A T8 é, na verdade, uma van de luxo que transporta até sete pessoas. Mas não cabem mais passageiros numa Ducato ou Sprinter? O presidente da JAC, Sergio Habib explica: “Essas vans transportam mais pessoas, mas não possuem o conforto da T8 e são mais caras”. O foco da montadora é vender a van para taxistas, frotistas, locadoras, hotéis e aeroportos devido ao grande espaço interno e o requinte no acabamento.
WebMotors viajou mais de 200 km a bordo do T8 em todas as três fileiras de banco do utilitário, incluindo o banco do motorista. De fato, não há concorrentes no Brasil, já que a Volkswagen não oferece por aqui a Multivan, e a Mercedes não oferece o Viano, dois modelos semelhantes à venda na Europa. E por que não são vendidos aqui? Habib tem uma teoria: “Talvez pelos impostos. Seguindo a lógica de preços do Golf, uma Multivan custaria R$ 170 mil aqui”.
Duas portas de correr com abertura manual dão acesso ao T8 e lá dentro é impossível reclamar de espaço. São 3,08 m de entre-eixos. O teto é alto, mas não é possível ficar em pé. O acabamento, de fato, é mais requintado que os outros modelos da marca, com direito a revestimento que imita madeira no painel.
Há espaço de sobra para as pernas e os bancos giram 360 graus, mas há um problema: com eles totalmente virados para trás, é impossível afivelar o cinto de segurança. Ou seja, permanecer sentado nesta posição somente com o carro parado. Os bancos, porém, são fáceis de serem rebatidos, o que facilita o acesso para a terceira fileira.
O último problema flagrado pela reportagem estava nos apoios de braço dos bancos. Três deles se soltaram com movimentos bem leves durante o teste, mas foram facilmente encaixados. A suspensão também se comporta bem aos passageiros na estrada, mas na cidade, leva até os convidados alguns incômodos em meio aos buracos e valetas.
Desempenho
Eis a pessoa que mais sofre a bordo do T8: o motorista. Isso porque embora seja bastante confortável para os passageiros, não se pode dizer o mesmo para quem a dirige. O freio precisa ser acionado muito antes para responder, assim como a direção ,que possui certa folga devido ao tamanho do T8.
O motor 2.0 turbo de 175 cv a 5.400 rpm e 26 kgfm de torque entre 2.000 e 4.000 rpm cumpre bem a missão, inclusive com 7 pessoa a bordo. A velocidade máxima divulgada pela JAC é de 165 km/h. Mas outro grande incômodo para quem for trabalhar todo o dia a bordo da van está no câmbio.
Embora repleta de itens de série, ela será oferecida apenas com câmbio manual de 6 velocidades. Não há versões automáticas. A central multimídia exige mensagens em chinês e português, e não há navegador. A posição de guiar é alta e o modelo leva vantagem por poder ser guiada por condutores de CNH do tipo ‘B’. Ou seja, não é necessária a carteira de motorista tipo ‘D’, essencial para modelos como a picape RAM.
Vale a pena?
A marca espera vender 2 mil unidades até o final do ano. A garantia, porém, é menor que os demais modelos da marca: 3 anos para pessoas físicas e 1 para pessoas jurídicas. A expectativa é rechear hotéis e aeroportos com o T8, aproveitando o fluxo de pessoas em grandes eventos como a Copa do Mundo. Exceto o motorista, o T8 é o chinês que melhor transporta seus passageiros, com conforto e certo requinte. Mas como a maioria dos compradores não vão dirigir a van, é bem possível que a JAC atinja a meta.
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