No caso do Cherokee Sport, sua parte antiquada fica restrita à mecânica, mais especificamente à transmissão automática, de apenas quatro marchas, uma deficiência que seria mais sentida em um modelo com motor menor, mas o V6 3,7-litros de 211 cv a 5.200 rpm e 307 Nm a 4.000 rpm compensa o benefício de mais uma marcha com folga. O caso é que, num modelo com este valor, uma caixa de pelo menos cinco marchas seria o ideal.
Pode-se dizer que a caixa do Cherokee é incompleta, mas não que seja desobediente. Ao contrário de outras transmissões, que trocam a marcha em modo manual quando o motor atinge a rotação máxima permitida, a do Jeep mantém a marcha. Fica a cargo do sistema de gerenciamento do motor mantê-lo dentro da faixa permitida. Isso é excelente para quem faz trilhas ou mesmo para quem quer dizer ao carro que marcha ele deve usar. Mesmo que seja a errada.
Também seria interessante o modelo oferecer regulagem de altura e distância do volante, mas ela é possível, manualmente, apenas em altura. Os bancos também poderiam ter regulagem de altura, mas, mais uma vez, sua falta não é fácil de notar por conta da boa posição de dirigir do utilitário, interessante até para quem prefere uma posição mais esportiva. Os bancos, com bom suporte, permitem uma condução mais atrevida sem muitos sustos.
Tá explicado...
O que acontece com o Cherokee Sport é basicamente a diferença de mercado entre os EUA e o Brasil. Se aqui ele é um modelo sofisticado, caro, nos EUA seu preço inicial é de apenas US$ 21.025, ou quase R$ 35,9 mil, mais barato que um Ford EcoSport. Com tração nas quatro rodas e reduzida, o preço “pula” para US$ 22.635, ou cerca de R$ 38, 6 mil. Tá explicado ou não tá?
Feitos os reparos negativos ao carro, pode-se dizer que, entre todos os modelos da linha, incluindo Wrangler e Grand Cherokee, o modelo mais gostoso de dirigir. Silencioso, ele permite que seus ocupantes conversem sem que o rumor dos pneus incomode. Não há frestas e o barulho do vento, apesar da carroceria quadrada, não se faz sentir. Espaçoso, o Cherokee Sport tem 2,69 m de entreeixos e cerca de 500 l de capacidade de carga contados até o teto.
Off-road
No percurso off-road montado pela Chrysler para exibir as virtudes dos modelos da Jeep, o Cherokee Sport mostrou a desenvoltura que se espera de veículos da marca. O que pode incomodar os mais tradicionalistas é o fato de o engate da marcha reduzida ser feito por um seletor eletrônico, mas, para quem precisar da reduzida só de vez em quando, isso não será problema.
Dentre as opções do mercado, apesar de custar muito mais do que nos EUA, o novo Cherokee Sport é uma opção a considerar seriamente. Não só por voltar às festejadas origens da marca, mas por ser, de todos os produtos atuais da Jeep, um dos mais amigos do prazer de dirigir.
FICHA TÉCNICA – Jeep Cherokee Sport
MOTOR | Motor de 3,7 litros, V6 |
POTÊNCIA | 211 cv a 5.200 rpm |
TORQUE | 42,4 kgm a 4.000gasolina |
CÂMBIO | Automática de quatro velocidades |
TRAÇÃO | 4x4 |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 235/70 R16 |
COMPRIMENTO | 4,49 m |
ALTURA | 1,79 m |
LARGURA | 1,83 m |
ENTREEIXOS | 2,69 m |
PORTA-MALAS | 419 l |
PESO em ordem de marcha | 1.905 kg |
TANQUE | 74 l |
SUSPENSÃO | Molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barras estabilizadoras. A traseira conta com eixo rígido, braços de controle superiores e inferiores, barra anti-rolagem, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, barras estabilizadoras. |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira |
CORES | Não informadas |
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