Primeiro utilitário da Mercedes-Benz com essa opção de motor a ser vendido no Brasil, este Classe M traz tudo que a versão a gasolina, a ML 350, também oferece, como os bancos do motorista e do passageiro com todas as regulagens elétricas e memória, regulagem de altura e distância do volante, também elétrica, além de toda a parafernália eletrônica de segurança e entretenimento que um veículo de R$ 289,9 mil. Traz inclusive o mesmo preço, o que deve condenar o ML 350 a vendas muito menores, mas o caso é que o ML 320 CDI é muito mais do que isso.
Em primeiro lugar, ele será o primeiro contato do consumidor brasileiro com os motores a diesel modernos, aqueles que tanto falamos que gostaríamos de ter em carros de passeio nacionais e que lei brasileira não permite. É certo que será um contato restrito a poucos, mas pelo menos ele existe.
Em segundo, ele é uma arma e tanto para conquistar clientes em áreas rurais. Quem também oferece veículos de alto luxo a diesel é a Land Rover, especialmente com o Range Rover Sport, mas a rede de revendas da Land Rover é menor e mais concentrada em grandes cidades, enquanto a da Mercedes-Benz está em pontos-chave, como Cuiabá, Londrina, Ananindeua, Ribeirão Preto e outros grandes centros ligados a produtores rurais. Em suma, para o fazendeiro que teve um bom ano, o ML 320 CDI estará mais acessível.
Por que demorou?
Como o leitor deve estar se perguntando, se esse motor fantástico, de mais de 510 Nm de torque em uma ampla faixa de rotação, já estava disponível no exterior, por que demorou tanto a chegar ao Brasil? Simples: questões técnicas e legais. As legais, inclusive, eram as que menos pesavam. Apesar de não ter um sistema de marchas reduzidas convencional, o modo off-road do ML tem um modo de redução eletrônico que, segundo a Mercedes-Benz, atendeu à exigência da lei para a venda do modelo a diesel. O problema maior era realmente técnico, uma vez que desenvolver um modelo a diesel só para o Brasil não compensaria devido aos baixos volumes.
Segundo os executivos da empresa, o foco, agora, é em países em desenvolvimento, entre eles China e Índia, que nem de longe têm a carga absurda de impostos que atinge o consumidor brasileiro e, mais do que isso, têm mercados muito maiores que o nosso. Isso permitiu que o ML se adaptasse a estes mercados e, por tabela, ao Brasil. Pena é que, com o nível de enxofre que nosso diesel tem o responsável pela fumacinha branca que citamos, o filtro de particulados teve de ser retirado.
Bom seria se o filtro tivesse sido mantido, mas mesmo sem ele o ML 320 CDI preserva as características que o tornarão, segundo a expectativa da empresa, responsável por 60% das vendas de toda a Classe M, incluindo os modelos V8 e AMG. Com seu tanque de 95 l e um consumo médio de 10,64 km/l segundo normas estrangeiras, o modelo tem autonomia de 1.010 km, o suficiente para cruzar muitas fazendas de ponta a ponta, mesmo as maiores.
Quem não tiver fazenda nem negócios com o campo também poderá se beneficiar do novo modelo. Dizemos que o modelo a diesel vai tirar mercado do a gasolina justamente devido a seu comportamento dinâmico. O ML 320 CDI acelera com uma vontade inacreditável e mantém velocidades altas de cruzeiro, mesmo as não permitidas, que não recomendamos não porque o carro não se comporte devidamente, mas por questões legais.
Apesar de ser um utilitário esportivo, o ML 320 CDI tem linha de cintura alta, o que transmite a sensação de dirigir um modelo mais baixo. Concilia o gosto feminino por modelos altos e o masculino por um veículo bem assentado. Em curvas, ele se comportou de modo exemplar.
O espaço interno do ML, com 2,92 m de entreeixos, é ótimo para todos os cinco ocupantes para os quais ele está homologado. O motorista encontra a melhor posição para dirigir com rapidez e conforto, considerando os comandos elétricos. O único porém se deve ao controlador de velocidade, que fica na mesma posição em que deveria estar a chave de seta. É questão de adaptação, mas, para quem usa mais a seta do que o controlador de velocidade, o melhor seria o que é mais usado estar mais acessível.
FICHA TÉCNICA – Mercedes-Benz ML 320 CDI
MOTOR | Seis cilindros em “V”, longitudinal, refrigeração a água, 2.987 cm³ |
POTÊNCIA | 224 cv a 3.800 rpm |
TORQUE | 510 Nm de 1.600 rpm a 2.800 rpm |
CÂMBIO | Automático de sete velocidades 7G-Tronic |
TRAÇÃO | Integral permanente |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 19”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 255/50 R19 |
COMPRIMENTO | 4,78 m |
ALTURA | 1,82 m |
LARGURA | 1,91 m |
ENTREEIXOS | 2,92 m |
PORTA-MALAS | 500 l |
PESO em ordem de marcha | 2.185 kg |
TANQUE | 95 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, com braços duplos e sistema antimergulho; traseira independente, four-link |
FREIOS | Discos ventilados nas quatro rodas |
CORES | Não informadas |
PREÇO | R$ 289,9 mil |
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