Renault Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex

A versão tope do carro francês oferece estilo, conforto e desempenho na estrada


  1. Home
  2. Testes
  3. Renault Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Renault resolveu arregaçar às mangas e enfrentar os gigantes do mercado brasileiro. Um exemplo desta atitude pode ser notado com a versão completa do Renault Sandero.

Equipado com motor 1,6 litros de 16V ele oferece um ótimo custo-benefício se comparado com a concorrência. O valor sugerido para esta configuração é de R$ 43,79 mil. A versão testada por WebMotors ainda conta com o pacote de segurança ABS, airbag duplo e volante de couro por R$ 2.900 e cor metálica R$ 850. Totalizando uma conta de R$ 47,54 mil. O valor pode ser muito, se o Sandero for comparado com um carro pequeno. Mas, o montante pode ser pouco se comparado com um carro médio.

O Renault Sandero é um automóvel que consegue mesclar a esportividade procurada por solteirões à praticidade necessária para uma vida familiar.
Por exemplo, quando um solteiro a dirige o hatch da Renault, com certeza ele logo notará que o carro dá conta do recado devido as rodas de liga leve de aro 15” calçadas com pneus 185/65. Outro motivo que dá agressividade ao Renault são os vincos no capô, a grade do radiador envolvente e os faróis em formato de gota. Já nas laterais há uma saliência discreta que oferece um toque especial. Na traseira o arrojo segue com as lanternas escuras de estilo inovador. Resumo da ópera: Um solteirão pode andar na boa com o carro que ele não correrá o risco de alguém achar que ele roubou o carro do papai.

Mas a praia do Sandero chama-se com todas as letras maiúsculas, “praticidade”. O espaço para os passageiros do banco traseiro, o porta-malas 320 l e distância do assento para o teto favorecem este título. Para ter idéia, uma pessoa com 1,90 m consegue sentar tranquilamente atrás sem precisar dobrar o pescoço.

Vida a bordo

Os comandos são bem a vista e aplicados ao console. Não há botões nas portas e tudo é centralizado abaixo do CD Player. O único senão dos comandos é a posição do botão de regulagem dos espelhos retrovisores. Ele fica abaixo da alavanca do freio de estacionamento.

O banco do motorista tem regulagem de altura e os passageiros do banco de trás contam com porta-revista. Outro diferencial é a alça da porta traseira. Inteligentemente ela é apenas uma cavidade colocada no lugar do apoio de braço.

Dimensões

É incrível conseguir tanto espaço de um veículo considerado médio. Mas os números não mentem. A distância de entre-eixos é de 2,59 m, o comprimento é de 4 m, a altura é de 1,52 m e a largura é de 1,74 m, sendo 2 m com os espelhos retrovisores. Como grau comparativo o Volkswagen Fox tem entre-eixos de 2,46 m, 1,64 m de largura e 3,80 m de comprimento. Ou seja, ele é menor.

Já o Chevrolet Meriva tem 4,04 m de comprimento, 1,70 m de largura 1,94 m com espelhos, 1,57 m de altura e um entre eixos de 2,63 m.

A comparação do Renault com os dois modelos é bem justa, afinal eles têm valores aproximados e atendem ao perfil do usuário que gosta do automóvel para usar em qualquer situação: esportividade, família ou dia-a-dia. O Meriva equipado com motor 1.8 Flexpower tem um valor médio em São Paulo de R$ 45,67 mil e o Volkswagen Fox com motor 1.6 Totalflex tem um preço sugerido de R$ 41 mil.

Motor e dirigibilidade

O propulsor do Sandero testado é um 4-cilindros em linha, 1,6 litro, de 16 válvulas com 112 cv de potência máxima quando abastecido com álcool e 107 cv com gasolina. O torque médio do Sandero é de 15,3 kgm.

De exatos 1.598 cm³ a configuração com 16 válvulas é excelente para as rodovias, onde o automóvel apresenta retomadas coerentes e desenvolve a velocidade permitida com certa facilidade. Já na cidade, o arranque do carro fica um pouco prejudicado. A rotação marca maior entrega de potência a partir dos 3.000 rpm. De acordo com números do fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10 s e a velocidade máxima apontada é de 181 km/h.
O consumo do carro em circuito urbano foi de 7 km/l marcação feita tanque a tanque e na estrada de 9 km/l. Nas duas opções o ar condicionado estava funcionando e o combustível escolhido foi o retirado da cana de açúcar.

Custo-benefício

A diferença do valor de um motor 1,6 litro 16 válvulas para um 1,6 litro de 8 válvulas é de quase R$ 3 mil. Se você utilizará o carro mais em rodovias, a dica é optar pelo motor 16V. A vantagem será o desempenho e a economia de combustível. Porém, se a sua praia for a cidade a versão 8V é a mais aconselhável. O Sandero com motor de 8V tem 95 cv quando abastecido a álcool, 14 kgm de torque e atinge a velocidade máxima de 174 km/h. Para chegar aos 100 km/h a versão demora em média 12 s.

Conclusão

O Sandero foi bem paquerado por pessoas que têm carros compactos. De usuários de sedãs grandes ou multivans houve poucos olhares. A versão de entrada do Sandero tem um valor aproximado de R$ 30 mil. Com isso, ele se enquadra na lista dos 10 carros mais baratos do Brasil. O carro é um forte candidato para arrancar compradores de Ford Focus, Volkswagen Polo, Chevrolet Astra, Meriva, Fiat Idea e outros médios. Se comparado com os compactos premium o Sandero é mais forte candidato ainda.


FICHA TÉCNICA – Renault Sandero




















MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³
POTÊNCIA107 cv gasolina a 5.750 rpm / 112 cv álcool a 5.750 rpm
TORQUE 15,1 kgm gasolina a 3.750 rpm e 15,5 kgm álcool a 3.750 rpm
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica, diâmetro giro 10,5 m
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
PNEUS 185/65 R15
COMPRIMENTO 4,02 m
ALTURA 1,53 m
LARGURA 1,75 m
ENTREEIXOS 2,59 m
PORTA-MALAS 320 l
PESO em ordem de marcha 1.087 kg
TANQUE50 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção
FREIOS Discos na dianteira e tambores na traseira
CORESNão informadas
PREÇO R$ 43,79 mil Privilège 1.6 16V


Gosta de hatches médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Nissan Tiida

Peugeot 307

Peugeot 306

Volkswagen Golf

Renault Mégane Leia também:

Volkswagen Jetta

Citroën Xsara Picasso Exclusive BVA

Fiat Siena é uma boa opção na versão 1.4; na 1.0...

Renault Logan 1.6 8V

Fiat Stilo 2008

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Comentários