Quadradão, Jeep Cherokee Sport volta às origens

Modelo, que custa R$ 125 mil, mostra que desenho anguloso não necessariamente é antiquado


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Gustavo Ruffo
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- No evento de apresentação de sua linha 2008, a Chrysler contou com alguns “rostos” conhecidos e outros mais novidadeiros. Entre eles, o representante da Jeep era o novo Cherokee Sport, que chega ao Brasil com um estilo mais quadradão do que o que foi usado no modelo anterior da linha, tão redondo, para um modelo da marca, que chegou a adotar faróis circulares. Por R$ 125 mil, o utilitário esportivo mostra que quadrado não necessariamente quer dizer antiquado.

No caso do Cherokee Sport, sua parte antiquada fica restrita à mecânica, mais especificamente à transmissão automática, de apenas quatro marchas, uma deficiência que seria mais sentida em um modelo com motor menor, mas o V6 3,7-litros de 211 cv a 5.200 rpm e 307 Nm a 4.000 rpm compensa o benefício de mais uma marcha com folga. O caso é que, num modelo com este valor, uma caixa de pelo menos cinco marchas seria o ideal.

Pode-se dizer que a caixa do Cherokee é incompleta, mas não que seja desobediente. Ao contrário de outras transmissões, que trocam a marcha em modo manual quando o motor atinge a rotação máxima permitida, a do Jeep mantém a marcha. Fica a cargo do sistema de gerenciamento do motor mantê-lo dentro da faixa permitida. Isso é excelente para quem faz trilhas ou mesmo para quem quer dizer ao carro que marcha ele deve usar. Mesmo que seja a errada.

Também seria interessante o modelo oferecer regulagem de altura e distância do volante, mas ela é possível, manualmente, apenas em altura. Os bancos também poderiam ter regulagem de altura, mas, mais uma vez, sua falta não é fácil de notar por conta da boa posição de dirigir do utilitário, interessante até para quem prefere uma posição mais esportiva. Os bancos, com bom suporte, permitem uma condução mais atrevida sem muitos sustos.

Tá explicado...

O que acontece com o Cherokee Sport é basicamente a diferença de mercado entre os EUA e o Brasil. Se aqui ele é um modelo sofisticado, caro, nos EUA seu preço inicial é de apenas US$ 21.025, ou quase R$ 35,9 mil, mais barato que um Ford EcoSport. Com tração nas quatro rodas e reduzida, o preço “pula” para US$ 22.635, ou cerca de R$ 38, 6 mil. Tá explicado ou não tá?

Feitos os reparos negativos ao carro, pode-se dizer que, entre todos os modelos da linha, incluindo Wrangler e Grand Cherokee, o modelo mais gostoso de dirigir. Silencioso, ele permite que seus ocupantes conversem sem que o rumor dos pneus incomode. Não há frestas e o barulho do vento, apesar da carroceria quadrada, não se faz sentir. Espaçoso, o Cherokee Sport tem 2,69 m de entreeixos e cerca de 500 l de capacidade de carga contados até o teto.

Off-road

No percurso off-road montado pela Chrysler para exibir as virtudes dos modelos da Jeep, o Cherokee Sport mostrou a desenvoltura que se espera de veículos da marca. O que pode incomodar os mais tradicionalistas é o fato de o engate da marcha reduzida ser feito por um seletor eletrônico, mas, para quem precisar da reduzida só de vez em quando, isso não será problema.

Dentre as opções do mercado, apesar de custar muito mais do que nos EUA, o novo Cherokee Sport é uma opção a considerar seriamente. Não só por voltar às festejadas origens da marca, mas por ser, de todos os produtos atuais da Jeep, um dos mais amigos do prazer de dirigir.

FICHA TÉCNICA – Jeep Cherokee Sport



















MOTOR Motor de 3,7 litros, V6
POTÊNCIA211 cv a 5.200 rpm
TORQUE 42,4 kgm a 4.000gasolina
CÂMBIOAutomática de quatro velocidades
TRAÇÃO 4x4
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 14”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 235/70 R16
COMPRIMENTO 4,49 m
ALTURA 1,79 m
LARGURA 1,83 m
ENTREEIXOS 2,69 m
PORTA-MALAS 419 l
PESO em ordem de marcha1.905 kg
TANQUE74 l
SUSPENSÃO Molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barras estabilizadoras. A traseira conta com eixo rígido, braços de controle superiores e inferiores, barra anti-rolagem, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, barras estabilizadoras.
FREIOS Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira
CORESNão informadas


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