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Testamos o Honda HR-V EXL 2026

Testamos o Honda HR-V EXL 2026. Veja como é dirigir a configuração aspirada do SUV

por Nicole Santana

O Honda HR-V continua como um dos SUVs compactos mais equilibrados do mercado. Recentemente testamos a versão topo de linha Touring 1.5 turbo, que se destacou pelo desempenho e equipamentos. Agora, foi a vez da versão EXL 1.5 aspirada, que traz preço mais acessível e um pacote de itens um pouco mais enxuto.

E posso dizer: a experiência de dirigir muda bastante, porque o motor é o coração do carro e influencia todo o comportamento do conjunto.

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Como é o Honda HR-V EXL 2026?

O HR-V EXL 2026 mantém as proporções da segunda geração, mas apresenta alguns detalhes exclusivos. A grade frontal em black piano com elementos horizontais difere da versão Touring, que tem grade trapezoidal.

Os faróis preservam o bom recorte, com luzes diurnas discretas, e o para-choque tem linhas sóbrias que equilibram esportividade e sofisticação sem exageros.



De lado, a silhueta do EXL segue familiar: cintura alta, linhas suaves e rodas de 17 polegadas diamantadas. Os retrovisores com função reverse tilt-down ajudam nas manobras, e a carroceria transmite robustez mesmo sendo um SUV compacto.

A traseira é discreta, mas moderna. Lanternas com lente fumê e para-choque com acabamento inferior em preto reforçam o visual elegante.


Interior e equipamentos de série

O interior do HR-V EXL é bem confortável e funcional. O painel agora tem display TFT de sete polegadas, e a central multimídia de oito polegadas está suspensa, com aquele visual flutuante que dá leveza ao conjunto. O ar-condicionado é de duas zonas.
Os bancos são de couro, e o volante tem acabamento de qualidade, mas aqui ainda não temos o ajuste elétrico do banco do motorista, que é reservado para as versões mais caras.

O ponto que vale ressaltar: mesmo sendo uma versão mais acessível, o HR-V mantém um bom padrão de ergonomia, espaço interno e conforto para duas pessoas na segunda fileira – o passageiro do meio acaba ficando com menos conforto, por conta do desnível do banco, mas é algo que a maioria consegue lidar bem.
Veja também: Honda HR-V 2026: o que mudou no SUV

Dimensões do HR-V EXL:


Com a chegada da linha 2026 a versão EXL recebeu sensores de estacionamento dianteiro, sensor de chuva e Smart Entry.

Como é dirigir o Honda HR-V EXL 2026?

É esse o ponto que mais diferencia a versão EXL com as mais completas. Ela é equipada com o motor 1.5 litro aspirado com potência máxima é de 126 cv a 6.200 rpm e o torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina). A transmissão é automática tipo CVT com aletas atrás do volante para troca de marchas.

Mesmo assim, ele mantém todos os atributos de dirigibilidade da Honda: suspensão confortável, boa absorção das irregularidades do asfalto e um conjunto seguro, que transmite confiança.



De acordo com o Inmetro, o consumo é de 8,8 km/l com etanol na cidade e 12,5 km/l na estrada e 9,9 km/l com gasolina na cidade e 13,9 km/l com gasolina na estrada.

Mesmo com o motor aspirado, o HR-V mantém aquela sensação de carro bem equilibrado, fácil de conduzir e confortável. A posição de dirigir é muito bem acertada, o campo de visão é amplo graças ao retrovisor externo posicionado na porta — reduzindo significativamente os pontos cegos — e o Honda SENSING garante segurança tanto na cidade quanto na estrada.

Comparando com o HR-V 1.5 turbo, a diferença é nítida: na estrada, o Honda HR-V EXL 2026 demora um pouco mais para responder, principalmente em ultrapassagens ou retomadas. Mas isso não é um defeito, é uma característica do motor aspirado. Na cidade, o desempenho é suficiente para o uso diário, e a condução continua agradável, suave e estável.

A suspensão absorve bem as irregularidades e transmite segurança nas curvas e manobras, mantendo o comportamento que a gente já conhece da Honda.


Segurança segue completa desde as versões mais básicas

O Honda HR-V EXL 2026 tem o pacote Honda Sensing completo, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e detector de ponto cego. A estrutura robusta da carroceria reforça a sensação de segurança.



Quanto custa comprar e manter o Honda HR-V EXL 2026?

A versão EXL tem um custo de R$ 170.900, R$ 28 mil mais acessível que a versão turbo mais barata, a Advance. A diferença de R$ 28 mil entre as duas versões exige que o comprador avalie suas necessidades: se você passa muito tempo na estrada e quer mais performance, o turbo compensa; se o uso é mais urbano, o aspirado já atende plenamente. Ainda sobre preços, o carro tem um custo de R$ 4.456,66 nas cinco primeiras revisões e o seguro anual completo tem valor médio de R$ 4 mil, preço que pode alterar de acordo com a região, uso e perfil do contratante.

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