- Nós já havíamos avaliado o Renault Logan em todas as versões de motor disponíveis, da 1.6 16V à 1.0 16V. Andava faltando uma versão com motor de duas válvulas por cilindro, considerada mais adequada à cidade, por conta do torque em baixa, e mais fácil de manter. Essa versão de motor chegou e adota o nome de Hi-Torque.
Presente também no Renault Sandero, esse motor nem tem tanto torque assim, mas responde direitinho: são 14,1 kgm com álcool e 13,7 kgm com gasolina a 2.850 rpm. Como o 1.6 16V teve de segurar as pontas por um bom tempo, inclusive no Scénic, no Mégane e no Clio, o que se pode dizer é que ele é tão competente na cidade quanto o novo 1.6 8V. A vantagem deste motor é o preço mais baixo, decorrente da menor complexidade mecânica que ele envolve.
Enquanto o Privilège 1.6 16V custa R$ 41,29 mil, o 1.6 8V sai por R$ 40,09 mil. Pode parecer uma diferença pequena, mas ajuda a pagar despesas de documentação e até a ter alguns itens a mais no carro, apesar de a versão Privilège já vir bastante completa.
Uma desvantagem, que a longo prazo pode desestabilizar a vantagem de preço, é o fato de, em nossa avaliação, o modelo 8V ter se mostrado mais gastão. Em ciclo exclusivamente urbano, chegamos a 5,3 km/l com ele.
Em termos de aparência, os dois modelos são praticamente iguais. A diferença mais visível é apenas o emblema no porta-malas, que identifica o motor. Todo o restante continua igual, começando exatamente por esse compartimento, de 510 l, um dos melhores atributos do carro.
Por dentro, há espaço de sobra para motorista e passageiros três, no banco traseiro. Conforto, sempre relativo, é algo de que os passageiros que transportamos não reclamaram. O condutor é que poderia receber um pouco mais de cuidado, com uma regulagem de altura do volante. Isso é, em parte, compensado pela regulagem do banco. Já é um avanço diante de outros concorrentes.
Aliás, mais do que o espaço, a oferta de itens de série é o que torna a versão Privilège do Logan a mais interessante do mercado entre todos os seus competidores. Não há no mercado nenhum carro que ofereça o mesmo conteúdo e conforto pelo valor cobrado por este modelo.
O que torna o modelo 1.6 8V interessante, diante do 16V, é realmente a diferença de preço. Para um modelo que se propõe a oferecer a melhor relação entre custo e benefício, isso pesa bastante na balança.
FICHA TÉCNICA – Renault Logan Privilège 1.6 8V
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³POTÊNCIA | 95 cv com álcool e 92 cv com gasolina a 5.250 rpm | TORQUE | 14,1 kgm com álcool e 13,7 kgm com gasolina a 2.850 rpm | CÂMBIO | Manual de cinco velocidades | TRAÇÃO | Dianteira | DIREÇÃO | Hidráulica progressiva, por pinhão e cremalheira | RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15” | PNEUS | Dianteiros e traseiros 185/65 R15 | COMPRIMENTO | 4,25 m | ALTURA | 1,53 m | LARGURA | 1,74 m | ENTREEIXOS | 2,63 m | PORTA-MALAS | 510 l | PESO em ordem de marcha | 1.080 kg | TANQUE | 50 l | SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com barra de torção | FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | PREÇO | R$ 40,09 mil | |