O canal de notícias da Webmotors

Picape Volkswagen Saveiro 2.0 Plus Sportline

Para curtir ou trabalhar

por Redação WM1


 
 
ITENS TESTADOS 
 
               

 
 
 
  GOSTOU?
   
Saveiro usada
 
 
 
 
 
 

 

Na esteira de sucesso do Gol, do qual deriva, a picape Saveiro 2.0 Plus oferece as mesmas qualidades de robustez, confiabilidade mecânica e bom desempenho que fizeram do hatch um imbatível campeão de vendas, além da versatilidade característica de um utilitário bonito, prático, eficiente e gostoso de dirigir



A picape Volkswagen Saveiro 2.0 Plus é a versão top de linha desse versátil utilitário, que tem a mesma cara e desempenho do Gol Geração III, do qual deriva, com a vantagem de oferecer uma ampla caçamba, capaz de transportar até 700 kg de carga.




Dividindo a liderança do segmento de picapes leves derivadas de automóveis com a Fiat Strada, a Saveiro 2.0 tem na performance o seu maior trunfo. Com 112 cavalos de potência e pesando apenas 1.021 kg, vazia, o modelo tem desempenho arisco quando sem carga, e eficiente quando carregada.




Reestilizada pela última vez junto com toda a família Gol no final do ano 2000, a Saveiro ainda tem design atraente e moderno, com destaque para o conjunto ótico, pára-choques envolventes na cor do carro e os vincos do capô. Além disso, sua cabine alongada, com o mesmo bom acabamento do Gol, permite melhor posição de dirigir para motoristas altos e espaço para bagagens pessoais. Custando R$ 28 mil (28/04/2003), é atraente opção não apenas para usuários que vão realmente utilizar o veículo para transporte de carga, como também para aqueles que jamais vão utilizar a caçamba, a não ser para levar uma prancha de surf.
 
 
 

 
 

DESEMPENHO DE AUTOMÓVEL

Potente e leve, modelo oferece performance ágil e vigorosa

Pesando apenas 1.021 kg, vazia, o motor 2.0 8V de 112 cavalos de potência é mais do que suficiente para proporcionar à Saveiro uma performance quase esportiva. Com as mesmas características técnicas herdadas do Gol, como suspensões com molas helicoidais e eixo de torção traseiro, e câmbio manual de cinco marchas, a Saveiro 2.0 apresentou desempenho surpreendente.




A posição de dirigir, favorecida pelo banco com regulagem de altura; o volante da direção, com quatro raios e boa empunhadura; e o câmbio, que oferece trocas macias, rápidas e precisas, incita o motorista a guiar de forma mais dinâmica. O torque, de 170 Nm a 3.000 rpm, favorece as retomadas de velocidade e transmite ainda mais segurança ao motorista. As rodas de 15 polegadas e os pneus 195/50 colaboram para a boa estabilidade no asfalto e para a boa aderência sobre pisos de terra.




Segundo a fábrica, a Saveiro 2.0 Plus acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, atinge velocidade máxima de 172 km/h e percorre 10,3 km/l de gasolina na cidade e 14,7 km/l na estrada, rodando vazia e em velocidades constantes.



voltar

 
 

 
 
 
 
BOM ACABAMENTO

Embora utilitário, modelo tem bom acabamento interno e externo



Não é segredo de ninguém, muito menos da Volkswagen, que a Saveiro é um dos dez mais objetos de desejo dos jovens consumidores. A boa qualidade do acabamento extrapola a cabine e também está presente na carroceria. Essa característica, aliada à boa performance e ao preço mais baixo que os automóveis com motorização na mesma faixa, fazem da Saveiro uma atraente opção, mesmo para consumidores que não vão utiliza-la como veículo para transporte de carga.




O painel, de plástico injetado, tem juntas precisas e incorpora quadro de instrumentos com comandos fáceis de ser acionados. Os mostradores são bem visíveis, inclusive à noite, quando os ponteiros ficam iluminados em vermelho, com grafismos azuis. O volante, de quatro raios, é bonito e oferece boa empunhadura, enquanto o console central tem boas áreas para acomodar objetos pequenos, além de um porta-copos, localizado logo à frente da alavanca do câmbio. As maçanetas internas cromadas reforçam a boa qualidade do acabamento da cabine.




Embora a posição de dirigir tenha sido otimizada pela possibilidade de regular o banco em altura, e pelo maior espaço disponível devido à extensão da cabine, o estepe, fixado atrás do banco do motorista, ainda é um incômodo.

voltar

 
 

 
 
 
 

Caçamba ampla pode transportar até 700 kg de carga


A caçamba também merece elogios. Ampla e dotada de práticas alças para fixação da carga, é capaz de acomodar até 700 kg de carga, capacidade comparável à das picapes médias. Além disso, já vem de fábrica com proteção plástica em toda a sua área, enquanto a janela traseira da cabine também é protegida por duas barras de ferro horizontais.




A porta traseira da caçamba é fácil de ser manuseada, e um arco sobre a parte externa traseira da cabine, com duas hastes rebatíveis nas extremidades, permite apoiar cargas longas sobre a capota.

voltar

 
 

 
 
 
 
CONCORRÊNCIA

Principais montadoras também oferecem picapes desse segmento



A picape Saveiro, disponível com motores 1.6, 1.8 e 2.0, em diversas versões, liderou o segmento das picapes leves derivadas de automóveis durante vários anos. Embora sempre tenha enfrentado concorrentes de qualidade da GM (picape Corsa) e Ford (picape Courier), foi mesmo a pequena notável da Fiat, a Strada, agora também disponível com motores 1.5, 1.6 e 1.8, com cabine simples ou estendida, que derrubou a Saveiro do trono há alguns anos. De lá para cá, ambas vêm disputando carro a carro a preferência do consumidor.




Com preços, qualidades, características e aplicações semelhantes, essa turma está preparada para pegar no pesado, ou simplesmente para curtir a vida junto com seu dono.









voltar

 
 






 

Comentários

Carregar mais