|
Na esteira de sucesso do Gol,
do qual deriva, a picape Saveiro 2.0 Plus oferece
as mesmas qualidades de robustez, confiabilidade
mecânica e bom desempenho que fizeram do
hatch um imbatível campeão de vendas,
além da versatilidade característica
de um utilitário bonito, prático,
eficiente e gostoso de dirigir
A picape Volkswagen Saveiro 2.0 Plus é
a versão top de linha desse versátil
utilitário, que tem a mesma cara e desempenho
do Gol Geração III, do qual deriva,
com a vantagem de oferecer uma ampla caçamba,
capaz de transportar até 700 kg de carga.
Dividindo a liderança do segmento de picapes
leves derivadas de automóveis com a Fiat
Strada, a Saveiro 2.0 tem na performance o seu
maior trunfo. Com 112 cavalos de potência
e pesando apenas 1.021 kg, vazia, o modelo tem
desempenho arisco quando sem carga, e eficiente
quando carregada.
Reestilizada pela última vez junto com
toda a família Gol no final do ano 2000,
a Saveiro ainda tem design atraente e moderno,
com destaque para o conjunto ótico, pára-choques
envolventes na cor do carro e os vincos do capô.
Além disso, sua cabine alongada, com o
mesmo bom acabamento do Gol, permite melhor posição
de dirigir para motoristas altos e espaço
para bagagens pessoais. Custando R$ 28 mil (28/04/2003),
é atraente opção não
apenas para usuários que vão realmente
utilizar o veículo para transporte de carga,
como também para aqueles que jamais vão
utilizar a caçamba, a não ser para
levar uma prancha de surf.
|
|
|
|
DESEMPENHO DE AUTOMÓVEL
Potente e leve, modelo oferece performance ágil
e vigorosa
Pesando apenas 1.021 kg, vazia, o motor 2.0 8V de 112
cavalos de potência é mais do que suficiente
para proporcionar à Saveiro uma performance quase
esportiva. Com as mesmas características técnicas
herdadas do Gol, como suspensões com molas helicoidais
e eixo de torção traseiro, e câmbio
manual de cinco marchas, a Saveiro 2.0 apresentou desempenho
surpreendente.
A posição de dirigir, favorecida pelo
banco com regulagem de altura; o volante da direção,
com quatro raios e boa empunhadura; e o câmbio,
que oferece trocas macias, rápidas e precisas,
incita o motorista a guiar de forma mais dinâmica.
O torque, de 170 Nm a 3.000 rpm, favorece as retomadas
de velocidade e transmite ainda mais segurança
ao motorista. As rodas de 15 polegadas e os pneus 195/50
colaboram para a boa estabilidade no asfalto e para
a boa aderência sobre pisos de terra.
Segundo a fábrica, a Saveiro 2.0 Plus acelera
de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, atinge velocidade
máxima de 172 km/h e percorre 10,3 km/l de gasolina
na cidade e 14,7 km/l na estrada, rodando vazia e em
velocidades constantes.
voltar
|
|
|
|
BOM ACABAMENTO
Embora utilitário, modelo tem bom acabamento
interno e externo
Não é segredo de ninguém, muito
menos da Volkswagen, que a Saveiro é um dos dez
mais objetos de desejo dos jovens consumidores. A boa
qualidade do acabamento extrapola a cabine e também
está presente na carroceria. Essa característica,
aliada à boa performance e ao preço mais
baixo que os automóveis com motorização
na mesma faixa, fazem da Saveiro uma atraente opção,
mesmo para consumidores que não vão utiliza-la
como veículo para transporte de carga.
O painel, de plástico injetado, tem juntas precisas
e incorpora quadro de instrumentos com comandos fáceis
de ser acionados. Os mostradores são bem visíveis,
inclusive à noite, quando os ponteiros ficam
iluminados em vermelho, com grafismos azuis. O volante,
de quatro raios, é bonito e oferece boa empunhadura,
enquanto o console central tem boas áreas para
acomodar objetos pequenos, além de um porta-copos,
localizado logo à frente da alavanca do câmbio.
As maçanetas internas cromadas reforçam
a boa qualidade do acabamento da cabine.
Embora a posição de dirigir tenha sido
otimizada pela possibilidade de regular o banco em altura,
e pelo maior espaço disponível devido
à extensão da cabine, o estepe, fixado
atrás do banco do motorista, ainda é um
incômodo.
voltar
|
|
|
|
Caçamba ampla pode transportar
até 700 kg de carga
A caçamba também merece elogios. Ampla
e dotada de práticas alças para fixação
da carga, é capaz de acomodar até 700
kg de carga, capacidade comparável à das
picapes médias. Além disso, já
vem de fábrica com proteção plástica
em toda a sua área, enquanto a janela traseira
da cabine também é protegida por duas
barras de ferro horizontais.
A porta traseira da caçamba é fácil
de ser manuseada, e um arco sobre a parte externa traseira
da cabine, com duas hastes rebatíveis nas extremidades,
permite apoiar cargas longas sobre a capota.
voltar
|
|
|
|
|
CONCORRÊNCIA
Principais montadoras também oferecem
picapes desse segmento
A picape Saveiro, disponível com motores 1.6,
1.8 e 2.0, em diversas versões, liderou o segmento
das picapes leves derivadas de automóveis durante
vários anos. Embora sempre tenha enfrentado concorrentes
de qualidade da GM (picape Corsa) e Ford (picape Courier),
foi mesmo a pequena notável da Fiat, a Strada,
agora também disponível com motores 1.5,
1.6 e 1.8, com cabine simples ou estendida, que derrubou
a Saveiro do trono há alguns anos. De lá
para cá, ambas vêm disputando carro a carro
a preferência do consumidor.
Com preços, qualidades, características
e aplicações semelhantes, essa turma
está preparada para pegar no pesado, ou simplesmente
para curtir a vida junto com seu dono.
voltar
|
|
|
Comentários