Triumph Bonneville Black Jungle

Ela não é qualquer Bonnie, é a do Beckham

A Triumph Bonneville T100 usada pelo jodagor David Beckham na Amazônia caiu em nossas mãos


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Karina Simões
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Esqueça os cromados ou o esmero nos detalhes da clássica Bonneville T100, da marca inglesa Triumph. Essa aqui é rústica, tem pegada off-road. Ela te obriga a escutá-la antes mesmo de vê-la, por conta do urro ardido que sai do escapamento Arrow. Para aumentar o barulho – e o estilo – pneus Metzeler Karoo 3 e um banco em couro caramelo. Engana-se quem pensa que são esses ‘detalhes’ que fazem com que ela chame atenção pelas ruas.

Triumph Bonneville Black Jungle
Triumph Bonneville Black Jungle que rodou com David Beckham na Amazônia
Crédito: João Mantovani
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As pessoas olham, admiram, mas há uma frase mágica para que elas queiram tocar na moto e tirar selfies com ela. Parece piada, mas estou falando sério. Esta Bonneville é uma autêntica “Black Jungle”, um dos três exemplares customizados para o ex-jogador inglês David Beckham se aventurar com dois amigos pela Amazônia para um documentário lançado pela BBC One em junho de 2014. No documentário ”David Beckham – Into the Unknown”, produzido por Anthony Mandler, os três amigos conhecem parte da Amazônia de moto, cruzam rios em canoas com a moto e encaram situações de intenso off-road. Por isso, ela é parte Bonne, parte Scrambler.

Triumph Bonneville Black Jungle
Ano 2013, a moto foi customizada por Tarso Marques
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A moto

Esta moto é ano 2013 e a mecânica não foi alterada. Ela possui um motor de dois cilindros paralelos refrigerado a ar com capacidade cúbica de 865 cm³ que entrega 68 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 6,9 kgf.m de torque máximo a 5.800 rpm.

Triumph Bonneville Black Jungle
Triumph Bonneville Black Jungle
Crédito: João Mantovani
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Não se deixe enganar pela foto acima, ela tem alimentação por injeção eletrônica multiponto, porém os corpos dos carburadores foram mantidos para não perder o charme de uma clássica original. Os bicos injetores ficam nos dutos e ainda existe um afogador para auxiliar as partidas a frio.

 Triumph Bonneville Black Jungle
Triumph Bonneville Black Jungle
Legenda: Triumph Bonneville Black Jungle
Crédito: João Mantovani
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Se você procura algo mais atual para colocar na garagem, a nova T100 foi lançada este ano pela Triumph no Brasil, equipada com motor de 900 cc com mais torque e menos potência que as antigas. São 8,16 kgf.m a 3.200 rpm e 54 cv.

Voltemos a nossa usada, muito bem usada por David Beckham na Amazônia. Ops, não, pera aí. Na realidade uma decepção foi virar a chave que fica do lado esquerdo do farol, exatamente como nos primeiros modelos construídos décadas atrás, e descobrir que o hodômetro marcava apenas 176 quilômetros rodados. Como assim? O Beckham nem amaciou este motor?!

Triumph Bonneville Black Jungle
Triumph Bonneville Black Jungle
Crédito: João Mantovani
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A indústria cinematográfica faz mesmo maravilhas, quem assiste o documentário acha que os caras rodaram por muitos e muitos quilômetros com as motos. Na dúvida, eu amacio o motor. Não, espera. Sem para-lama dianteiro eu não pude pegar estrada, então me diverti – agora sim, muito! – com ela pelas ruas da cidade, derrapando os pneus off-road no asfalto e fazendo muito barulho no meio dos carros.

Triumph Bonneville Black Jungle
Triumph Bonneville Black Jungle
Crédito: João Mantovani
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As modificações estéticas foram feitas pelo customizador Tarso Marques. Guidão, tanque, logo da Triumph, bocal de combustível, tampas laterais, amortecedores e bengalas, tampa do motor, aro do farol e mesa foram pintados de preto. Por conta do escape Arrow – o mesmo que equipava o modelo anterior da Thruxton – as pedaleiras do garupa foram retiradas.

Ela não está à venda na loja, mas você pode customizar uma usada e deixá-la assim
Crédito: João Mantovani
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Para rodar na cidade, a Triumph Brasil instalou um novo suporte de placa com lanterna e piscas em led embutidos, além de espelhos retrovisores maiores da inha de acessórios da marca. De maneira geral a customização foi muito simples, a peça que mais encareceu o projeto foi o escapamento.

Pilotá-la na selva de pedras é gostoso, porém, um ponto de atenção são os pneus Karoo 3 que não aderem bem ao asfalto, são apropriados para a selva de verdade. O motor mostrou-se elástico e com bastante força a partir de 3.000 giros não exigindo muitas trocas de marchas no câmbio de cinco velocidades. A embreagem não é tão macia como as novas que possuem um assistente que facilita o acionamento, mas isso obviamente não foi um problema. Afinal, ela é praticamente uma moto de exposição!

 Triumph Bonneville Black Jungle
Triumph Bonneville Black Jungle
Legenda: Triumph Bonneville Black Jungle
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Assisti ao documentário do Beckham enquanto estava com a moto e, embora eu não tenha feito nenhuma aventura com esta Bonnie, passar uns dias com ela me lembrou como uma clássica pode ser tão versátil e como é bom sair da nossa zona de conforto e conhecer outras culturas pilotando uma motocicleta.

A chave que fica do lado esquerdo do farol, como nos primeiros modelos
Crédito: João Mantovani
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Ela não é um modelo que você compra na loja, mas é bem fácil transformar uma Bonneville original em uma dessas. Na base de anúncios da Webmotors, você encontra modelos usados na casa dos R$ 25 mil. Obvio que já fui procurar e tenho muitas ideias na cabeça. E aí, você anima?

Procurando uma Bonnie usada no classificado Webmotors versão mobile
Crédito: João Mantovani
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