Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Mercedes-Benz ML 320 CDI surpreende pelo silêncio

Acha motores a diesel barulhentos, ásperos e poluentes? Espere até conhecer o deste utilitário de luxo alemão


  1. Home
  2. Testes
  3. Mercedes-Benz ML 320 CDI surpreende pelo silêncio
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Você dá a partida e não há nenhuma sacolejada ou tranco no motor. Acelera e não ouve nenhum barulho de “castanholas”, além de o giro subir de maneira dócil, mas ágil. O motor responde em qualquer velocidade, como se houvesse força para ultrapassar os 300 km/h ele chega “só” até 230 km/h. É só chamar no acelerador que ele vem. Nada de vibração, nada que denuncie que estamos dirigindo um veículo a diesel, só uma fumaça branca leve quando o utilitário está frio. É assim que se comporta o Mercedes-Benz ML 320 CDI.

Primeiro utilitário da Mercedes-Benz com essa opção de motor a ser vendido no Brasil, este Classe M traz tudo que a versão a gasolina, a ML 350, também oferece, como os bancos do motorista e do passageiro com todas as regulagens elétricas e memória, regulagem de altura e distância do volante, também elétrica, além de toda a parafernália eletrônica de segurança e entretenimento que um veículo de R$ 289,9 mil. Traz inclusive o mesmo preço, o que deve condenar o ML 350 a vendas muito menores, mas o caso é que o ML 320 CDI é muito mais do que isso.

Em primeiro lugar, ele será o primeiro contato do consumidor brasileiro com os motores a diesel modernos, aqueles que tanto falamos que gostaríamos de ter em carros de passeio nacionais e que lei brasileira não permite. É certo que será um contato restrito a poucos, mas pelo menos ele existe.

Em segundo, ele é uma arma e tanto para conquistar clientes em áreas rurais. Quem também oferece veículos de alto luxo a diesel é a Land Rover, especialmente com o Range Rover Sport, mas a rede de revendas da Land Rover é menor e mais concentrada em grandes cidades, enquanto a da Mercedes-Benz está em pontos-chave, como Cuiabá, Londrina, Ananindeua, Ribeirão Preto e outros grandes centros ligados a produtores rurais. Em suma, para o fazendeiro que teve um bom ano, o ML 320 CDI estará mais acessível.

Por que demorou?

Como o leitor deve estar se perguntando, se esse motor fantástico, de mais de 510 Nm de torque em uma ampla faixa de rotação, já estava disponível no exterior, por que demorou tanto a chegar ao Brasil? Simples: questões técnicas e legais. As legais, inclusive, eram as que menos pesavam. Apesar de não ter um sistema de marchas reduzidas convencional, o modo off-road do ML tem um modo de redução eletrônico que, segundo a Mercedes-Benz, atendeu à exigência da lei para a venda do modelo a diesel. O problema maior era realmente técnico, uma vez que desenvolver um modelo a diesel só para o Brasil não compensaria devido aos baixos volumes.

Segundo os executivos da empresa, o foco, agora, é em países em desenvolvimento, entre eles China e Índia, que nem de longe têm a carga absurda de impostos que atinge o consumidor brasileiro e, mais do que isso, têm mercados muito maiores que o nosso. Isso permitiu que o ML se adaptasse a estes mercados e, por tabela, ao Brasil. Pena é que, com o nível de enxofre que nosso diesel tem o responsável pela fumacinha branca que citamos, o filtro de particulados teve de ser retirado.

Bom seria se o filtro tivesse sido mantido, mas mesmo sem ele o ML 320 CDI preserva as características que o tornarão, segundo a expectativa da empresa, responsável por 60% das vendas de toda a Classe M, incluindo os modelos V8 e AMG. Com seu tanque de 95 l e um consumo médio de 10,64 km/l segundo normas estrangeiras, o modelo tem autonomia de 1.010 km, o suficiente para cruzar muitas fazendas de ponta a ponta, mesmo as maiores.

Quem não tiver fazenda nem negócios com o campo também poderá se beneficiar do novo modelo. Dizemos que o modelo a diesel vai tirar mercado do a gasolina justamente devido a seu comportamento dinâmico. O ML 320 CDI acelera com uma vontade inacreditável e mantém velocidades altas de cruzeiro, mesmo as não permitidas, que não recomendamos não porque o carro não se comporte devidamente, mas por questões legais.

Apesar de ser um utilitário esportivo, o ML 320 CDI tem linha de cintura alta, o que transmite a sensação de dirigir um modelo mais baixo. Concilia o gosto feminino por modelos altos e o masculino por um veículo bem assentado. Em curvas, ele se comportou de modo exemplar.

O espaço interno do ML, com 2,92 m de entreeixos, é ótimo para todos os cinco ocupantes para os quais ele está homologado. O motorista encontra a melhor posição para dirigir com rapidez e conforto, considerando os comandos elétricos. O único porém se deve ao controlador de velocidade, que fica na mesma posição em que deveria estar a chave de seta. É questão de adaptação, mas, para quem usa mais a seta do que o controlador de velocidade, o melhor seria o que é mais usado estar mais acessível.

FICHA TÉCNICA – Mercedes-Benz ML 320 CDI





















MOTORSeis cilindros em “V”, longitudinal, refrigeração a água, 2.987 cm³
POTÊNCIA224 cv a 3.800 rpm
TORQUE 510 Nm de 1.600 rpm a 2.800 rpm
CÂMBIOAutomático de sete velocidades 7G-Tronic
TRAÇÃO Integral permanente
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 19”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 255/50 R19
COMPRIMENTO 4,78 m
ALTURA 1,82 m
LARGURA 1,91 m
ENTREEIXOS 2,92 m
PORTA-MALAS 500 l
PESO em ordem de marcha2.185 kg
TANQUE95 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, com braços duplos e sistema antimergulho; traseira independente, four-link
FREIOS Discos ventilados nas quatro rodas
CORESNão informadas
PREÇOR$ 289,9 mil


Gosta de utilitários de luxo a diesel?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Land Rover Discovery 3

Land Rover Range Rover Sport

Volkswagen Touareg

Leia também:

Quadradão, Jeep Cherokee Sport volta às origens

Town & Country, a grandalhona familiar da Chrysler

Tira-teima do Ford Ka: confira o consumo do carro

Chrysler 300C V6, por R$ 139,9 mil, se torna um papa-Omega

Renault Sandero Privilège 1.6 16V

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors