Será que a RAM 1500 Rebel engole asfalto como os muscles faziam? Sabe fazer curva? Tem aptidão para encarar uma terra se necessário? E quando falamos em conforto, tecnologia e segurança? É sobre tudo isso que vamos falar agora.
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RAM 1500, hoje, não tem rivais
A RAM 1500 não tem concorrentes. Hoje, a única picape que tem preço parecido é a outra RAM, a 2500, que tem muita coisa parecida, mas uma proposta diferente - afinal a 2500 tem motor turbodiesel e uma pegada mais lameira e rural.Chevrolet Silverado e a nova Ford F-150 disputariam clientes com essa RAM do nosso teste, que tem perfil mais esportivo que a 2500. Com motor V8 Hemi a gasolina de 5,7 litros, a picape tem 400 cv de potência, 56,7 kgf.m de torque e, hoje, rouba compradores de SUVs que estão em sua faixa de preço.
Sala de estar
A RAM 1500 é gigantesca. São 5,93 m de comprimento, 2,09 m de largura, 2,01 m de altura e impressionantes 3,67 m de entre-eixos - para se ter noção, cabe um Mobi entre os dois eixos, já que o carrinho da Fiat tem 3,59 m. Praticamente, uma sala de estar sobre rodas.
Vamos enaltecer não só o tamanho, mas também o visual, a começar pela frente, que tem jeitão clássico das picapes da RAM. A 1500 é ainda mais agressiva que a 2500 e vem com faróis em LED unidos por uma grade que simula os chifres de um carneiro - o animal que representa a marca. Tem ainda faróis de neblina e uma série de recursos de reboque na parte de baixo do para-choque.
Espaço para cinco (ou seis, oito, 12, 24, 30)
Acho que o grande destaque da RAM não é só toda esportividade e capacidade off-road que proporciona a quem dirige, mas principalmente o conforto para quem está lá dentro. Vamos começar justamente sobre a cama king size que é o espaço traseiro.Fora que a RAM 1500 ainda vem com todo o luxo e tecnologia necessários para um modelo desse valor, como várias entradas USB (são quatro só para quem vai atrás), saídas de ar-condicionado exclusivas, descansa-braço central e porta-copos no final do console.
Mas é na frente que tudo acontece. A RAM 1500 tem muita coisa, meus amigos. Vamos começar pelo painel do lado esquerdo do volante, onde estão os comandos dos faróis, o freio de estacionamento, dois botões que servem para o motorista ajustar a altura do pedal do acelerador e ainda um último que liga e desliga a tomada de 115V do RAM Box do lado esquerdo.
Painel de avião
Agora, vamos falar do volante. É grande, é verdade, e poderia ser um pouco menor, mas acho que a RAM o deixou desse tamanho pra seguir a proporção da picape. Do lado esquerdo ficam comandos do computador de bordo - que fica na tela colorida ao centro do quadro de instrumentos; do direito, os botões que ajustam o controle de cruzeiro adaptativo e a distância do carro à frente.Sim, a RAM 1500 é mais um carro semi-autônomo do nosso mercado - como não poderia deixar de ser. Calma que ainda não acabou: no volante existem mais botões, na parte de trás, onde é comum vermos instaladas as borboletas para trocas de marca. Só que não. Na RAM, do lado esquerdo, você troca a estação do rádio ou a música da playlist; do direito, ajusta o volume.
Antes de chegar na parte central do painel precisamos falar sobre outro painel de comandos, do lado direito do volante. Vejam nas imagens na galeria acima.
Neste painel ficam o botão giratório que controla o câmbio e os botões do sistema de tração 4x4 - a RAM em modo standard fica sempre no 4x2 com 100% da tração traseira. Isso pode ser bem divertido, mas depende de onde você estiver e desde que tenha cuidado, porque, mesmo com os controles eletrônicos ligados, a picape pode escapar de traseira pelo excesso de força.
Nessa mesma zona de comandos estão os botões para você acionar o 4x4 convencional, o 4x4 com marcha reduzida, o botão que aciona e desliga o controle de descida e o que bloqueia o diferencial traseiro.
Só agora chegamos ao console central
Agora a gente chega a essa parte central e o destaque não tem como deixar de ser a tela gigantesca posicionada na vertical de 12 polegadas, como também vemos nos carros da Tesla. Com sistema Uconnect, a picape tem tudo que um modelo desse preço e porte precisa ter, como imagens das câmeras da frente e da traseira em alta resolução e, claro, conectividade com CarPlay e Android Auto.Mas há pênaltis. CarPlay e Android Auto só funcionam por cabo, e não sem fio. E, pelo tamanho da tela, os sistemas interativos dos celulares são posicionados só na metade dela.
De volta ao sistema como um tudo: na parte de cima ficam os botões que ativam e desativam o sistema que evita escapadas de faixa, o pisca-alerta e o que aciona o sistema de estacionamento automático. Na lateral existem botões que comandam de forma analógica o ar-condicionado, para quem prefere um controle mais tradicional.
Mas para baixo ficam duas grandes roldanas giratórias: a do volume, que também é a que liga e desliga o sistema, e a que busca a estação de rádio ou música seguinte. Vale lembrar que tudo também pode ser ajustado de forma tátil pela tela.
Na parte inferior, logo abaixo da tela, existem outros quatro botões: o que liga e desliga o controle de tração; o que ativa o sistema de reboque e dois que ligam e desligam os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
No console existe um espaço tão grande que seria possível, de acordo com a própria RAM, armazenar um notebook com tela de 15 polegadas. São vários níveis e andares de ajuste, mas o destaque, além do volume, é o espaço onde se posiciona o celular, que tem um carregador sem fio que funciona com o aparelho posicionado em pé ou deitado, além de quatro entradas USB ao lado.
No total são nove entradas USB espalhadas pela RAM 1500. Repito: uma sala vip de muito conforto e tecnologia.
Ainda não acabou. No teto também há botões: os das luzes internas; abertura e fechamento do teto solar panorâmico e da cortina de isolamento luminoso do teto; um botão para o modo basculante do teto e ainda da janelinha que fica na parte de trás. É tanta coisa que certamente o cliente da RAM 1500 precisa de uma bela aula técnica na concessionária antes de sair com a picape por aí.
Segura e moderna
Acha que acabou? Pois ainda estamos longe. A RAM além de extremamente conectada também é muito bem equipada. Não vamos listar tudo que a picape tem, senão esse texto teria quilômetros, mas vamos destacar os mais legais, como o retrovisor interno que reproduz a imagem de uma câmera na traseira e do sistema de chave presencial com acionamento remoto e partida por botão.Na parte mecânica, a RAM tem um sistema de desativação de cilindros que funciona quando o motor roda em rotações mais baixas - e sobre isso falaremos já já. E na parte de segurança, para quem tem família grande e crianças, a picape vem com ganchos isofix para fixação de cadeirinhas e, para quem curte entretenimento, teto solar panorâmico.
Vruooommmm
Bom, para quem curte um ronco visceral, a arrancada do V8 é de fazer o sangue subir e o corpo colar no banco, mais ou menos como acontece quando um muscle car arranca... a RAM oferece tudo isso, só que com alguns adicionais, que podem pesar a favor ou contra.Vamos começar pelo contra, que é um só: os pneus. Como são bem lameiros e próprios para tocadas de todos os tipos, inclusive off-road, eles não conversam muito com o asfalto quando você faz uma curva mais forte, ainda que o propósito de um muscle car - ou uma muscle truck -, vale lembrar, seja o de engolir... linhas retas, e não curvas.
Coloque tudo isso no papel e tenha uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos - caros leitores, é praticamente o mesmo tempo que um VW Golf GTi! Mas todo esse poder obviamente não combina com bom consumo de combustível.
Segundo dados oficiais, a RAM 1500 faz 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada. Na minha mão não passou de 5 km/l - mesmo que em vários momentos de estrada o conjunto tenha desativado quatro dos oito cilindros para que o consumo melhorasse.
Agora o lado "bom": o tanque de combustível da RAM 1500 tem 98 litros, o que significa que mesmo que a picape beba muito muito, as visitas ao posto de combustível demoram a acontecer, já que a autonomia máxima dela é de 647 quilômetros. Agora, se o combustível acabar... se prepare para desembolsar no mínimo R$ 600 para encher o tanque.
Conclusão
Em suma, temos uma picape completaça, importada dos Estados Unidos, com jeitão e características dos carros da terra do Tio Sam, voraz, faminta por asfalto (e também por lama) que custa quase meio milhão.É a mais rápida e potente entre todas as picapes vendidas no Brasil, com apetite, estilo de sobra e até apelo de muscle car. E, para completar, vale dizer que o público dela é nichado, ou seja, tudo que a RAM importa de 1500 é rapidamente vendido para um cliente que já conhece a picape e sabe do que ela é capaz.
Afinal, falamos de um pouco de tudo: uma picape que é esportivo, tem jeitão de SUV, espaço para a família toda como uma sala de estar (com muito luxo, diga-se) e que ainda deve ser uma das últimas de sua linhagem a vir equipada com um V8tão tradicional e clássico como o Hemi de 5,7 litros. Sorte de quem levar uma dessas para casa.
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