Teste do Chevrolet Spin: bem aceito, GM tropeça nos detalhes

Novo monovolume substitui com a mesma moeda seus antecessores, Meriva e Zafira


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A Chevrolet mostrou no segundo semestre o Spin, monovolume baseado na mesma plataforma do Chevrolet Cobalt. Disponível nas versões LS (frotista) LT e LTZ, o carro foi avaliado pelo WebMotors por uma semana.


Todas as versões saem equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, duplo airbags, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e rodas aro 15. A garantia que a GM oferece no modelo é de seis anos. A opção testada pelo WebMotors foi a topo (LTZ), com câmbio automático de seis velocidades.


Antes do resultado do teste, vale ressaltar que a terceira fileira de bancos não é um equipamento opcional, e sim um item de série na versão LTZ. Ou seja, a opção mais em conta de sete lugares é a LTZ (R$ 50,99 mil) com transmissão manual. Na opção automática de seis velocidades o LTZ sai por R$ 54,69 mil.


Quando chegou, o Spin prometeu apresentar o mesmo resultado, de vendas, das suas irmãs europeias, Zafira e Meriva. Apesar de um início árduo, os números começaram a aparecer aos poucos e o Spin pegou. De acordo com o ranking da Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o monovolume registrou um acumulado de 4.976 unidades emplacadas. Ou seja, em apenas um mês a minivan ultrapassou todos os concorrentes da categoria GranCab da Fenabrave. Estão abaixo dele, modelos como: Zafira, Xsara Picasso, JAC J6 e C4 Picasso. Mas os principais concorrentes do Spin estão na categoria MonoCab. Por lá, o Spin ficou em segundo lugar no mês de agosto, perdendo apenas para o Honda Fit.


Dizer que o modelo não emplacou, seria um absurdo. Mas onde estão os trunfos e os percalços do Spin?


Os pontos positivos - No segmento de atuação do GM existem poucas opções de sete lugares e equipada com câmbio automático por um valor abaixo de R$ 60 mil. O único modelo que faz frente ao Chevrolet é o Nissan Grand Livina. Outro dado que pode conquistar compradores é o bom pacote de equipamentos de série. Levando em conta todos os parâmetros positivos, poderíamos dizer então que o sucesso do Spin está na falta de opção de modelos no mercado e no seu valor acessível. Será?


Escorregões - Um dos pontos negativos do Spin é a sua ergonomia. O volante sem ajuste de profundidade e os bancos dianteiros de menor dimensão (mais estreitos que o comum), comprovam a árdua missão de uma pessoa de 1,80 m utilizar o carro diariamente. A direção hidráulica, sem o acerto progressivo, também pesa ao contrário no quesito bem-estar.


Transmissão, consumo e motor


O motor do Spin é um 1,8L de 108 cv com etanol e de 106 cv com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque do conjunto é de 17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina. Com um peso em ordem de marcha de 1.255 kg, o carro oferece uma relação peso/potência de 11,62 kg/cv. Na medição (tanque-a-tanque) do WebMotors o Spin fez 5,6 km/l no circuito urbano e 9,8 km/l no cenário rodoviário, ambas as situações usando etanol. Com gasolina o Spin fez: 8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.


Segundo a General Motors, o Spin acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 s. Um desempenho mediano para um carro que está equipado com um motor de 1,8L. Se estiver na sua capacidade máxima de carga, 495 kg, situação normal para um carro de sete lugares, a relação peso/potência do Spin fica em 16,60 kg/cv. Nesta situação, o desempenho do Spin fica pior que o de um “popular”. Um carro que tem a proposta de levar a família não poderia ter um desempenho tão aquém.


A transmissão automática do Spin é rápida e entrega segurança quando exigida. Se não fosse a morosidade do motor, ela se sairia bem melhor. A troca sequencial também é oferecida de uma maneira esquisita. Assim como no Cruze e no Captiva, ela só pode ser manuseada por meio de um interruptor acoplado na alavanca do câmbio.


Para levar a família e algo a mais


Com sete ocupantes, a capacidade de carga do monovolume fica em 162 litros. Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com todos os bancos rebatidos. Faltou a terceira fileira de bancos ter a opção bipartida. Outro detalhe falho é o escoramento do último banco, quando dobrado ele fica preso por uma espécie de elástico de motocicleta.


Preço do seguro do Spin e de seus concorrentes


Para garantir o monovolume da Chevrolet, o consumidor precisa desembolsar R$ 2.000 por ano, algo em torno de 3% do valor do carro. Para garantir o Nissan Grand Livina, durante um ano, o cliente precisa separar R$ 1.474, algo em torno de 2,5% do total do carro. O Honda Fit absorve R$ 1.300 do consumidor ao ano, apenas 2% do valor do bem. A ferramenta utilizada para simular os valores foi a Seguro Auto WebMotors, com ela você consegue simular o valor do seguro e até contratá-lo na hora. O perfil usado foi o de um homem com 40 anos, casado, residente na Zona Sul de São Paulo.


O Chevrolet Spin será comercializado em oito cores: Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.




Ficha Técnica


Motor

Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1796 cm³

Potência

106 cv (gasolina) / 108 cv (etanol) a 5.400 rpm

Torque

16,4 kgfm (gasolina) - 17,1 kgfm (etanol) a 3.200 rpm

Câmbio

Automática de seis velocidades

Tração

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 195/65 R15

Comprimento

4,36 m

Altura

1.66 m

Largura

1,73 m

Entre-eixos

2,62 m

Porta-malas

162 l a 1.668 l

Peso (em ordem de marcha)

1.255 kg

Tanque

53 l

Suspensão

Independente, tipo McPherson; traseira eixo de torção

Freios

Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Preço

R$ 54.690


Ranking Fenabrave

Acumulado do ano

 

Honda Fit

23.427

Fiat Idea

17.330

Chevrolet Meriva

10.934

Nissan Livina

9.637

Citröen C3 Picasso

5.850

Chevrolet Spin

4.976

 

 

Emplacamentos de Agosto

 

Honda Fit

4.808

Chevrolet Spin

4.503

Fiat Idea

3.503

Nissan Livina

2.136

Chevrolet Meriva

1.551

Citroën C3 Picasso

1.149


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