- Longe de ser um carro voltado para a prática do off-road, segundo as próprias palavras do engenheiro Victor Trisotto, chefe de projetos da Renault do Brasil, o Sandero Stepway chega com o objetivo de abocanhar um pedaço da fatia dominada pelo Volkswagen CrossFox e pelo Fiat Idea Adventure.
O Renault Sandero chegou ao Brasil de mansinho e vem ganhando versões e volumes de venda aos poucos. O automóvel, no conceito geral, atende a todos os quesitos exigidos por sua categoria.
O recém-lançado Stepway é equipado com motor 1,6-litro de 16 válvulas com tecnologia flexível em combustível que desenvolve 112 cv de potência máxima e 15,5 kgm quando abastecido a álcool. De acordo com a Renault, esta configuração permite ao carro chegar aos 177 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 s com o combustível retirado da cana.
Mas as principais diferenças do Stepway com relação ao modelo original estão no acabamento, na suspensão e sutilmente nas bitolas espaço entre as rodas do mesmo eixo. Por fora, o Stepway ganhou adesivos decorativos, rodas de liga leve de aro 16”, pára-choque na cor preta com saliências que imitam um quebra-mato, faróis de neblina, ponteira do escapamento cromada e detalhe prata no pára-choque traseiro. Todos os itens mencionados, além de direção hidráulica, estão presentes na versão de entrada do carro, que custa R$ 44 mil.
Se o objetivo é comprar um carro equipado por apetrechos, o Stepway é uma boa opção para o bolso. A versão mais cara, equipada com airbag, ABS, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e acabamento em couro sai por R$ 53,70 mil.
O WebMotors rodou por um trecho de 50 km em estradas vicinais localizadas na região da Grande São Paulo. A idéia da Renault foi passar o real sentido do automóvel, um urbaninho que não sofre com as ruas esburacadas e lombadas, cenário natural das ruas brasileiras.
A suspensão elevada funciona bem nessas condições e absorve os impactos sem chegar ao final do curso. Em velocidades mais elevadas dentro da permitida, de 100 km/h, o Stepway se demonstrou um pouco instável. Os pneus 195/60, as bitolas maiores, os amortecedores e molas mais resistentes não foram tão eficientes para resolver o problema do centro de gravidade mais elevado. O carro está 18,5 cm distante do solo, 5 cm mais alto que a versão normal.
De acordo com a Renault, a alteração da altura do Sandero fez com que o projeto do carro fosse para Europa para que a engenharia de lá desenvolvesse um novo eixo traseiro. Além do conjunto de molas, amortecedores e suspensão, o Stepway teve os coxins do motor modificados. Um ponto positivo desta história é que a Renault comercializa o kit segurança, composto por airbag e ABS, por R$ 3 mil.
Vale ter um na garagem?
Se você é daqueles motoristas que prezam pelo estilo, posição de dirigir e bom desempenho, o Stepway é uma boa pedida. Agora, se a sua opção é pelos carros grudados ao chão, que jogam em um time mais esportivo, esqueça esta versão.
Também é bom frisar que o carro está longe de ser um off-road. Ele tem uma boa altura em relação ao solo, mas utiliza pneus de perfil baixo e tem um ângulo de ataque de 16º.
Em todas as versões do Stepway a direção é hidráulica, isso é muito bom na hora da revenda e no índice de conforto. Sem este equipamento, o volante ficaria “pesado” devido aos pneus mais largos colocados para o carro aderir melhor ao chão. Repare que os populares utilizam na sua maior parte pneus “finos”. A intenção é barateá-los e também facilitar a vida do motorista.
O Sandero Stepway custa R$ 44 mil. Com o pacote que inclui ar-condicionado, vidros e travas elétricos, airbag e ABS, o carro passa a custar R$ 50,15 mil. Sem os equipamentos de segurança, o modelo fica em R$ 48,6 mil.
FICHA TÉCNICA – Renault Sandero Stepway
MOTOR | Quatro tempos, bicombustível álcool e/ou gasolina, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA | 107 cv gasolina a 5.750 rpm e 112 cv álcool a 5.750 rpm |
TORQUE | 15,1 kgm gasolina a 3.750 rpm e 15,5 kgm álcool a 3.750 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 195/60 R16 |
COMPRIMENTO | 4,09 m |
ALTURA | 1,58 m e 1,64 m com bagageiro |
LARGURA | 1,75 m e 2 m com espelhos retrovisores |
ENTREEIXOS | 2,58 m |
PORTA-MALAS | 320 l |
PESO em ordem de marcha | 1.117 kg |
TANQUE | 50 l |
SUSPENSÃO | Dianteira: Tipo McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora |
FREIOS | Discos na dianteira e na traseira com ABS opcional |
PREÇO | R$ R$ 44 mil a R$ 53,70 mil |