem ótima serventia.

A maior diferença no interior entre a versão Audace e a completa Impetus está no painel de instrumentos. Se na opção mais cara ele é digital, derivado da Toro, na configuração aqui testada o cluster é analógico. Mas há computador de bordo que oferece várias informações.

Quais são os diferenciais do Pulse?

Já os elementos de acabamento são semelhantes entre as versões. O layout do console é chamativo, com uma leve inclinação para o motorista. Os botões abaixo da central estão distribuídos de maneira harmônica e com luzes que ajudam a identificar rapidamente cada função. O travamento das portas, por exemplo, fica em vermelho, enquanto o assistente de manutenção em faixa aparece em amarelo.

Tem até uma gracinha no botão giratório do ar-condicionado digital. Ele concentra as funções de velocidade da ventilação e ajuste de temperatura. É bonitinho e intuitivo.

Mas o acabamento e encaixe das peças evidenciam problemas que já aparecem no Argo, modelo cuja plataforma serviu de base para o Pulse, mas com otimizações em termos de segurança. Há espaço entre as peças que contornam o botão de partida, desnível entre a base do painel e o porta-luvas, além de rebarbas nas saídas de ar-condicionado.

Fiat Pulse Impetus Turbo 200 Flex Cv 6993
Fiat Pulse tem interior muito bem acabado, tecnológico e confortável para o motorista
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Compacto mesmo

Outra menção obrigatória ao Argo precisa ser feita quando o assunto é espaço. Embora seja 10 cm mais comprido do que o hatch, o Pulse só tem vantagem de 1,1 cm em entre-eixos.

Não dá para dizer que o SUV compacto é desconfortável, mas ele é o lanterna no quesito que ajudar a entender o espaço que os ocupantes de trás terão para as pernas. Com 2,53 m, o entre-eixos do Pulse perde para Caoa Chery Tiggo 3X e Honda WR-V, ambos com 2,55 m, enquanto o Volkswagen Nivus tem 2,56 m.

Mas é verdade também que o mais novo lançamento da Fiat é o mais largo da turma, com 1,78 m. Aqui, o último colocado é o WR-V, com 1,73 m. Só que a vida do Pulse não é fácil quando falamos sobre porta-malas. Com 370 litros, só tem bagageiro maior do que o Honda. O Tiggo 3X é que fica com a coroa no quesito, com 420 litros.

Ponto forte

Se o porte do Pulse não é ponto forte, o mesmo não pode ser dito em relação a desempenho. Dono do motor 1.0 turbo mais potente do mercado, o modelo fabricado em Betim (MG) mostra que o título não é só jogada de marketing e faz diferença na prática.

Os 130 cv de potência a 5.750 rpm e 20,4 kgf.m de torque a 1.750 rpm levam o utilitário-esportivo de 1.237 kg de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Portanto, ele é seis décimos mais rápido do que o Nivus, que também tem motor 1.0 com a mesma entrega de torque.

O propulsor faz parceria com um câmbio CVT que simula sete velocidades. Há a possibilidade de fazer as trocas por meio das aletas, mas o utensílio é quase inútil dado o ótimo acerto entre motor e câmbio.

O Pulse é ligeiro, tem suspensão com ajuste macio e posição de dirigir altinha. Mas como não tem medidas elásticas, passa a impressão de que estamos a bordo de um hatch bombado em vez de um SUV.

Fiat Pulse Impetus Turbo 200 Flex Cv 6937
As rodas de 17 polegadas e a pintura bicolor da carroceria são itens opcionais
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Dois diferenciais do modelo são o botão Sport e o TC+. O primeiro atua na aceleração, transmissão e controle de estabilidade a fim de oferecer respostas mais rápidas e precisas. Já o segundo interfere no controle de tração. Ele transfere mais torque para rodas que ainda tenham aderência em caso de dificuldades off-road.

Ponto positivo ainda para o consumo de combustível. O destaque vai para o índice na estrada, com gasolina, de 14,6 km/l. Mas é claro que o modelo com proposta urbana também vai bem em ruas e avenidas, com média de 12 km/l.

Com etanol no tanque de 47 litros, os números caem para 8,5 km/l e 10,2 km/l nos cenários urbano e rodoviário, respectivamente.

Pós-venda

Se falar em combustível é pensar no bolso, vamos continuar o papo sobre custo-benefício, mas na hora do pós-venda. O valor somado das seis primeiras revisões do Pulse Audace é de R$ 3.752. É um orçamento caro na comparação com o Nivus, que não cobra os três primeiros serviços, e tem custo de R$ 2.309,93 referente ao quarto, quinto e sexto serviços.

Já a apólice de seguro mais em conta para o modelo da Fiat no AutoCompara é de R$ 3.106,79.

Fiat Pulse Impetus Turbo 200 Flex Cv 6942
Fiat Pulse é dono do motor 1.0 turbo mais potente do mercado: são 130 cv e 20,4 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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São valores que ainda colocam o Pulse como uma opção bastante competitiva para quem quer comprar um SUV compacto. Embora o modelo não tenha espaço de sobra, ainda é capaz de oferecer conforto para quem tem família pequena.

Se o acabamento interno poderia ser melhor, o desempenho e consumo de combustível são o maior chamariz do modelo e fazem frente até em relação a utilitários de categoria superior.

O ponto de destaque da versão Audace está nos itens de segurança ativa. Já as ausências mais enfáticas ficam por conta de faróis de neblina, regulagem de profundidade da direção e bancos revestidos de couro.

Ainda que alguns itens importantes estejam disponíveis como opcionais, a somatória dos pacotes à tabela da configuração nos daria o valor de R$ 118.340, ou seja, mais caro do que o Pulse Impetus.

Dependendo do seu uso e do que privilegia em um carro, é possível até pensar na opção abaixo na gama, Drive 1.0, que custa R$ 98.990, é bem equipada e tem bons pacotes de opcionais.

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