Audi Q5 e Q5 Sportback 2021

Q5 anda muito e bebe pouco, no SUV e no Sportback

Aceleremos o mais novo lançamento da Audi nas duas versões de carroceria, que começa a ser entregue nas próximas semanas

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 37/1600 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 510 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.4

Overview

SUV médio da marca alemã passa a oferecer opção de carroceria acupezada e capricha nos equipamentos, acabamento e na segurança para cativar clientes.


  • + Acabamento
  • + Estilo
  • + Conforto a bordo
  • + Espaço interno
  • - Preço
  • - Quantidade de opcionais
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Q5 anda muito e bebe pouco, no SUV e no Sportback
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Luxo, estilo e muitos mimos resumem a oferta dos novos Audi Q5 e Q5 Sportback, que desembarcam do México para o Brasil nas próximas semanas, com preços entre R$ 304.990 e R$ 395.990. A equipe do WM1 teve a oportunidade de acelerar o modelo de São Paulo (SP) a Poços de Caldas (MG) com todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

Vamos já adiantar: o Q5 é um SUV médio de marca premium e custa praticamente o mesmo que os concorrentes. Além disso, precisamos ponderar que não há diferenças dinâmicas ou dificuldades de visibilidade entre o SUV e o Sportback - e única alteração é o porta-malas 10 litros menor do modelo acupezado, justamente devido ao caimento do teto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Audi Q5: anda muito e bebe pouco!

Foram mais de 250 quilômetros de distância em pouco mais de 2 horas e meia. Nesse trajeto, muitas retomadas e acelerações comprovaram o bom nível de fôlego do ótimo motor 2.0 turbo, que rende até 249 cv e 37,7 kgf.m de torque - somente com gasolina, o único combustível que o carro bebe.

Aliado a esse conjunto está o já antigo, mas não defasado, câmbio automatizado de sete marchas S Tronic, de dupla embreagem. Ao lado do sistema de tração integral quattro, o conjunto se torna um show: passa segurança, estabilidade e ainda oferece muito desempenho sem abrir mão do número razoável de economia de combustível.

Segundo a Audi, o Q5 faz 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, o que resulta em uma autonomia de 546 quilômetros em ciclo urbano e 665 em rodovias, número classificado como "D" na categoria pelo Inmetro, mas "A" quando o assunto é emissões.

Mimos e conforto

Esqueça um pouco o lado mecânico, que é ótimo como em todo carro premium de marca alemã. Vamos falar agora de mimos e do conforto a bordo, que o Q5 tem de monte. A começar pelo recém-chegado carregador de celular por indução, que não existia no modelo anterior. Acredite, a recarga é muito rápida, como nunca tinha visto em outro automóvel.

Tem mais entradas USB e do padrão USB-C para outros celulares, tanto para quem está de carona na frente quanto para os ocupantes do banco de trás. Na parte traseira, aliás, o espaço é excelente para dois adultos, assim como nos sedãs A4 e A5 - carros que compartilham plataforma com o Q5 -, mas apertado para três, já que o túnel central é bem elevado. Três crianças vão bem.

O fato de o teto do Sportback ser mais inclinado e ter estilo acupezado não influencia no espaço para as cabeças, mas sim na capacidade do porta-malas, que perde 10 litros na comparação com o carro de carroceria tradicional.

Audi Q5 e Q5 Sportback 2021
Audi Q5 Sportback e Q5 tradicional têm versão S Line Black, que pode ter o acabamento interno escurecido
Crédito: Divulgação
toggle button

Pé na estrada significa que também é hora de colocar à prova a central multimídia MMI Touch, que desde o ano passado começou a chegar em quase todos os modelos da Audi. Completinha, tem CarPlay e Android Auto (por fio) e navegador integrado - mas GPS só nas versões S Line, mais caras. Outros itens de conforto são a chave presencial; o sistema de câmeras e o material da cabine.

O Q5 é muito bem cuidado. Tem mistura de couro nos bancos com alumínio escovado e revestimento emborrachado nos painéis de porta típicos de carros da Audi, com muito esmero e cuidado em cada dobra e detalhe.

Por fim, importante falar também dos itens de condução semiautônoma, infelizmente limitados às versões mais caras, que custam mais de R$ 350 mil. Mas que funcionam muito bem: na estrada o controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go atuou com perfeição em conjunto com o corretor automático de faixas, que apitava somente quando precisava das mãos do motorista sobre o volante.

Q5 003
Q5 e Q5 Sportback são rivais de Mercedes-Benz GLC e GLC Coupé, BMW X3 e X4, Jaguar F-Pace e Volvo XC60
toggle button

Conclusão

Em suma,  o SUV é um prazer de se dirigir, extremamente luxuoso e bem acabado. O preço é nivelado ao que conhecemos dos principais concorrentes, como BMW X3 (e X4 no caso do Sportback); Mercedes-Benz GLC (e GLC Coupé também no caso do Sportback); Volvo XC60 e Jaguar F-Pace, entre outros.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

AUDI - Q5 - 2021
2.0 45 TFSI GASOLINA SPORTBACK S LINE BLACK QUATTRO S TRONIC
R$ 425990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1984
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 249/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 37/1600
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 237
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,3
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 7
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • S-tronic
  • Localização do câmbio
  • Console
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral permanente

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4689
  • Largura (mm)
  • 1893
  • Altura (mm)
  • 1660
  • Entre-eixos (mm)
  • 2819
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 70
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 510
  • Peso bruto (kg)
  • 1930

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 20
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 255/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 20
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 255/45
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.1
  • Tecnologia9.2
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.1
  • + Acabamento
  • + Estilo
  • + Conforto a bordo
  • + Espaço interno
  • - Preço
  • - Quantidade de opcionais
 
9.4

Compartilhar
Comentários