Há, ainda, uma versão preparada pela AMG e com motor a gasolina, vendida a R$ 425.900.
Visual renovado
Aqui precisamos destacar que o novo Mercedes GLC não mudou de geração, mas passou por uma reestilização mais pontual para ficar parecido com a nova linha de design adotada pela Classe C, gama de carros médios da Mercedes.A dianteira é mais bonitona e imponente, com detalhes cromados espalhados nos pára-choques e na grade e um belo farol full-LED, que concentra todas as necessidades de iluminação do SUV e até "aposenta" os faróis de neblina.
Já a traseira também mudou e ficou mais próxima do que vemos nos sedãs "acupezados" da marca, mas a lanterna, também de LED, tem um desenho menos harmônico que os faróis. Em suma, é um legítimo SUV.
Motor e câmbio
Por baixo do capô, o Mercedes GLC 220d utiliza motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 194 cv (a 3.800 rpm) e bons 39 kgf.m de torque (a partir das 1.500 rotações). Sempre comandado por uma excelente caixa de câmbio automática de nove marchas.O câmbio pode ser bem rápido, mas também é muito eficiente. A tração é nas quatro rodas, como diz o sobrenome "4Matic".
Na estrada, onde predominantemente rolou nosso teste, pudemos perceber que o GLC é realmente poderoso em termos de arrancadas e retomadas de velocidade graças ao ótimo conjunto mecânico.
Clique aqui para ver ofertas do SUV no estoque da Webmotors
E, além disso, ele também é econômico: rodamos quase 400 km com meio tanque, que tem 66 litros. Ou seja, 400 km para algo próximo de 33 litros, o que dá uma média de 12 km/litro.
Mesmo assim, precisamos destacar que seu comportamento é mais pacato e voltado ao conforto, e não o de um esportivo - para esse tipo de perfil recomendamos a versão AMG do GLC, que passa dos R$ 400 mil. Só que, ainda assim, ele também não vai mal quando exigido de forma mais nervosa.
Carro de família?
Sem dúvidas que sim, já que o Mercedes-Benz GLC 220d atende a famílias com até dois filhos, pois oferece bom espaço interno e porta-malas considerável de 550 litros.O espaço traseiro, por sinal, é muito bom para duas pessoas adultas, já que os bancos dianteiros são até côncavos para melhorar a área dos joelhos de quem vai atrás. Um terceiro ocupante vai com certo aperto por causa do assoalho central, que tem um belo degrau de sobressalto.
Sofisticado e luxuoso
Por dentro há também escolha de ótimos materiais, bom nível de acabamento e luxo percebido para um carro de mais de R$ 300 mil. Mas a principal novidade tecnológica do SUV é a central multimídia MBUX de 10,2 polegadas, com respostas inteligentes a comandos de voz.Na prática, você consegue controlar todo o sistema do carro pelo volante ou pela própria voz, desde que o sistema de inteligência artificial da Mercedes consiga te entender.
Dá, por exemplo, para pedir ao dispositivo para abrir ou fechar os vidros, alterar a estação do rádio, fazer ligações, aumentar ou diminuir o volume ou ainda manusear a temperatura do ar-condicionado.
Tem mais: o novo GLC também vem com quadro de instrumentos digital configurável de 12 polegadas e um carregador de celular sem fio, algo extremamente útil nos dias de hoje. Podia ter um roteador de internet wi-fi como já existe em Cruze, Tracker, Onix e Onix Plus, mas esse tipo de tecnologia ainda não chegou ao GLC, infelizmente.
Na parte semi-autônoma, ele dispõe do "Lane Tracking", um sistema de monitoramento de faixa com alerta e interferência ativa no volante. Tem, por fim, frenagem de emergência ativa, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo - que freia e acelera o carro de acordo com o veículo à frente.
Pontos negativos
Tem coisas que jogam contra, também, além do preço. Embora seja questão de costume, o câmbio na coluna de direção, onde normalmente fica a chave para comandos do limpador de para-brisa, é uma dessas coisas.Demora para você se acostumar e pode acontecer, por exemplo, de você colocar o câmbio em "N" no meio da estrada se por acaso começar a chover.
O mousepad do console também exige praticamente o mesmo tipo de adaptação. E não há internet no carro que não seja a do celular dos ocupantes, como dissemos.
Outra coisa não muito legal é o revestimento de plástico do painel das portas e do console que imita madeira. Não é mal-feito, mas não combina com a proposta de um carro que custa R$ 329.900, né?
Conclusão
Afinal, vale a pena levar para casa? Como dissemos no vídeo acima, se você for um fã da marca e procura um carro dessa categoria, preço e porte, você estará assinando o cheque de um produto excelente.Mas o Mercedes GLC é bem mais caro que seus rivais diretos, portanto, respondendo à pergunta do título, talvez valha à pena conhecer os rivais Audi Q5, BMW X3, Volvo XC60, Jaguar F-Pace e os Land Rover Evoque e Discovery Sport.
Comentários