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O carro é um produto extremamente passional. Mas como é um bem de consumo durável e que impõe um alto valor de investimento, quase sempre fica à mercê da razão. Por isso, a estrela deste texto torna-se especial. O Mini John Cooper Works Cabrio não é um automóvel para a família, nem oferece consumo de combustível invejável. Ele é parte determinante de um estilo de vida instigante, cujo princípio básico é diversão.
É difícil não abrir um sorriso ao acelerar com vontade o conversível que carrega motor 2.0 turbo de 231 cv de potência a 5.200 rpm. Com torque de 32,6 kgf.m entre 1.450 rpm e 4.800 rpm, impulsiona o esportivo de 1.360 kg rumo aos 100 km/h em 6,5 segundos, a partir da inércia.
O propulsor trabalha em parceria com a transmissão Steptronic de oito velocidades. É possível gerenciar o câmbio de modo manual por meio de aletas. Embora o sistema seja bem ajustado, com trocas ligeiras e precisas, o recurso das borboletas é um dos ápices da diversão proposta pelo Mini.
Nada como reduzir marchas antes das curvas para depois ganhar progressão em meio ao som intimidador expelido pelo escapamento duplo.
Por isso, a sigla JCW faz diferença. São as iniciais da divisão esportiva John Cooper Works, que, pela primeira vez, trabalha com o Mini Cabrio. Além de agregar itens estéticos mais chamativos em relação a um Mini convencional (assunto para daqui a pouco), ela adiciona maior capacidade de performance.
O exemplo mais enfático está na suspensão esportiva. Rígida, beneficia-se das medidas diminutas do cabriolet de 3,87 metros de comprimento para entregar segurança em curvas mais ariscas. No modo de condução Sport, fica ainda mais firme, em consonância com outras propriedades do carro. A direção fica mais pesada, enquanto a rotação do motor cresce e o escape emite roncos brutais.
Isso tudo já era de se esperar do esportivo. A surpresa é que a suspensão consegue chegar a níveis razoavelmente confortáveis quando bate a vontade de ter uma condução mais suave. O conjunto copia imperfeições do asfalto, mas neutraliza bem as oscilações da carroceria.
Neste cenário de tocada mais amena, o Mini JCW Cabrio ganha até tons de racionalidade. Com o modo de condução Eco ativado, os parâmetros do carro ganham serenidade. É possível chegar a um bom índice de consumo de combustível. Na estrada, a média de 13 km/l é alcançada tranquilamente.
Outro ponto alto do pequeno esportivo está no ambiente interno. Não é segrego que a Mini é referência na concepção de acabamento, mas agora melhorou o nível de experiência graças ao painel de instrumentos digital de 5 polegadas, novidade da linha 2021.
O painel combina com a central multimídia retangular de 8,8”, que trabalha bem com jogo de luzes. Sensível ao toque, é compatível com Apple CarPlay, mas deve suporte ao Android Auto.
Na parte de acabamento, destaque para o layout dos botões (em especial para o da partida do motor), além das luzes internas customizáveis. No painel, chama atenção a bandeira da Grã-Bretanha, que está presente ainda em outros elementos do carro.
Outros itens relevantes de experiência a bordo são o head-up display, que projeta informações da viagem no para-brisas, além do sistema de som da grife Harman Kardon.
Por fora, os diferenciais estéticos da versão JCW ficam nas rodas escurecidas aro 17" com design exclusivo, além de freios esportivos com pinças na cor vermelha. A versão ainda tem o logo cravado na lateral e na traseira. Um detalhe é que o para-choque é mais agressivo, o que elimina os faróis de neblina presentes no Mini Cabrio convencional.
Outros diferenciais JCW são volante e os bancos esportivos. São itens de série ainda ar-condicionado automático, direção elétrica, sensor de chuva, câmera de ré e faróis de LEDs. Destaque, é claro, para o sistema de abertura do teto, que pode ser ajustado em três posições. A capota é totalmente rebaixada em 18 segundos e em velocidades de até 30 km/h.
Ela fica guardada dentro do porta-malas de 215 litros. Quando o teto está recolhido, a capacidade do bagageiro cai para 160 litros.
O único opcional do Mini JCW Cabrio é o assistente de estacionamento, que custa R$ 4.300. Já a tabela do modelo está em R$ 264.990. Isso significa que ele está R$ 25 mil mais caro do que o Mini Cooper S Cabrio, que sai por R$ 239.990. Para quem tem grana para investir em um esportivo, não é uma diferença tão relevante se considerarmos os diferenciais da JCW.
Já o valor do seguro pode assustar mesmo alguns afortunados. No AutoCompara, a apólice mais em conta é de R$ 10.641,95. Uma possível explicação pode estar no simples fato de falarmos de um modelo conversível. Basta ver que a apólice para um Mini JCW com capota rígida está em R$ 7.397,24, numa diferença de R$ 3.244,71. É o preço que se paga por um lifestyle pleno.
Além da sensação ímpar de guiar um conversível, o Mini JCW alia ainda capacidade performática digna de esportivo, diferenciais estéticos externos e internos, além de equipamentos requintados que agregam estilo e conforto.
Apesar de pouco entregar itens tecnológicos, cumpre com o que promete. É um foguetinho estiloso para quem não precisa se preocupar com boletos - ainda mais no início do ano.
MINI - COOPER - 2021 |
2.0 16V TWINPOWER GASOLINA JOHN COOPER WORKS CABRIO STEPTRONIC |
R$ 264990 |
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