O Q3 é um carro que nasceu em 2011, feito sobre a antiga plataforma PQ35 do antigo Audi A3. No ano seguinte, a Volks inaugurou a plataforma modular MQB, que hoje dá origem à maioria dos carros do Grupo Volkswagen, inclusive a própria linha A3. Em 2019, o Audi Q3 finalmente passou a ser feito sobre essa base - mas com inspiração visual no Q8, o maior e mais tecnológico SUV da empresa.
Como é o Audi Q3 Black
Visualmente, na frente, o carro tem faróis com formato esportivo, que vêm com um pequeno detalhe na parte final da peça, assim como no Q8, só que em proporções menores. A grade hexagonal dessa versão é preta e embaixo do para-choques você vê algumas partes pintadas de preto que são somente estéticas, já que o carro não oferece mais faróis de neblina.Na lateral, o desenho tem linha de cintura bem elevada, como em um bom SUV, e dois vincos que nascem nos faróis e morrem sobre as lanternas - que estão ali justamente para reforçar os músculos do carro. Repare: visto de lado, parece muito mais robusto graças a essas linhas.
Na parte de trás o desenho é bem atual e conectado ao que conhecemos da Audi. O Q3 cresceu quando trocou de geração: tem quase 10 cm a mais de comprimento e 7,7 cm de entre-eixos, o que significa maior espaço e conforto para quem vai lá dentro. O porta-malas também saltou de 460 para 530 litros, número ótimo para um utilitário do porte dele.
Por dentro
Entre outras funções, dá para ajustar a altura do banco por comandos elétricos e também a posição do volante, em altura e profundidade. Veja nas fotos da nossa galeria que a central multimídia e os comandos do ar-condicionado, que têm um pequeno display digital, são virados para o motorista, pensados justamente na ergonomia.
Hora de acelerar
Independente na frente e atrás, com conjunto McPherson na dianteira e por multibraços na traseira, ele é extremamente macio e preparado e ainda consegue mostrar muita versatilidade de acordo com o modo de condução escolhido - as opções são o modo "dinâmico", mais esportivo; o confortável; o automático e a "eficiente", pensado para uma tocada mais suave e econômica.
O Q3 roda gostoso. Na mão, é exatamente aquilo que esse tipo de comprador procura: acelera bem, freia melhor ainda e entrega o desempenho esperado para um SUV com motor de 150 cv. Segundo a Audi, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, consegue chegar a 207 km/h e pode fazer até 9,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, sempre com gasolina no tanque.
Nas nossas mãos, fizemos uma média cravada de 9 km/l, sempre com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado. Com tanque de 58 litros, o Q3 poderia percorrer até 520 km com um só tanque de combustível.
Completinho
Muito bem equipado e luxuoso, o Q3 Black mantém o formato hexagonal que vemos do lado de fora em várias partes da cabine. O carro vem de série com direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas, sistema multimídia com tela tátil colorida de 8,8 polegadas com o sistema MMi, que tem câmera de ré e recebe comandos de voz e oferece conexão via CarPlay e Android Auto.
A unidade testada pelo WM1 tinha carregador de celular por indução, um pacote de luzes ambiente em LED e bancos com partes em Alcântara, que são equipamentos opcionais, assim como o ACC e os sistemas de frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal, que fazem parte de um pacote chamado Audi Pré-Sense.
Fora isso, o Q3 vem com uma série de equipamentos que um carro desse valor não poderia deixar de ter como chave presencial; controle eletrônico de tração e estabilidade; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de partida em rampa; seis airbags; faróis e lanternas em LED - porém sem a função matricial; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; freio de estacionamento por botão; sensor de chuva e crepuscular; teto solar elétrico e rodas de liga leve, que nessa versão Black com o pacote S Line são de 19 polegadas calçadas por pneus 235/50.
Espaçoso, pero no mucho
Conclusão
Resumo da ópera: o Q3 é mais um carro completinho e bem equipado que a Audi oferece, como SUV de entrada aqui no Brasil em sua gama de utilitários, que ainda é composta por Q5, Q7 e Q8 - isso quando falamos de carros com motores a combustão, sem citar os elétricos. É bonito, bem ajustado, super recheado e ainda atualizado em relação à atual gama de produtos da empresa.Dentro dessa nova realidade que vivemos, o Q3 compete com BMW X1 e X2, Mercedes-Benz GLA, Volvo XC40, Range Rover Evoque e Jaguar E-Pace, entre outros SUVs de marcas premium com valores entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, além, claro, de sedãs e SUVs médios de marcas generalistas.
Portanto se SUV compacto de marca premium estiver nos seus planos, a resposta do começo desse texto é de que sim, vale a pena dar uma olhada com carinho nesse camarada, que já foi feito no Brasil, mas hoje vem importado da fábrica de Gyor, na Hungria.
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