O segmento de SUVs subcompactos no Brasil nunca esteve tão disputado. Modelos como o Volkswagen Tera High e o Fiat Pulse Impetus Hybrid querem conquistar quem deseja migrar dos hatches sem precisar ir direto para SUVs compactos e médios - que são mais caros.
Confira ofertas do Volkswagen Tera na Webmotors!
Ambos combinam tecnologia, conforto e design moderno, mas cada um com uma proposta própria: o Tera busca imponência e presença urbana, enquanto o Pulse oferece um toque de esportividade, acabamento premium e o diferencial da motorização híbrida.
Fiat Pulse ou Volkswagen Tera: qual SUV escolher?
Neste comparativo, vamos detalhar design, espaço interno, desempenho, consumo e impressões ao dirigir de cada modelo. Com isso, ajudamos você a entender qual SUV subcompacto se encaixa melhor no seu perfil.
Desde o primeiro contato visual até as respostas ao volante, cada detalhe faz diferença na escolha do carro certo para a rotina urbana e para viagens.
Design e proposta de cada SUV
O Volkswagen Tera High é um SUV inédito no Brasil, e se posiciona entre o Polo e o T-Cross. Tem linhas robustas e presença marcante, ideal para quem quer um carro que passe imponência e tenha um toque moderno.
O pacote Outfit adiciona teto preto, retrovisores e maçanetas em preto ninja, rodas diamantadas escurecidas de 17 polegadas e bancos em revestimento premium. Na prática, o Tera consegue passar ao mesmo tempo uma sensação de sofisticação e presença urbana.
Já o Fiat Pulse Impetus Hybrid aposta em um perfil mais esportivo e jovem. O Pacote Sunroof adiciona teto solar panorâmico, faróis de neblina em LED, iluminação nos para-sóis e grade frontal redesenhada.
O interior combina painel escurecido, acabamento em couro e detalhes premium. São detalhes que transmitem sensação de sofisticação e jovialidade, além de reforçar o apelo urbano e esportivo do modelo.
Confira ofertas do Fiat Pulse na Webmotors!
Itens de tecnologia e segurança
Ambos oferecem interior bem equipado, com recursos que fazem diferença no dia a dia: ar-condicionado automático, painel digital, multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio, carregador por indução e piloto automático adaptativo.
O Tera High tem bancos em revestimento premium, painel digital de 10,25 polegadas, direção ajustável em altura e profundidade, amplo espaço para cinco ocupantes e sensação de robustez.
Enquanto isso, o Pulse Hybrid tem bancos de couro, teto solar panorâmico, direção elétrica ajustável, acabamento refinado e ambiente mais leve e jovial, com um toque esportivo.
Nesse ponto o Tera passa a impressão de um interior sólido e mais tradicional, enquanto o Pulse entrega um design interno mais moderno e agradável ao toque, com detalhes que tentam valorizar o estilo e o conforto.
Conjunto mecânico e desempenho de cada SUV
| Modelo | Motor | Potência | Torque | 0-100 km/h | Velocidade máxima | Consumo cidade | Consumo estrada |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Tera High | 1.0 TSI | 116 cv | 16,8 kgfm | 10,5 s | 192 km/h | 8,6 km/l (etanol) / 12,2 km/l (gasolina) | 10,3 km/l (etanol) / 14,5 km/l (gasolina) |
| Pulse Impetus Hybrid | 1.0 T200 Hybrid | 130 cv | 20,4 kgfm | 9,7 s | 189 km/h | 9,3 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina) | 10,2 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina) |
Aqui vale um adendo: apesar do Pulse ter números maiores em potência e torque, a experiência ao dirigir passa nuances diferentes:
-
No Tera, a condução transmite mais firmeza. As retomadas e arrancadas são mais imediatas, o que dá sensação de agilidade e controle, principalmente em ultrapassagens ou arrancadas rápidas. Isso se deve em parte ao câmbio automático de seis marchas, cujas trocas são feitas de forma bem direta.
-
No Pulse, o câmbio continuamente variável (CVT) privilegia suavidade e economia. A aceleração é linear, constante e confortável, ideal para trajetos urbanos e uso cotidiano. O volante reforça essa sensação, deixando o carro mais leve e ágil em manobras, mesmo com o motor mais potente.
Na prática, cada um tem estilo próprio: o Tera passa firmeza e agilidade, enquanto o Pulse entrega conforto e suavidade.
Veja também: Tera por R$ 80 mil? A Volkswagen consegue fazer
Dimensões e espaço interno
| Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas |
|---|---|---|---|---|---|
| Tera High | 4,151 m | 1,777 m | 1,504 m | 2,566 m | 350 L |
| Pulse Hybrid | 4,099 m | 1,989 m | 1,552 m | 2,532 m | 370 L |
Preços e pacotes
-
Volkswagen Tera High + pacote Outfit: R$ 144.220
-
Fiat Pulse Impetus Hybrid + pacote Sunroof: R$ 151.980
Desconsiderando cores, o Pulse é R$ 7.760 mais caro, mas oferece teto solar panorâmico e conjunto híbrido. O Tera, por outro lado, entrega tecnologia, pacotes e sensação de robustez por um valor menor.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Veredito
A decisão final depende do que você valoriza: o Volkswagen Tera High é ideal para quem quer um SUV compacto com presença marcante, tecnologia moderna, condução firme e a força do nome Volkswagen no segmento de SUVs.
Já o Fiat Pulse Impetus Hybrid pode ser a escolha ideal para quem busca esportividade visual, acabamento premium, teto-solar e deseja migrar para o mundo dos eletrificados, com condução suave e linear.
No fim das contas, ambos representam ótimas portas de entrada para o universo dos SUVs no Brasil, e permitem sair da categoria de hatches sem precisar investir em SUVs médios.
Comentários