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Teste do Chevrolet Spin: bem aceito, GM tropeça nos detalhes

Novo monovolume substitui com a mesma moeda seus antecessores, Meriva e Zafira

por Rodrigo Samy




Todas as versões saem equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, duplo airbags, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e rodas aro 15. A garantia que a GM oferece no modelo é de seis anos. A opção testada pelo WebMotors foi a topo (LTZ), com câmbio automático de seis velocidades.


Antes do resultado do teste, vale ressaltar que a terceira fileira de bancos não é um equipamento opcional, e sim um item de série na versão LTZ. Ou seja, a opção mais em conta de sete lugares é a LTZ (R$ 50,99 mil) com transmissão manual. Na opção automática de seis velocidades o LTZ sai por R$ 54,69 mil.


Quando chegou, o Spin prometeu apresentar o mesmo resultado, de vendas, das suas irmãs europeias, Zafira e Meriva. Apesar de um início árduo, os números começaram a aparecer aos poucos e o Spin pegou. De acordo com o ranking da Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o monovolume registrou um acumulado de 4.976 unidades emplacadas. Ou seja, em apenas um mês a minivan ultrapassou todos os concorrentes da categoria GranCab da Fenabrave. Estão abaixo dele, modelos como: Zafira, Xsara Picasso, JAC J6 e C4 Picasso. Mas os principais concorrentes do Spin estão na categoria MonoCab. Por lá, o Spin ficou em segundo lugar no mês de agosto, perdendo apenas para o Honda Fit.


Dizer que o modelo não emplacou, seria um absurdo. Mas onde estão os trunfos e os percalços do Spin?


Os pontos positivos - No segmento de atuação do GM existem poucas opções de sete lugares e equipada com câmbio automático por um valor abaixo de R$ 60 mil. O único modelo que faz frente ao Chevrolet é o Nissan Grand Livina. Outro dado que pode conquistar compradores é o bom pacote de equipamentos de série. Levando em conta todos os parâmetros positivos, poderíamos dizer então que o sucesso do Spin está na falta de opção de modelos no mercado e no seu valor acessível. Será?


Escorregões - Um dos pontos negativos do Spin é a sua ergonomia. O volante sem ajuste de profundidade e os bancos dianteiros de menor dimensão (mais estreitos que o comum), comprovam a árdua missão de uma pessoa de 1,80 m utilizar o carro diariamente. A direção hidráulica, sem o acerto progressivo, também pesa ao contrário no quesito bem-estar.


Transmissão, consumo e motor


O motor do Spin é um 1,8L de 108 cv com etanol e de 106 cv com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque do conjunto é de 17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina. Com um peso em ordem de marcha de 1.255 kg, o carro oferece uma relação peso/potência de 11,62 kg/cv. Na medição (tanque-a-tanque) do WebMotors o Spin fez 5,6 km/l no circuito urbano e 9,8 km/l no cenário rodoviário, ambas as situações usando etanol. Com gasolina o Spin fez: 8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.


Segundo a General Motors, o Spin acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 s. Um desempenho mediano para um carro que está equipado com um motor de 1,8L. Se estiver na sua capacidade máxima de carga, 495 kg, situação normal para um carro de sete lugares, a relação peso/potência do Spin fica em 16,60 kg/cv. Nesta situação, o desempenho do Spin fica pior que o de um “popular”. Um carro que tem a proposta de levar a família não poderia ter um desempenho tão aquém.


A transmissão automática do Spin é rápida e entrega segurança quando exigida. Se não fosse a morosidade do motor, ela se sairia bem melhor. A troca sequencial também é oferecida de uma maneira esquisita. Assim como no Cruze e no Captiva, ela só pode ser manuseada por meio de um interruptor acoplado na alavanca do câmbio.


Para levar a família e algo a mais


Com sete ocupantes, a capacidade de carga do monovolume fica em 162 litros. Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com todos os bancos rebatidos. Faltou a terceira fileira de bancos ter a opção bipartida. Outro detalhe falho é o escoramento do último banco, quando dobrado ele fica preso por uma espécie de elástico de motocicleta.


Preço do seguro do Spin e de seus concorrentes


Para garantir o monovolume da Chevrolet, o consumidor precisa desembolsar R$ 2.000 por ano, algo em torno de 3% do valor do carro. Para garantir o Nissan Grand Livina, durante um ano, o cliente precisa separar R$ 1.474, algo em torno de 2,5% do total do carro. O Honda Fit absorve R$ 1.300 do consumidor ao ano, apenas 2% do valor do bem. A ferramenta utilizada para simular os valores foi a Seguro Auto WebMotors, com ela você consegue simular o valor do seguro e até contratá-lo na hora. O perfil usado foi o de um homem com 40 anos, casado, residente na Zona Sul de São Paulo.


O Chevrolet Spin será comercializado em oito cores: Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.





Ficha Técnica


 
Motor Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1796 cm³
Potência 106 cv (gasolina) / 108 cv (etanol) a 5.400 rpm
Torque 16,4 kgfm (gasolina) - 17,1 kgfm (etanol) a 3.200 rpm
Câmbio Automática de seis velocidades
Tração Dianteira
Direção Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Rodas Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
Pneus Dianteiros e traseiros 195/65 R15
Comprimento 4,36 m
Altura 1.66 m
Largura 1,73 m
Entre-eixos 2,62 m
Porta-malas 162 l a 1.668 l
Peso (em ordem de marcha) 1.255 kg
Tanque 53 l
Suspensão Independente, tipo McPherson; traseira eixo de torção
Freios Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Preço R$ 54.690

Ranking Fenabrave
 
Acumulado do ano  
Honda Fit 23.427
Fiat Idea 17.330
Chevrolet Meriva 10.934
Nissan Livina 9.637
Citröen C3 Picasso 5.850
Chevrolet Spin 4.976
   
Emplacamentos de Agosto  
Honda Fit 4.808
Chevrolet Spin 4.503
Fiat Idea 3.503
Nissan Livina 2.136
Chevrolet Meriva 1.551
Citroën C3 Picasso 1.149

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