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Novo Audi Q3 pode arrepender só pelo que não fez

Quase 100% renovado com nova geração, modelo manteve o motor 1.4 de 150 cv, menos potente e divertido que o de rivais

por Lukas Kenji

Logo após seu lançamento, em 2012, o Audi Q3 rapidamente se consolidou no mercado brasileiro. Agora, com a chegada de sua segunda geração, o SUV está maior e mais tecnológico.
Quase tudo é novo, mas justamente o que não mudou pode ser a pedra no sapato do modelo importado da Hungria e que briga contra BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Volvo XC40.
Mas antes de tocar nesse assunto, vamos falar sobre as novidades estéticas. Você deve lembrar que o Q3 tinha silhueta arredondada... Agora, as linhas são mais retas, a fim de trazer ar de modernidade e esportividade. Repare: esta filosofia está sendo adotada nos demais modelos que compõem a linha Q.
Na configuração topo de linha chamada Black, aqui testada, existem diversos apliques em preto brilhante espalhados pelo carro. Essa versão também se destaca pelas rodas de 19 polegadas e pelo teto solar panorâmico.
Por dentro, a versão traz volante esportivo e ajuste elétrico dos bancos (também esportivos), que têm até revestimento em camurça sintética.

Preços

Outro charme são as luzes de ambiente com diversas opções de cores. Mas esse é um item opcional. E olha que estamos falando de uma versão que custa R$ 209.990.
Isso significa que se colocarmos todos os extras, o preço vai à casa dos R$ 225 mil. Pode parecer caro, mas ainda é mais em conta do que a versão topo de linha do BMW X1 (R$ 239.990), atual líder da categoria de SUVs compactos de luxo.
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Aliás, falando em preço, vejamos os valores das demais versões do Audi Q3 2020: Falando em conectividade, algo que melhorou muito nos carros da Audi foi a chegada das centrais multimídia sensíveis ao toque, deixando de lado os nada intuitivos botões giratórios. Em relação à tecnologia, o Q3 também oferece assistente de estacionamento e controle de cruzeiro adaptativo.
Só que ambos estão disponíveis apenas na versão mais cara, a Prestige Plus: o primeiro item é de série, enquanto o segundo é opcional.

Veja nosso vídeo com o novo Audi Q3

Espaço de sobra

Além do avanço em equipamentos e requinte, o SUV também otimizou a oferta de espaço. O carro cresceu em praticamente todas as medidas. O comprimento, por exemplo, teve aumento de 9,7 centímetros, chegando a 4,48 metros.
Incremento importante também na distância entre-eixos de 2,68 m, ou seja, 7,7 cm maior se comparado à geração anterior. Mesmo assim, embora a largura também tenha sido estendida (para 1,85 m), apenas dois adultos viajam com pleno conforto na fileira traseira. Isso porque o túnel central é elevado.
Por outro lado, os bancos são corrediços e podem ser deslocados em até 1,5 cm. Para não ter briga, quem viaja atrás tem acesso a uma tomada 12 volts, além de duas portas USB. Na frente, também há duas entradas.
Voltando a falar sobre medidas, destaque para o porta-malas: o volume padrão de 530 litros pode aumentar para 675 l ao se colocar os bancos para frente. Com os assentos rebatidos, o volume pode chegar a 1525 litros.

Calcanhar de Aquiles

Após apresentar todas as novidades do novo Audi Q3, vamos falar agora sobre o único quesito que foi mantido em relação à primeira geração e que deixa o carro atrás de seus principais concorrentes: o motor 1.4 turbo de 150 cv foi mantido.
Ele entrega torque de 25,5 kgf.m a 1.500 rpm e está acoplado à também velha conhecida transmissão S-Tronic de dupla embreagem e seis velocidades.
Embora seja competente e impulsione com certa tranquilidade o modelo de 1.580 kg, o propulsor não empolga e torna a viagem extremamente amena. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,3 segundos.

Concorrentes já citados por aqui, como BMW X1 e Volvo XC40, oferecem motores maiores e mais potentes, conseguindo assim dinâmica de dirigir mais prazerosa.
O ponto positivo nesta seara fica por conta da suspensão. Do tipo McPherson na parte frontal e multilink na traseira, transmite muita segurança em curvas de alta velocidade. E também é bem adequada ao transpor buracos e valetas.
É possível dizer que o trem-de-força é uma das poucas ressalvas do novo Audi Q3. Mais espaçoso e tecnológico, portanto, apresenta-se como uma das melhores opções de SUVs na casa dos R$ 200 mil.

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