Lexus CT 200h é um híbrido para jovens

Modelo que parte de R$ 132 mil pode fazer interessantes 15,7 km/l na cidade


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Desde o seu lançamento no mercado internacional já se vão quatro anos, mas para os brasileiros o Lexus CT 200h ainda guarda caracteristicas de um ilustre desconhecido. Parte por conta do gosto pela exclusividade da marca de luxo japonesa que mantém apenas duas lojas oficiais abertas no país, ambas em pontos badalados da capital paulista. E parte pela proposta híbrida deste hatback que é um centímetro maior que o Audi A3 Sportback e tem apenas duas versões de configuração, Eco e Luxury, com preços de tabela em R$ 132.000 e R$ 152.000, respectivamente.

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O objetivo talvez seja este mesmo. Seduzir jovens endinheirados que primam pelo exclusivismo e uma aparência consciente.

O modelo desembarcou por aqui em 2013, cerca de um ano depois de a marca ter iniciado as suas operações no país e já no ano seguinte recebeu algumas atualizações estéticas e de equipamentos. O visual não é arrebatador, opta mais pela descrição elegante do que pela esportividade escancarada. O destaque está na dianteira, com as luzes diurnas em LED no contorno inferior dos faróis dianteiros complementado por linhas de corte reto do para-choque. Pena que o mesmo charme e ousadia não chegou à traseira, que lembra o Chevrolet Astra antigo.

Enquanto a aparência sugere um toque de alta classe, a escência mecânica é emprestada de um modelo com muito mais prestígio e volume de vendas, o Toyota Prius, que foi o primeiro híbrido de produção no mundo e que já está na quarta geração.

O parentesco  ilustre (e mais humilde) confere ao CT200h um interessante conjunto motriz. Um propulsor a combustão (gasolina) de quatro cilindros e 1.8L VVT-i 16v DOHC capaz de produzir 99 cavalos de potência máxima trabalha combinado a um elétrico que gera o equivalente a 82 cv. Somado, o conjunto entrega 136 cv e um bom torque máximo de 21 kgf.m.

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O câmbio é CVT (transmissão continuamente variada) e há quatro modos de condução. Em todos, o motor elétrico dá uma força para o propulsor a combustão. Uma sacada dos engenheiros japoneses é a regeneração de energia que acontece de diversas formas, inclusive durante as frenagens. Todo o processo pode ser acompanhado pelo condutor através de gráficos no cluster e em uma tela LCD multimidia de oito polegadas no painel central. É divertido e estimulante acompanhar o carregamento das baterias.

Em modo EV (EV Mode), o CT200h pode rodar a até 50 km/h apenas com energia elétrica. Para auxiliar o motorista a um condução mais responsável, o cluster passa a exibir um medidor de consumo ou de carga das baterias.

A comparação com aqueles carrinhos de golfe é inevitável. Na saída da garagem o Lexus se move tão silenciosamente que é prudente piscar os faróis ou até a buzinar para evitar alguma batida ou atropelamento. No anda e para dos congestionamentos o motor elétrico mostra ser uma arma e tanto contra o disperdíco de combustível.

Um dado interessante deste (e de outros) híbridos é que o consumo é menor na cidade do que na estrada, justamente por conta do uso do sistema combinado dos motores na primeira situação ser maior.

Segundo a Lexus, o CT200h pode chegar a 15,7 km/l no ciclo urbano e 14,2 km/l, valores muito bons para um modelo que pesa quase 1,5 tonelada (1.465 quilos). Estes números conferiram ao hatch nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular na categoria veículos médios em 2014. Como comparação, o Audi A3 SportBack Ambition (R$ 137.190) equipado com motor 1.8 TFSI (180 cv) e câmbio S tronic registrou 9,6 km/l no meio urbano e 14 km/l no ciclo rodoviário.

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A proposta deste híbrido está longe de ser esportiva, mas em modo SPORT o CT200h mostra a sua graça. A iluminação do painel de instrumentos vai do pacífico azul para o vermelho raivoso e surge um marcador das rotações do motor no lugar do medidor de carga da bateria. Os motores trabalham em conjunto e a economia de combustível é deixado em segundo plano.

A aceleração inicial forte é conseguida pelo torque máximo do motor elétrico desde a mais baixa rotação, porém o peso alto do hatch barra qualquer entusiasmado. Segundo o fabricante, o CT200h faz de 0 a 100km/h em 10,3 segundos, já a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Mesmo assim, o híbrido é divertido de guiar, a suspensão é acertada para não fazer feio nas curvas mais fechadas e o volante pequeno, mesmo com assistência elétrica, respende bem em um circuito travado.

Luxo de sobra

Um dos pontos que fez a Lexus desbancar as alemãs Mercedes-Benz, BMW e Audi no concorrido mercado americano foi a qualidade no acabamento interno. No CT200h é possível entender melhor o nível de sofisticação alcançado pelos japoneses.

Na versão Luxury, por exemplo, parte do revestimento do painel é feito com lâminas de madeira claras e escuras que são selecionadas por um processo com 67 etapas de produção e que dura 38 dias para ser finalizado. O couro legítimo que recobre os bancos traz costuras microperfuradas com precisão.

Além de refinamento, a marca também quis rechear o seu híbrido com tecnologia. Os faróis são em LED, assim como as luzes diurnas, o sistema multimídia com GPS e TV digital pode ser operado por uma espécie de mouse bastante intuitivo, há sensores de estacionamento na dianteira e traseira e também uma câmera de ré, os espelhos retrovisores externos são antiembaçante, o ar-condicionado é digital e bizone, o freio de mão é elétrico, o acionamento do veículo é feito por botão e a chave tem sensor de aproximação e destravamento automático das portas e porta-malas. Para completar o pacote dos principais itens de série há teto solar elétrico, rodas aro 16, cruise control, controle de estabilidade com EBD e oito airbags.

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O conjunto é atraente, mas a Lexus poderia ter sido menos econômica e trazido itens mais de ponta como auxiliar de estacionamento em vagas paralelas e perdendiculares e piloto automático adaptativo, que hoje já estão presentes nos hatchs mais baratos Volkswagen Golf e Ford Focus.

Garantia de chinês e revisão de carro popular

Além do bom acabamento, a Lexus se firmou também pela confiabilidade dos seus modelos. Para manter a tradição a marca oferece quatro anos de garantia para o seu híbrido sem limite de quilometragem. Além disso, há um plano de revisões com preço fixo com mão de obra inclusão que faz inveja a muita marca que se diz popular.

As manutenções ocorrem a cada 10.000 quilômetros, sendo que a primeira sai por R$ 192,19. Parece pegadinha? Pois a de 20.000 km custa R$ 457,69 e a de 50.000 km apenas R$ 398,69. A mais cara até os 60.000 é a última com um valor de R$ 1.339,73.

O Lexus CT200h não tem outros híbridos como concorrentes diretos no mercado brasileiro. As propostas de Ford Fusion Hybrid e Toyota Prius são bem diferentes deste hatch. Este é um bom argumento para se diferenciar dos seus reais competidores, leia-se Mercedes- Benz Classe A, BMW Série 1, Audi A3 e Volvo V40. Exclusividade e um nível de acabamento acima da concorrência continuarão a ser os pontos de destaque deste hach, que precisará atualizar a sua lista de equipamentos e apimentar o seu conjunto mecânico se quiser fisgar àquele jovem endinheirado que é cosciente, mas também antenado.

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