Quase tudo é novo, mas justamente o que não mudou pode ser a pedra no sapato do modelo importado da Hungria e que briga contra BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Volvo XC40.
Mas antes de tocar nesse assunto, vamos falar sobre as novidades estéticas. Você deve lembrar que o Q3 tinha silhueta arredondada... Agora, as linhas são mais retas, a fim de trazer ar de modernidade e esportividade. Repare: esta filosofia está sendo adotada nos demais modelos que compõem a linha Q.
Na configuração topo de linha chamada Black, aqui testada, existem diversos apliques em preto brilhante espalhados pelo carro. Essa versão também se destaca pelas rodas de 19 polegadas e pelo teto solar panorâmico.
Por dentro, a versão traz volante esportivo e ajuste elétrico dos bancos (também esportivos), que têm até revestimento em camurça sintética.
Preços
Outro charme são as luzes de ambiente com diversas opções de cores. Mas esse é um item opcional. E olha que estamos falando de uma versão que custa R$ 209.990.Isso significa que se colocarmos todos os extras, o preço vai à casa dos R$ 225 mil. Pode parecer caro, mas ainda é mais em conta do que a versão topo de linha do BMW X1 (R$ 239.990), atual líder da categoria de SUVs compactos de luxo.
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Aliás, falando em preço, vejamos os valores das demais versões do Audi Q3 2020:
- R$ 179.990 na versão Prestige, que vem com itens como faróis de LED, câmera-de-ré com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, central multimídia, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa e controle de descida, modos de condução, rodas de liga leve aro 17, controles de estabilidade e tração e bancos de couro.
- R$ 189.990 na configuração intermediária Prestige Plus, a que tem o melhor custo-benefício, pois inclui ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, luzes de ambiência (sem customização de cores), frisos cromados, além do aclamado quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, chamado de "Virtual Cockpit", que agrega uma experiência muito mais rica à viagem.
Só que ambos estão disponíveis apenas na versão mais cara, a Prestige Plus: o primeiro item é de série, enquanto o segundo é opcional.
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Espaço de sobra
Além do avanço em equipamentos e requinte, o SUV também otimizou a oferta de espaço. O carro cresceu em praticamente todas as medidas. O comprimento, por exemplo, teve aumento de 9,7 centímetros, chegando a 4,48 metros.Incremento importante também na distância entre-eixos de 2,68 m, ou seja, 7,7 cm maior se comparado à geração anterior. Mesmo assim, embora a largura também tenha sido estendida (para 1,85 m), apenas dois adultos viajam com pleno conforto na fileira traseira. Isso porque o túnel central é elevado.
Por outro lado, os bancos são corrediços e podem ser deslocados em até 1,5 cm. Para não ter briga, quem viaja atrás tem acesso a uma tomada 12 volts, além de duas portas USB. Na frente, também há duas entradas.
Voltando a falar sobre medidas, destaque para o porta-malas: o volume padrão de 530 litros pode aumentar para 675 l ao se colocar os bancos para frente. Com os assentos rebatidos, o volume pode chegar a 1525 litros.
Calcanhar de Aquiles
Após apresentar todas as novidades do novo Audi Q3, vamos falar agora sobre o único quesito que foi mantido em relação à primeira geração e que deixa o carro atrás de seus principais concorrentes: o motor 1.4 turbo de 150 cv foi mantido.Ele entrega torque de 25,5 kgf.m a 1.500 rpm e está acoplado à também velha conhecida transmissão S-Tronic de dupla embreagem e seis velocidades.
Embora seja competente e impulsione com certa tranquilidade o modelo de 1.580 kg, o propulsor não empolga e torna a viagem extremamente amena. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,3 segundos.
Concorrentes já citados por aqui, como BMW X1 e Volvo XC40, oferecem motores maiores e mais potentes, conseguindo assim dinâmica de dirigir mais prazerosa.
O ponto positivo nesta seara fica por conta da suspensão. Do tipo McPherson na parte frontal e multilink na traseira, transmite muita segurança em curvas de alta velocidade. E também é bem adequada ao transpor buracos e valetas.
É possível dizer que o trem-de-força é uma das poucas ressalvas do novo Audi Q3. Mais espaçoso e tecnológico, portanto, apresenta-se como uma das melhores opções de SUVs na casa dos R$ 200 mil.
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