O canal de notícias da Webmotors

Renault Logan 1.6 8V tem no preço sua maior qualidade

Motor mais simples deixa versão mais interessante do Logan uma pedida ainda melhor

por Gustavo Henrique Ruffo

- Nós já havíamos avaliado o Renault Logan em todas as versões de motor disponíveis, da 1.6 16V à 1.0 16V. Andava faltando uma versão com motor de duas válvulas por cilindro, considerada mais adequada à cidade, por conta do torque em baixa, e mais fácil de manter. Essa versão de motor chegou e adota o nome de Hi-Torque.
Presente também no Renault Sandero, esse motor nem tem tanto torque assim, mas responde direitinho: são 14,1 kgm com álcool e 13,7 kgm com gasolina a 2.850 rpm. Como o 1.6 16V teve de segurar as pontas por um bom tempo, inclusive no Scénic, no Mégane e no Clio, o que se pode dizer é que ele é tão competente na cidade quanto o novo 1.6 8V. A vantagem deste motor é o preço mais baixo, decorrente da menor complexidade mecânica que ele envolve.
Enquanto o Privilège 1.6 16V custa R$ 41,29 mil, o 1.6 8V sai por R$ 40,09 mil. Pode parecer uma diferença pequena, mas ajuda a pagar despesas de documentação e até a ter alguns itens a mais no carro, apesar de a versão Privilège já vir bastante completa.
Uma desvantagem, que a longo prazo pode desestabilizar a vantagem de preço, é o fato de, em nossa avaliação, o modelo 8V ter se mostrado mais gastão. Em ciclo exclusivamente urbano, chegamos a 5,3 km/l com ele.
Em termos de aparência, os dois modelos são praticamente iguais. A diferença mais visível é apenas o emblema no porta-malas, que identifica o motor. Todo o restante continua igual, começando exatamente por esse compartimento, de 510 l, um dos melhores atributos do carro.
Por dentro, há espaço de sobra para motorista e passageiros três, no banco traseiro. Conforto, sempre relativo, é algo de que os passageiros que transportamos não reclamaram. O condutor é que poderia receber um pouco mais de cuidado, com uma regulagem de altura do volante. Isso é, em parte, compensado pela regulagem do banco. Já é um avanço diante de outros concorrentes.
Aliás, mais do que o espaço, a oferta de itens de série é o que torna a versão Privilège do Logan a mais interessante do mercado entre todos os seus competidores. Não há no mercado nenhum carro que ofereça o mesmo conteúdo e conforto pelo valor cobrado por este modelo.
O que torna o modelo 1.6 8V interessante, diante do 16V, é realmente a diferença de preço. Para um modelo que se propõe a oferecer a melhor relação entre custo e benefício, isso pesa bastante na balança.
FICHA TÉCNICA – Renault Logan Privilège 1.6 8V
MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³
POTÊNCIA95 cv com álcool e 92 cv com gasolina a 5.250 rpm
TORQUE 14,1 kgm com álcool e 13,7 kgm com gasolina a 2.850 rpm
CÂMBIO Manual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Hidráulica progressiva, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15”
PNEUS Dianteiros e traseiros 185/65 R15
COMPRIMENTO 4,25 m
ALTURA 1,53 m
LARGURA 1,74 m
ENTREEIXOS 2,63 m
PORTA-MALAS 510 l
PESO em ordem de marcha 1.080 kg
TANQUE50 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com barra de torção
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
PREÇOR$ 40,09 mil

Gosta de carros de bom preço?
Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:
Fiat Mille
Ford Fiesta
VW Gol 1.0
Fiat Palio 1.0
Chevrolet Celta 1.0
Leia também:
Fiat Stilo 2008
Mahindra Scorpio SUV
Chevrolet Vectra GT só sai da linha em propaganda
Suave e bem construído, Nissan Tiida SL dá gosto de dirigir
Citroën C4 Pallas, um médio que peita carro grande

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas