Para tentar ampliar a sua linha mercadológica e também se firmar em outro segmento, a Reanult aposta no sucessor do Renault Mégane Sedan, o Renault Fluence. O antecessor sempre foi bem visto pelo público e crítica, porém nunca foi um campeão de vendas. Para recomeçar diferente e com o “pé direito” a Renault emprestou o motor e a transmissão CVT do Nissan Sentra.
O WebMotors rodou durante uma semana com o modelo Renault Fluence Privilège e pôde concluir que: o sedã substitui à altura o Mégane. Seu principal desafio ficará por conta da conquista do consumidor.
Desde o início de 2011, o Fluence registrou mil unidades emplacadas. Vale lembrar que ele só começou a ser vendido no mês passado. Com 4,62 metros de comprimento, 1,80 m de largura e entre eixos de 2,70 m, o Fluence usa um motor 2,0 litros de 16V, flexível em combustível, de 140 gasolina e 143 cv álcool de potência. O torque é de 19,9 álcool e 20,3 gasolina kgfm a 3.750 rpm. Como grau comparativo, o seu antecessor, o Mégane, oferece 138 cv quando está abastecido com álcool.
Segundo a Renault, o Fluence acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e atinge a máxima de 195 km. Durante a nossa avaliação ficou claro que o desempenho do Fluence é bem próximo do Nissan Sentra. A principal diferença, além das dimensões e do desenho da carroceria, fica por conta das relações de peso/potência. Com 1.372 kg, o Fluence tem uma relação de 9,6 kg/cv. Por ser um pouco mais pesado 1.369 kg, o Sentra precisa de um cavalo para arrastar 9,8 kg. A diferença é mínima.
Quando o assunto é estabilidade, o Fluence cumpre o que promete, mesmo apresentando uma dianteira “sobressalente”. Tanto é que toda às vezes que o sedã “pensava” em sair do percurso, imediatamente o controle de tração entrava na jogada. No quesito trechos sinuosos, comparando com o Nissan, o japonês se mostra mais firme e estável. Uma diferença mínima, como a encontrada na relação de peso/potência.
O consumo aferido pelo o WebMotors para o Fluence foi de um carro compacto, 7,2 km/l no circuito urbano e 9,8 km/l no cenário rodoviário. Detalhe, nas duas situações o Renault estava abastecido com etanol. A Renault divulga consumo de 9,7 km/l com etanol na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Entre os itens de série do francês estão: ar-condicionado dual zone, direção elétrica, sensores de chuva e de faróis, som com sistema de navegação, sensor de estacionamento e bancos de couro. São opcionais R$ 4 mil: faróis de xênon e teto solar. Todas as versões do sedã contam com ABS e EBD.
Conforto da espaçonave
Com ar de superioridade, o Fluence escorrega um pouco no acabamento. Apesar dos bancos de couro, é muito fácil encontrar o uso excessivo de peças de plástico. Tudo bem que esse material é mais do que bem utilizado hoje em dia. Até algumas montadoras de extremo luxo já aderiram ao material. Mas a parcimônia e o equilíbrio devem ser levados em consideração em todas as famílias automtivas. Repare na imagem ao lado, se ela estiver abrindo, que o forro da porta é inteiro de plástico.
Conclusão e a concorrência
No Salão do Automóvel de São Paulo, edição de 2010, os grandes lançamentos para o mercado foram os sedãs Volkswagen Jetta, Renault Fluence e Peugeot 408. Os três iniciaram suas vendas, agora, e encontrarão pela frente grandes “tratores” nipônicos e lendários clássicos de marca americana, como o tão sonhadoChevrolet Vectra. Será que eles conseguirão perfurar o tradicionalismo? Uma coisa podemos lhe adiantar: o Renault Fluence cumpre o que promete.
Ficha Técnica
| Motor | Quatro cilindros em linha, dianteiro, 16 válvulas, 2.000 cm³ |
| Potência | 143 cv álcool a 6.000 rpm / 140 cv gasolina a 6.000 rpm |
| Torque | 20,3 mkgf álcool a 3.750 rpm / 19,9 mkgf gasolina a 3.750 rpm |
| Câmbio | Automática CVT X-Tronic, com opção de trocas sequenciais de 6 marchas |
| Tração | Dianteira |
| Direção | Elétrica com assistência hidráulica |
| Rodas | Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve |
| Pneus | Dianteiros e traseiros 205/55 R17 |
| Comprimento | 4,62 m |
| Altura | 1,47 m |
| Largura | 1,81 m |
| Entre-eixos | 2,70 m |
| Porta-malas | 530 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.372 kg |
| Tanque | 60 l |
| Suspensão | McPherson, com braço inferior triangular e barra estabilizadora. Traseira com barra estalizadora integrada |
| Freios | Discos com ABS e EBD |
| Preço | R$ 75.990 |
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